SanDisk mostra pendrive de 4 TB, SSD portátil e backup na nuvem

Western Digital anunciou dois SSDs portáteis, SanDisk Extreme Pro e My Passport Go, além de Flashback para backup na nuvem

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Western Digital, dona das marcas WD e SanDisk, apresentou na feira CES 2019 seu protótipo de pendrive com 4 TB de armazenamento. Esta é a unidade flash portátil com maior capacidade do mundo, ultrapassando o acessório da Kingston com 2 TB. Ela também anunciou novos SSDs portáteis, o SanDisk Extreme Pro e My Passport Go, além do serviço de backup na nuvem chamado SanDisk Flashback.

O protótipo da SanDisk não tem nome: é um pendrive com um pequeno cabo USB-C para transferir dados. A empresa não revela velocidades de escrita e leitura, nem previsão para lançá-lo no mercado. É uma prova de conceito por enquanto, mostrando ser possível colocar bastante armazenamento em um dispositivo bem pequeno.

Na feira CES do ano passado, a SanDisk apresentou um pendrive com 1 TB e porta USB-C, mas ainda não o lançou no mercado. Enquanto isso, a Kingston vende pendrives com 1 TB e 2 TB a preços bem salgados — US$ 600 e US$ 1.200, respectivamente.

Protótipo da SanDisk com 4 TB e uma moeda de 25 centavos de dólar (foto por The Verge)

Western Digital vai lançar novos SSDs portáteis

A Western Digital também apresentou o SanDisk Extreme Pro, um SSD portátil com velocidades de transferência de até 1 GB/s graças à tecnologia NVMe. Ele vem com um cabo USB Type-C e um adaptador para USB-A.

Este SSD portátil tem resistência IP55 a poeira e a jatos d’água (mas não pode ser submerso em líquido). Além disso, ele aguenta temperaturas de até 70°C, vibrações e impactos. A SanDisk vai vendê-lo em capacidades de 500 GB, 1 TB e 2 TB no segundo trimestre; os preços não foram revelados.

SanDisk Extreme Pro

Enquanto isso, o WD My Passport Go oferece até 1 TB de armazenamento SSD. Ele tem velocidades de transferência de até 400 MB/s.

Seu corpo tem amortecedor de borracha para aguentar quedas de até 2 m de altura. O cabo USB-A vem embutido e tem compatibilidade com o padrão USB 3.0. A empresa não revela disponibilidade nem preço.

WD My Passport Go

SanDisk Flashback dá espaço na nuvem para pendrives

Por fim, temos o SanDisk Flashback: trata-se de um serviço de backup na nuvem para quem possui os pendrives SanDisk Ultra e Ultra Fit Flash. Ele cria uma cópia online dos seus arquivos para que você possa visualizá-los se perder o acessório ou se o esquecer em algum lugar.

Claro, você poderia usar serviços como Dropbox, Google Drive ou OneDrive. No entanto, o Flashback é um serviço de valor agregado: você ganha entre 16 GB e 256 GB na nuvem — dependendo do seu pendrive — sem pagar a mais por isso. O serviço estará disponível este ano inicialmente só nos EUA.

SanDisk Flashback

Com informações: SanDisk, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados