Oi habilita mensagens RCS, evolução do SMS com recursos do WhatsApp

Oi oferece mensagens RCS com ajuda do Google; tecnologia traz recursos do WhatsApp como grupos e recibo de leitura

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos

Provavelmente o app de SMS do seu dispositivo está cheio de códigos de verificação, confirmação de compra e propagandas, mas as operadoras querem mudar isso com o RCS (Rich Communication Service). A tecnologia é tida como a evolução das tradicionais mensagens de texto, e a Oi é a primeira no Brasil a disponibilizar o recurso aos seus clientes.

Com o RCS, o serviço de mensagens oferecido pelas operadoras fica mais próximo do que utilizamos no WhatsApp, Telegram e outros aplicativos:

  • a cobrança se dá pelo uso de dados, e não por mensagem enviada;
  • é possível criar grupos;
  • é possível utilizar Wi-Fi para conversar;
  • dá pra ver quando o outro interlocutor está digitando ou leu a mensagem.

Para tirar proveito dos recursos do RCS, ambos os interlocutores precisam possuir o serviço ativado. Ao entrar em contato com alguém que não possui RCS, a comunicação continua sendo possível, mas apenas utilizando SMS ou MMS.

20% dos clientes da Oi têm celulares compatíveis com RCS

A Oi informou ao Mobile Time que 20% da sua base de clientes possuem dispositivos habilitados para RCS. A ativação está sendo feita aos poucos, e a operadora pretende utilizar o serviço com seus chatbots para oferecer atendimento aos clientes.

A plataforma escolhida foi a Jibe RCS, do Google, de forma que os clientes precisam ter o app Mensagens para Android instalado no smartphone. Como o RCS possui interoperabilidade com outras plataformas, é possível se comunicar com clientes de outras operadoras que utilizam outras soluções.

Imagem: Everton Favretto

Quem possui iPhone fica de fora da novidade: a Apple possui sua própria plataforma, o iMessage, que possui as mesmas vantagens do RCS. No entanto, os melhores recursos ficam disponíveis apenas para quem conversa com outra pessoa que possui iMessage. Assim como no RCS, quando o interlocutor não possui iMessage, a comunicação continua sendo feita através de SMS e MMS.

A Oi obteve ajuda do Google para implementar o RCS, e assim deve ser com a Claro e a Vivo. Ao contrário das concorrentes, a TIM não anunciou se vai implementar esse padrão. Para que o RCS se popularize é necessário que todas as operadoras e sistemas operacionais suportem a tecnologia, pois só assim será possível equivaler aos já utilizados apps de mensagens.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados