Início » Aplicativos e Software » Transcrição de áudio: como converter gravações em texto

Transcrição de áudio: como converter gravações em texto

Conheça cinco apps capazes de fazer transcrição de áudio, convertendo a trilha de vídeos ou arquivos de som em texto

Por
26 semanas atrás

A transcrição de áudio, o ato de converter um arquivo de som em texto, pode ser bastante trabalhosa. Mas é possível torna-la menos complicada: existem softwares capazes de captar o som e convertê-lo em um arquivo de texto com certa precisão.

Free Photos / garoto gritando em frente a um microfone / Pixabay / transcrição de áudio

Veja cinco apps capazes de fazer transcrição de áudio em computadores e celulares.

1. Voice Note

Web / Voice Note / transcrição de áudio

O Voice Note está disponível na web e utiliza o microfone para captar tudo o que está ao seu alcance, seja um ditado ou um áudio de arquivo reproduzido. A qualidade da transcrição depende do som ambiente e o sistema pode reconhecer diversos idiomas. Ao final, um arquivo .txt pode ser baixado. Para utiliza-lo, selecione o idioma de entrada, clique no ícone do microfone e comece a falar ou reproduza o arquivo com o áudio.

O Voice Note é gratuito.

2. Audio to Text

Android / Audio to Text / transcrição de áudio

O Audio to Text para Android promete fazer a transcrição dos arquivos de áudio já salvos no celular. Exige o acesso à internet para funcionar e arquiva todas as conversões em uma interface simples, sem criar arquivos de texto. Basta escolher o idioma, clicar em Select Audio para apontar para o arquivo salvo e pronto. No entanto, o app vem recebendo críticas por conta da qualidade, instabilidade e excesso de anúncios.

O Audio to Text é gratuito.

3. Call Recording by NoNotes

iOS / Call Recoording by NoNotes / transcrição de áudio

Exclusivo para iOS (iPhone), o Call Recording by NoNotes é um app para a gravação de chamadas, mas possui uma função de transcrição. É capaz de entender texto ditado e captar o áudio de fontes externas. Permite o compartilhamento dos textos com seus contatos ou através das redes sociais. É gratuito, e embora limite a gravação de chamadas a 20 minutos por mês. O recurso de transcrição de áudio é livre.

4. Speechnotes

Android / Speechnotes / transcrição de áudio

O Speechnotes para Android suporta acessórios Bluetooth, como microfones, headsets ou o sistema de som automotivo. A interface é bem simples, e basta clicar no ícone do microfone e começar a ditar os textos, ou fazê-lo captar áudios de outras fontes. Possui um teclado customizado, que permite adicionar pontuação manualmente, mas também entende pontos e vírgulas ditados nominalmente, evitando que textos fiquem corridos.

O Speechnotes é gratuito.

5. Evernote

Android / Evernote / transcrição de áudio

O Evernote (Windows, macOS, iPhone e Android) conta com transcrição de áudio, mas ele utiliza as configurações nativas de cada sistema, ao invés de uma solução própria. O Windows 10 não oferece suporte ao ditado em português.

  • iPhone e Android:
    crie uma nova nota > posicione o cursor > clique no microfone do teclado > e fale;
  • macOS: 
  • clique no Menu Apple > Preferências do Sistema > Teclado e Ditado;
    ative o recurso > abra uma nova nota > clique em Editar > Iniciar Ditado e fale.

O Evernote é gratuito.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.