Início » Telecomunicações » Oi habilita mensagens RCS, evolução do SMS com recursos do WhatsApp

Oi habilita mensagens RCS, evolução do SMS com recursos do WhatsApp

Oi oferece mensagens RCS com ajuda do Google; tecnologia traz recursos do WhatsApp como grupos e recibo de leitura

Lucas Braga Por

Provavelmente o app de SMS do seu dispositivo está cheio de códigos de verificação, confirmação de compra e propagandas, mas as operadoras querem mudar isso com o RCS (Rich Communication Service). A tecnologia é tida como a evolução das tradicionais mensagens de texto, e a Oi é a primeira no Brasil a disponibilizar o recurso aos seus clientes.

Com o RCS, o serviço de mensagens oferecido pelas operadoras fica mais próximo do que utilizamos no WhatsApp, Telegram e outros aplicativos:

  • a cobrança se dá pelo uso de dados, e não por mensagem enviada;
  • é possível criar grupos;
  • é possível utilizar Wi-Fi para conversar;
  • dá pra ver quando o outro interlocutor está digitando ou leu a mensagem.

Para tirar proveito dos recursos do RCS, ambos os interlocutores precisam possuir o serviço ativado. Ao entrar em contato com alguém que não possui RCS, a comunicação continua sendo possível, mas apenas utilizando SMS ou MMS.

20% dos clientes da Oi têm celulares compatíveis com RCS

A Oi informou ao Mobile Time que 20% da sua base de clientes possuem dispositivos habilitados para RCS. A ativação está sendo feita aos poucos, e a operadora pretende utilizar o serviço com seus chatbots para oferecer atendimento aos clientes.

A plataforma escolhida foi a Jibe RCS, do Google, de forma que os clientes precisam ter o app Mensagens para Android instalado no smartphone. Como o RCS possui interoperabilidade com outras plataformas, é possível se comunicar com clientes de outras operadoras que utilizam outras soluções.

Imagem: Everton Favretto

Quem possui iPhone fica de fora da novidade: a Apple possui sua própria plataforma, o iMessage, que possui as mesmas vantagens do RCS. No entanto, os melhores recursos ficam disponíveis apenas para quem conversa com outra pessoa que possui iMessage. Assim como no RCS, quando o interlocutor não possui iMessage, a comunicação continua sendo feita através de SMS e MMS.

A Oi obteve ajuda do Google para implementar o RCS, e assim deve ser com a Claro e a Vivo. Ao contrário das concorrentes, a TIM não anunciou se vai implementar esse padrão. Para que o RCS se popularize é necessário que todas as operadoras e sistemas operacionais suportem a tecnologia, pois só assim será possível equivaler aos já utilizados apps de mensagens.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Christian Hartung

Eu até ativei, mas acho que nenhum outro contato meu tem isso.
As pessoas que conheço que tem Oi usam o aplicativo de mensagens da Samsung, que parece ainda não ser compatível.

Pereira

A ideia do Whatsapp em não ser compatível é justamente pra que não aconteça o que você quer: tchau tchau whatsapp.

Lucas Santos

Eu trabalha internamente num local com Wi-fi, acabo não precisando nunca de usar a operadora. E meus colegas também trabalham em outro prédio com wi-fi.

Naum Tenho

Criptografia de ponta a ponta?

Gabriel Gomes Costa

Uso apenas pra ligar pra meus amigos no exterior. Ligações no BR só pela rede normal mesmo.

@Sckillfer

Deviam ter feito antes do RCS existir... Deviam ter inventado o RCS? Ah tá

Brayan

Eu não uso as ligações do WhatsApp, 2000 min ja me sao bem uteis KKK nao uso metade.

Brayan

Sim, pra trabalho ligações pelo WhatsApp sao bem uteis, ja que você só precisa de internet, videv chamada exige mais que só levar o telefone na or

Roger Costa

Agora que até plano pré pago da minutos ilimitados pra qualquer operadora, ligar pelo WhatsApp perdeu totalmente a relevância.

Roger Costa

Como não daria diferença? IPhone com IPhone pelo imessage conversa igual ao whats. Eles poderão continuar a usar o app preferido deles e conversar de boas sem precisar instalar essa merda de whatsapp..Vejo com bons olhos essa tecnologia

Roger Costa

Exatamente

Roger Costa

Eu entendi meu querido. Mas o que eu disse que poderia ser possível pois eu iria usar outro app. O povo que continue usando what's. Mas se o WhatsApp for compatível no futuro talvez isso ajude eel a ser disseminado no futuro pro lá. Acredito que seria possível um app trabalhar com dois padrões diferentes ao mesmo tempo. O próprio padrão é o rcs juntos

Frederico Martins

O spam será elevado a outro nível.

Deadpool

Isso prova o quão atrasados estão. A Oi só está fazendo isso para ganhar mais clientes em um tal "acordo" nesta panela monopolizada das Operadoras que em questão de meses estarão implantando esta ferramenta. Mas, como eu disse, estão atrasados. Não vai vingar, deveria ter feito isso no auge dos apps como Whatsapp, Messenger, etc.

Lucas Santos

Pior que sim. Uso o WhatsApp pro trabalho e nunca nem pensei em usar a video chamada. Agora ligação é pelo menos cinco vezes ao dia.

Exibir mais comentários