Início » Computador » AMD confirma terceira geração de processadores Ryzen

AMD confirma terceira geração de processadores Ryzen

Confirmados na CES 2019, processadores AMD Ryzen de terceira geração terão arquitetura Zen 2 de 7 nanômetros e chegarão na metade de 2019

Emerson Alecrim Por

A grande novidade da AMD na CES 2019 é, certamente, a placa de vídeo Radeon VII, seguida pelos novos chips Ryzen Mobile (para notebooks). Mas essas não são as únicas novidades: a companhia também confirmou a chegada da terceira geração de processadores Ryzen (para desktops) com arquitetura Zen 2 e suporte ao padrão PCI Express 4.0.

AMD Ryzen

Nem todas as características da linha são conhecidas porque os novos chips só serão lançados no meio do ano. A AMD se limitou a fazer uma rápida demonstração de um processador Ryzen de terceira geração que, por ser protótipo, não teve nome e detalhes técnicos revelados.

O chip usado na demonstração tinha oito núcleos e 16 threads e, em um teste realizado no Cinebench R15 com consumo estimado em 130 W, atingiu 2.023 pontos. A AMD o comparou com um Intel Core i9-9900K, que fez 2.042 pontos no Cinebench R15, mas rodando a 180 W, aproximadamente. Na comparação com a geração atual da linha Ryzen, a companhia estima ganho de desempenho na casa dos 15%.

Sabe-se que a terceira geração dos chips Ryzen contará com a arquitetura Zen 2. Ela é baseada em um processo de fabricação de 7 nanômetros da TSMC. Um detalhe curioso aqui é que, no mesmo chip, existe uma matriz de 14 nanômetros dedicada aos controladores de memória e a instruções de entrada e saída (I/O). Entre outros benefícios, essa abordagem deve reduzir a latência no acesso à memória.

Essa matriz é a que aparece à esquerda no processador mostrado abaixo. Já o “bloquinho” à direita corresponde ao chiplet com oito núcleos, mas com tecnologia de 7 nanômetros — ele é de 25% a 50% menor que um die de 14 nanômetros. Ainda não está claro, porém, se esse total de núcleos é a quantidade máxima suportada pela nova geração.

Chip Ryzen de terceira geração (por AnandTech)

Chip Ryzen de terceira geração (por AnandTech)

De qualquer forma, é só questão de tempo para conhecermos essa e as demais características. A expectativa é a de que a AMD lance os primeiros processadores Ryzen de terceira geração entre o segundo e o terceiro trimestre de 2019.

Com informações: AnandTech, ExtremeTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

omeletteduformage .

Cara não tem i7 que dispute com um Ryzen 7 overclockado

omeletteduformage .

Em placa de vídeo também mano, pelo menos nas de meio de tabela como RX 570~RX580 são consideravelmente melhores que GTX 1050 Ti e GTX 1060 Ti, isso em desempenho por que se for analisar o custoxbenefício evidenciando o preço, uma RX 580 8gb da pau até mesmo na GTX 1660 Ti

Eduardo

Não é nada disso...
AMD esteve mais fraca nas duas gerações anteriores, mas voltou ao jogo do alto desempenho com os Ryzen. Hoje os AMD são tão bons ou até mesmo melhores que os Intel.

Guilherme Bueno Grijó

Vc N sabe o q diz

O BUGR5

Mentira, a amd sempre lançou com preços mais em conta POREM qualidade é inferior as da intel, intel é cara sim porem tu paga pela qualidade

Emerson Alecrim

Realmente, troquei as bolas. Obrigado pelo aviso o/

Guilherme Bueno Grijó

Tão falando q esse é o ryzen 5, se for pode esperar uma revolução, por 700 reais vc tendo um processador mais forte que 9900k

ばか

Uma correção, a matriz IO é o chip maior a esquerda, o chiplet de 8 núcleos é o menor na direita.
Detalhe que cabe, e já foi confirmado pela Lisa Su, outro chiplet naquele espaço.

Franco Luiz

Ao menos no que diz respeito a processador a AMD ta conseguindo disputar legal