O Google Chrome vai reforçar o combate a anúncios abusivos: eles serão bloqueados em todo o mundo a partir de 9 de julho. Isso inclui pop-ups que cobrem a página, vídeos que tocam automaticamente com som, e banners grandes que não podem ser fechados. Em dezembro, o navegador ativou o ad blocker para usuários na América do Norte e na Europa.
- Como ativar ou desativar o bloqueador de anúncios do Chrome
- Google Chrome testa modo noturno no Windows, mas deve levá-lo primeiro ao macOS
“A partir de 9 de julho de 2019, o Chrome vai expandir suas proteções ao usuário interrompendo a exibição de todos os anúncios em sites de qualquer país que exibam repetidamente esses anúncios disruptivos”, explica o Google.
O ad blocker nativo do Chrome vem sendo testado desde 2017, dando tempo suficiente para os sites se adequarem às novas regras. Além disso, o Google explica que “nosso objetivo final não é filtrar anúncios, e sim construir uma web melhor para todos, em qualquer lugar”. O bloqueio já está ativo nos EUA, Canadá e Europa; menos de 1% dos sites foram afetados.
Existem 12 tipos de anúncios abusivos
O que é um anúncio abusivo? São 12 experiências de publicidade na web que foram consideradas intrusivas com base no feedback de 66 mil consumidores em todo o mundo. A definição foi criada pelo grupo Coalition for Better Ads, do qual fazem parte dezenas de empresas como Facebook, Microsoft, Outbrain, Taboola e o próprio Google.
No desktop, há 4 tipos de propagandas abusivas:
- anúncios em pop-up;
- anúncios que cobrem o conteúdo ao abrir a página e têm contagem regressiva;
- anúncios em vídeo com autoplay e som ativado;
- banners grandes e fixos.
Enquanto isso, em dispositivos móveis (celulares e tablets), são 8 tipos de propagandas abusivas:
- anúncios em pop-up;
- anúncios que cobrem o conteúdo ao abrir a página (com ou sem contagem regressiva);
- anúncios que cobrem o conteúdo ao rolar a página e têm contagem regressiva;
- anúncios de tela cheia que aparecem durante a rolagem;
- anúncios em vídeo com autoplay e som ativado;
- anúncios com densidade maior que 30%;
- anúncios animados que piscam;
- anúncios grandes e fixos.
O Chrome bloqueia anúncios de sites que violam repetidamente os padrões acima. Segundo o Google, dois terços de todos os publishers (donos de sites) que faziam isso na América do Norte e na Europa já estavam regularizados em 1º de janeiro.
Google pressiona donos de sites a melhorar anúncios
Donos de sites podem usar uma ferramenta chamada Relatório da Experiência com Anúncios para conferir se as propagandas violam as regras da Coalition for Better Ads. É possível descobrir seu status atual (aprovado ou reprovado), resolver problemas pendentes ou contestar a análise. O Google também diz que deixou de vender esses tipos de anúncios abusivos em suas plataformas de publicidade.
O ad blocker no Chrome “inspirou muitos proprietários de sites a melhorar a experiência de publicidade”, diz o Google. Claro, a pressão sobre eles é enorme: o navegador corresponde a 71% dos acessos via desktop e 55% de celulares e tablets, segundo o StatCounter. Seria difícil ignorar a nova regra, especialmente porque a maioria dos sites depende de anúncios para continuar existindo.
Com informações: Google.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Acho interessante isso, pois bloquear 100% das propagandas não dá, já que os sites dependem disso, por isso o interessante é bloquear aquelas invasivas (principalmente as que querem ativar notificação ou abrem pop-up)
Pelo menos para o meu uso tá tranquilo deixar ligado sempre rs
pode crer, eu tbm já fiz isso, na tentativa de bloquear um que aparecia em um site de filmes mas mesmo com ele ainda aparecia, ai desisti kkk
Coloquei um script pra bloquear bloqueadores de bloqueadores de anúncio.
Tudo ilusão como a google vai permitir um bloqueador de anúncio no chrome se a google lucra com esses anúncios ?
Por isso eu não uso o Chrome comedor de RAM .
A TV aberta decide onde quer colocar propagandas, em sua própria programação, se for abusiva, tem que assumir esse risco. O Google está tirando essa liberdade dos publishers, impondo um bloqueio, curiosamente nenhum formato do Google será penalizado.
E quem avalia se é abusivo? Quem impõe esse controle ao Google como ele está impondo na Internet inteira?
Phoda, mano. Pelo visto a comunidade de devs só tem interesse na linha Galaxy e Note mesmo.
Isso é culpa desses fdp invasivos que estimulam as pessoas usarem adblock, eu no. Caso n uso, e o resultado dps do adblock so da isso https://uploads.disquscdn.c...
Google tá de parabéns ,pois assim vão incentivar a não precisar do adblock ,nos criadores de conteúdos agradecemos
já procurei no XDA e não achei, no máximo root, mas só root nem quero...Samsung Pay só um cartão meu é aceito, e é o ticket restaurante, débito e crédito não, então nem ligo muito, rs.
Porque mesmo navegadores como o Brave são obrigados a baixar o conteúdo dos anúncios antes de bloquear. A largura de banda de todo mundo vai agradecer quando eles simplesmente não existirem mais.
Sua opinião sobre a propaganda não muda o fato de que ela não é abusiva. Ou não existiria TV aberta, por exemplo.
Na própria página da matéria, um daqueles anúncios cascateiros padronizados "Fulana XXX descobre YYY e choca cidade ZZZ"
pop-up de notificação é o maior câncer de 2018. Até site de 'conteúdo educativo' tava mostrando isso.
é o que se ganha pelo uso gratuito da plataforma
Mano, aparelho Samsung mid end pra cima tem muita ROM sim, só procurar no fórum fo XDA. Como o aparelho não mais está na garantia, desbloqueia bootloader e instala uma ROM custom, como LineageOS. Mas em compensação serviços como Samsung Pay também não vão funfar nunca mais :/
comprei ele pq na época era o melhor em relação a bateria e eu sofria muito com isso...
hoje sofro pq não tem rom pra trocar e ficar com o sistema atualizado, rs
Evito comprar aparelhos da Samsung por causa do Knox. Sei que não é exclusividade da fabricante anular garantia ao desbloquear bootloader ou rootear o aparelho, mas a Samsung é quem mais enche o saco com isso.
Já era hora, é aqueles do celular Android, estão inclusos?
Afinal entrar em um site e ser bombardeado de anúncio é muito mais aceitável do que ser bombardeado por eles em seu próprio aparelho.
O Google todo bonzinho limpa a internet de publicidade abusiva mas te interrompe no meio de um vídeo do YouTube pra mostrar uma péssima propaganda da Empiricus
vou dar uma olhada, obrigado pela dica, e eu já uso o vanced
sim, é o a9 2016
no pc, um adblock no Chrome tá de boa, bloqueia quase tudo já, no celular, o Youtube vanced é vida, app maravilhoso, cansei de ser interrompido por propagandas abusivas, não sou contra as propagandas mas eles, o youtube e os youtubers muitos abusam demais, nossa muito corta clima você está assitindo um vídeo mó legal e na melhor parte POWWW a propanda interrompe, se fosse só propaganda no lado do vídeo e no maximo antes e depois do vídeo tudo bem, mas ai é foda, é propaganda, antes, do lado no meio, depois, e ainda propaganda no proprio video de patrocinador do canal, as vezes acho que assistia mais propaganda do que conteudo kkkkkk
foda é aquelas mensagens que pedem pra desativar o adblock, ai vc desativa pra ver o conteudo e tem 500 anuncios, 500 poup-ups pedindo notificação, pra assinar num sei o que, pra fazer num mais o que, [email protected] por isso o pessoal usa, pq abusam kkk
Tem anuncios em certos sites ( ͡° ͜ʖ ͡°) que mesmo com uns 3 adblocks configurados não bloqueam hehehe é [email protected]
AUheuhauue
Eu to usando faz uns 6 meses. É difícil usar o celular sem ele. Logo que atualizei para o Pie ele parou de funcionar, mas o desenvolvedor consertou rapidinho.
O único porém é que pelo menos no meu caso (tenho um Xperia), ele bloqueia as requisições para o servidor de atualização da Sony, então eu tenho que desligar o Blokada pra poder baixar o update. Eu sei que tem como adicionar numa whitelist, mas eu sou preguiçoso. Fora isso, só elogios.
Prefiro ublock origin (no Tecnoblog esta desativado).
Blokada depende das listas que você usa.
O bom é que não precisa de root.
O ruim é que com ele ligado você não consegue usar nenhum outro aplicativo que dependa de um túnel VPN como o Netblock ou mesmo um VPN, o que é um saco.
Vamos ver se é bom. Já dei um upvote pelo fato de quando eu fui pesquisar pelo app do google não carregava a página e pelo brave foi na hora. Parece paranóia, mas sempre que pesquiso algo relacionado a AdBlock, algumas pesquisas demoram.
Eu tenho sempre que logar no Disqus, em todos os sites que entro. Até quando usava o Ghostery. Pode me ajudar? :P
Quem precisa de um Chrome "sem anúncios" quando existe o Brave?
Use o Blokada! Ele evita o root trabalhando no lugar da VPN (mas não é uma VPN real). Filtra o tráfego no mesmo estilo do AdAway. Só não consegue se livrar dos ads do YouTube, mas aí o Vanced faz esse trabalho
Assine Youtube Premium!!!!!
¬¬
Ublock Origin é vida inteligente no PC. Kkkk
Não vai sobrar nada daquele site "Extra"
Infelizmente precisa de root :/ Seu aparelho é da Samsung?
pena que o adaway precisa de root, usava antigamente, mas com o novo celular não rola
Prefiro continuar com o uBlock Origin mesmo com meus filtros customizados. Melhor solução não há.
Ublock Origin (desktop) e Adaway e YouTube Vanced (Android) põem os sites na linha.
Uso o FF no celular pra nem no YT ter anúncios.... que aliás, nunca vi um sequer....