Como colocar mensagem automática no WhatsApp

Com as “Respostas rápidas”, você pode criar atalhos para as mensagens que envia mais frequentemente; veja como usar o recurso

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Logotipo do WhatsApp
Como colocar mensagem automática no WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Você pode colocar uma mensagem automática no WhatsApp usando um recurso chamado “Respostas Rápidas”. Com ele, basta acionar um atalho e o texto completo já aparecerá na tela. Vale notar que a função nativa só está disponível para usuários do WhatsApp Business. No entanto, se você não pretende usar essa versão do mensageiro, pode optar por usar aplicativos de terceiros no Android.

Tempo necessário: 6 minutos

Você pode incluir somente texto ou usar multimídia, como emoji, GIFs, fotos e vídeos. No entanto, o WhatsApp só permite armazenar 50 respostas rápidas e as palavras-chave usadas no atalho não podem conter espaços ou caracteres especiais. Veja como colocar uma mensagem automática no WhatsApp no passo a passo abaixo:

  1. Vá em “Ferramentas comerciais”

    Toque no botão Menu (três pontos), que fica no canto superior direito, e depois escolha “Ferramentas comerciais”;Captura de tela mostrando como acessar "Ferramentas comerciais"

  2. Acesse “Respostas rápidas”

    Role a tela até “Respostas rápidas” e clique nessa opção;Captura de tela mostrando a opção "Respostas rápidas" no WhatsApp

  3. Adicione uma mensagem automática

    Toque no botão de adicionar (+) no canto inferior direito. Em “Atalho” digite a palavra-chave que será usada para ativar o texto rapidamente — o comprimento máximo é de 25 caracteres e deve sempre começar com uma barra: (/). Depois, no próximo campo, insira a mensagem de resposta. Finalize em “Salvar” na parte superior da tela;Captura de tela mostrando como colar uma mensagem automática no WhatsApp

  4. Responda um contato com a resposta configurada

    Abra uma conversa, digite “/” e selecione o atalho desejado. Se quiser, pode editar o texto. Se estiver tudo certo, clique no ícone de envio, no canto direito.Captura de tela mostrando como mandar uma mensagem automático no WhatsApp

O WhatsApp Business também permite que você compartilhe o seu perfil, endereço e horário de forma automática nas mensagens. Se essas informações já estiverem preenchidas no aplicativo, basta digitar barra (/) e selecionar uma delas.

Aplicativos de Resposta Automática no WhatsApp

Se você não quer usar o WhatsApp Business, pode manter a versão tradicional no celular e usar aplicativos de terceiros. Na Play Store há vários. Conheça alguns:

  • WhatAuto: com o aplicativo, é possível criar respostas automáticas e configurar seu próprio bot. O programa permite também personalizar o tempo de resposta. Ele pode ser usado em outros aplicativos de mensagem como o Telegram.
  • AutoResponder para WhatsApp: o app funciona apenas no WhatsApp e possui os recursos básicos para quem quer colocar uma mensagem automática no mensageiro: texto de boas-vindas, personalização, envio para grupos, contatos e números desconhecidos, entre outras opções. 
  • Watomatic: o aplicativo funciona para mensagens automáticas no WhatsApp e no Facebook e, assim como os demais, permite a personalização do texto. O seu diferencial está na interface sem anúncios.

Para iPhones com jailbreak, há um aplicativo chamado WA AutoReply. Além disso, a partir do iOS 11, há um recurso de “Não Perturbe” que permite editar mensagens automáticas para quando você está se deslocando, por exemplo. Porém, o “Do not disturb” só funciona para SMS e iMessage. De toda forma, pode ser útil se você usa o mensageiro Apple.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados