Início » Computador » CEO da Nvidia diz que AMD Radeon VII é decepcionante

CEO da Nvidia diz que AMD Radeon VII é decepcionante

Questionado sobre anúncio da Radeon VII, Jensen Huang ressaltou que placa de vídeo da AMD não tem tecnologias como ray tracing e DLSS

Emerson Alecrim Por

Apontada pela AMD como concorrente para a GeForce RTX 2080, a Radeon VII foi revelada na CES 2019. Como a Nvidia também está por lá, a mídia especializada não perdeu tempo e perguntou ao CEO da companhia o que ele achou da novidade: para Jensen Huang, a placa de vídeo da rival é "decepcionante".

Foto por NVIDIA Corporation/Flickr

Jensen Huang

Nas palavras do executivo, a Radeon VII tem desempenho ruim e não há nada de inovador nela. É uma referência à ausência na placa da AMD de duas características que marcam a GeForce RTX 2080 e outras GPUs recentes da Nvidia: o suporte ao ray tracing e ao DLSS.

Essencialmente, o ray tracing (traçado de raios) consiste em uma técnica que imita raios de luz do "mundo real" para gerar gráficos mais convincentes. Já o DLSS (Deep Learning Super-Sampling) é uma técnica de renderização que usa núcleos Tensor e aprendizagem profunda para dar contornos mais definidos aos objetos.

Com a sua tecnologia de 7 nanômetros e os 16 GB de memória, a AMD diz que a Radeon VII pode alcançar ou mesmo bater o desempenho da GeForce RTX 2080 em jogos como Far Cry 5 e Battlefield V. Huang não concorda: o chefão na Nvidia declarou que, com ray tracing e DLSS ativados, a RTX 2080 vai "esmagar" a nova Radeon.

"É um lançamento estranho, talvez eles tenham pensado nisso [em anunciar a Radeon VII] nesta manhã", disse o executivo à imprensa em tom provocativo.

AMD Radeon VII

AMD Radeon VII

Lisa Su, CEO da AMD, foi procurada para comentar as declarações de Jensen Huang, mas preferiu manter uma postura polida. "Eu diria que ele não a testou [a Radeon VII]”, disse. Ela comentou, porém, que o ray tracing é um assunto importante e que a AMD dará mais detalhes sobre os seus planos para a técnica no decorrer do ano.

As provocações não terminaram aí. Jensen Huang também soltou críticas com relação ao FreeSync, tecnologia da AMD que sincroniza a taxa de atualização do monitor com a placa de vídeo.

Esse ponto precisa ser contextualizado: recentemente, a Nvidia anunciou a decisão de permitir que usuários de placas GeForce utilizem o padrão G-Sync (que tem o mesmo propósito da tecnologia da AMD) com monitores compatíveis com FreeSync ou Vesa Adaptive Sync.

Lisa Su (por Bloomberg)

Lisa Su (por Bloomberg)

Como o FreeSync é mais comum nos monitores do que o G-Sync, a decisão foi vista como um reconhecimento por parte da Nvidia de que o FreeSync "venceu". Mas Huang não pensa assim. Ele disse que a sua companhia nunca competiu com a AMD nesse quesito porque o FreeSync não funciona, nem com placas Radeon.

Muito provavelmente, a declaração é uma alusão ao teste de compatibilidade que a Nvidia fez com 400 monitores FreeSync. Nesse procedimento, apenas 12 modelos teriam acionado o G-Sync automaticamente.

Novamente, Lisa Su preferiu não morder a isca. A CEO da AMD simplesmente apoiou a decisão da Nvidia de compatibilizar as suas placas: "acreditamos em um ecossistema aberto, esse tem sido o nosso lema".

Com informações: Gizmodo, PCWorld, Tom's Hardware.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elias Junior
Que nem eu, que sempre procuro ficar sabendo das top de linha, mas só por esporte mesmo, porque sempre compro uma mid range. Também tenho uma RX 480 e não me vejo trocando num futuro próximo, talvez quando houver mid range com suporte ao Ray Tracing que suportem bem a tecnologia.
Elias Junior
Ela foi diplomática até na resposta mais contundente quando falou que acredita em um ecossistema aberto, logicamente se referindo ao fato da AMD ter drivers e tornar as tecnologias que cria open source, enquanto a nVidia pratica a proprietária.
Guilherme Alencar
Em se tratando de psicologia quando você observa que seu inimigo jamais será capaz de te alcançar então você até é gentil em dizer que com muito esforço e trabalho ele pode conseguir chegar no mesmo nível que você, mas quando ele representa uma séria ameaça aí as coisas mudam, você perde o controle e acaba falando grosserias, devido o excesso de preocupações.
João
Pior que ele está certo. A nova placa da AMD virou ate meme na gringa. Pela primeira vez tá valendo mais a pena comprar nvidia do que AMD.
Guilherme Alencar
Radeon VII venceu na maioria dos testes em Ultra High:https://www.youtube.com/wat...
@Sckillfer
Acho que ele só tá pegando as headlines de todos os últimos lançamentos da Nvidia e aplicando a AMD: decepcionante
Mateus B. Cassiano
Suporte pro FreeSync as placas já tinham, mas a NVIDIA restringia apenas ao painel interno dos notebooks com G-Sync, não sei exatamente qual a limitação mas esses notebooks não tem o tal módulo proprietário que encarece os monitores com G-Sync, então ofereciam o recurso usando o mesmo protocolo do FreeSync, que agora estão extendendo para as placas de desktop também.Outro ponto que ficou confuso na declaração do CEO foi esse "não funciona", pelo que li em outros sites, esses 12 modelos "certificados" ativarão o recurso automaticamente por oferecerem a mesma frequência de atualização variável de um monitor com G-Sync, no entanto você também poderá utilizar o recurso (mas com algumas limitações) em qualquer monitor FreeSync "não certificado", desde que ative a função manualmente nas configurações do driver...
Bruno Santos
KKKKKKKKKKK ESSE MALUCO TÁ COMPLETAMENTE LOUCO. O CARA TÁ INSANO TENTANDO BAITAR A LISA
Lucas Pinheiro
Olha que hilário quem fala de produtos "decepcionantes", o CEO da empresa que vende uma box de mídia que chama de console com um processador pífio de 20nm de 2015, enquanto a AMD investe em seus processadores RYZEN (podem não ser os melhores, mas até Mediatek atuais superam o Tegra X1)
Ron Fing
Pra mim o ceo da nvidia se sentiu ameaçado de verdade com essa nova placa, por isso os ataques e a tentativa de desmoralizar o produto da amd.
Yamaha Mt-09
Acho que mais decepcionante que Ray Tracing não tem, vc paga uma fortuna na placa para rodar essa feature e tem uma redução considerável na performance do jogo.
Anderson Santana
pensei que o CEO da Nvidia era o Leonardo cantor, kkk
Blancpain
Sinceramente achei a placa decepcionante também, porém pela questão do preço/potencia, fica uma opcao interessante pra mim pois eu não habilitaria o RT, o que não significa que eu ache o RT bobagem, pelo contrário, scho uma boa iniciativa, tudo tem que começar de algum lugar, agora é ver o que a Navi traz de novo e as Arturus. Principalmente na questão dos consoles de nova geração.Se a AMD lançar uma concorrente pra RTX 2060 sem RT, porém com a mesma potência e com menor preço, essa sim seria uma placa interessante pra mim e provavelmente seria um grande sucesso com o grande público que não tem dinheiro ou coragem de gastar um rio de dinheiro numa serie xx80 que não vai durar tanto quanto deveria por conta da própria Nvidia.
marcelo rodrigues nunes
Ray Tracing e Nvidia hair Works, foram criados para comer seus fps 🤣🤣🤣🤣
Só me lasco
Imagina uma RX 680 com o preço de 580 mas com o desempenho de uma Vega 64, compra certa
doorspaulo
Eu vi um gameplay dele usando RT, e não vi nenhuma diferença significativa nos gráficos.Hoje, só BF mesmo que usa de forma "razoável" o RT.
Koruja
digo no sentido de processamento e não preço, pra quem procura processamento da GPU só, como eu q uso em vídeos.
indetectável
Fico feliz que a Nvidia tenha ficado incomodada. Talvez signifique algo.
Hendrewf Bezutti
A lisa tem alguma carta na manga com esse ray bla bla bla tracing. Talvez alguma placa a parte que vingue em crossfire ou até uma engine tipo vulkan que habilite dedicado ao Ray Tracing. Algo tem escondido aí kakakakak.
Flavio Ever
Ray Tracing que diminui fps não deveria ser chamado de inovação.
rmcrys
Como já alguns disseram: o CEO da Nvidia nao iria (óbvio) dizer que a concorrência está forte. A performance nestas novas funcoes ainda é fraca (apesar de muito superior a antigamente) mas a verdade é que os modelos 20xx sao apenas para introduzir a moda, só a 2a ou 3a geracoes vao trazer algo decente;Eu gosto muita Nvidia mas a esta altura preferia comprar (se a performance for boa) uma placa AMD de gama média destas novas versoes já que deve estar a muito bom preco, performance e gastar menos que os equivalentes da Nvidia. As novas funcoes sao ainda exclusivas de um par de jogos e nos próximos anos os jogos que introduzirem as novas funcoes provavelmente só serao as FPS boas no 2080.
Tiago Damascena
O Ray Tracing acho totalmente desnecessário no momento justamente por isso, as placas não estão prontas para tal tecnologia, não vale a pena sacrificar tanto desemprenho, mas o DLSS é interessante pois promete fazer o mesmo que outras técnicas de anti-aliasing que já temos só que com muito mais performance, mas mesmo assim foi lançado ás pressas e pelos testes que vi o FPS aumenta mas os frame-times variam muito, deixando o jogo menos fluido.
CtbaBr©
"Eles" são decepcionantes... Os preços!
Poney çonista pegando fogo.
Você tem completa razão,penso o mesmo,isso chama se estratégia de mercado.
Baio-kun
Foi por isso que falei em placas mainstream. RTX deveria ter ficado exclusivo pra linhas profissionais(Titan) ao invés de ir direto pra mainstream(GeForce).
Poney çonista pegando fogo.
DLSS vai ajudar justamente no ponto onde você tocou,feito por inteligência artificial que as placas RTX oferece,o CEO da NVIDIA em partes tem razão.
ppietro
Não sei todos, mas quando lançaram, mostraram tbm shadow of the tomb raider rodando com RT
Alex Lourenço
Ele é maluco. Os consoles nem usam mais a nVidia kkkkkkkk.
Paulo Rodrigues
Continue brigando e baixe os preços que eu aceito
Felipe Silva
eu já acho que ela foi lançada na hora certa para o objetivo que me parece ter, mesmo que atrasassem o lançamento, ela ia igual gerar um impacto considerável no fps, assim eles entregaram uma funcionalidade que ainda não está pronta para uso, mas está pronta para ser usada em desenvolvimento dos jogos, em 1 ou 2 anos quando ela estiver pronta para uso, vai ter vários jogos já com ela em uso e otimizados.
Flavio Amorim
falou pouco mas falou besteira hsuahsas
Gabriel Oliveira
Isso é medo de uma possível concorrência a altura ?
Epic Mac Fadden - ODZ -
Briga! Briga! Briga! Briga! Briga! Briga!
Baio-kun
ray tracing não é um mero 'avanço bem considerável', é uma revolução na indústria, mas na indústria de 2020 no mínimo. Nvidia se precipitou com a linha RTX, deviam esperar mais 1 ou 2 gerações pra começar a implementar a tecnologia em placas mainstream.
Bynho Silva
Fala digna de um fanboy.
Bynho Silva
Como se alguém ligasse pra essas tecnologias "inovadoras" o boçal tá com medo da concorrência isso sim
bomber jox
Contando que uma rtx 2060 tá igual uma gtx 1080, [email protected] se o Ray tracing, mas que o jogo fica "do futuro" quando se ativa isso ele fica, por isso eu não acho que vai ser uma feature que ninguém liga ,tanto que a própria AMD reconheceu sua importância
Diego Guimaraes Araujo
O que eu penso é que se de fato o produto é decepcionante ele não precisaria se dar o trabalho de falar de forma tão grosseira, os próprios consumidores enxergariam isso, acho que a placa da AMD incomodou o CEO da a NVidia, talvez a placa ainda não ultrapasse a NVidia, mas ele já vê que a tendência no futuro é a AMD dando trabalho. A tranquilidade da Lisa me passa isso!
Guilherme Alencar
A placas RTX vivem quebrando e se apagando no meio do caminho, fora que você terá que desembolsar em torno de 5 mil a mais numa RTX TI. Já a AMD é uma opção "esmagadora" no quesito custo benefício com resultados praticamente semelhantes. O CEO da Nvidia fez uma grande propaganda da concorrente e milhares irão correr agora para comprar a Radeon VII. kkkk
Guilherme Alencar
Sobre custo benefício com resultados extremamente semelhantes, a AMD Radeon é uma opção "esmagadora" contra a Nvidia. A não ser que você seja rico e um fanático em perfeição então você terá que jogar no cesta de lixo em torno de 7 mil reais numa RTX 2080 TI e ainda correr o risco de receber uma placa com defeito como ocorreu no lançamento de milhares de unidades devido ao desespero da NVidia de querer sair na frente e se lascou por falta de testes de stress suficientes. Na verdade são bem poucos os jogos que utilizam RayTracing. Até este recurso ficar popular a AMD o incluirá no seu devido tempo sem ficar por trás da concorrência.
ExtremeNinja
Como se essa malandrona da nvidia fosse fodona, os cara cobram por um preço absurdo nessas placas que vão morrer no maximo em 2 anos com a chegada da nova geração e querem se achar kkkkk.
🇧🇷 Imperialista Brasileiro 🇧🇷
Enquanto isso a galera dos consoles aproveita um God of War e Red Dead Redemption 2 e assiste de camarote a PC Master Race World War II de camarote... 🤣🤣🤣🤣🤣Brincadeiras à parte eu achei a RTX um avanço bem considerável, essa AMD não vi ainda rodando.
O inimigo
Tanto não funciona que ele teve que adicionar pras dele funcionar pq o mercado não agradou do produto dele
O inimigo
É que nem quando liberou a tecnologia de graca
O inimigo
Exato, eu acho que ele não esperava que a lisa ia chegar com um produto tão próximo do dele
Eduardo Braga
Nem sei se é verdade, mas pqp kkkkkkkk
Samuel Gomes
Se o FreeSync ''não funciona'' porque adcionou o suporte nas suas placas?
Koruja
AMD sempre comendo poeira, kkkkk
Vanderlei Gomes Fotografia
uahuaha"Ele disse que a sua companhia nunca competiu com a AMD nesse quesito porque o FreeSync não funciona, nem com placas Radeon."
Lairton Gomes
Achei decepcionante pelo fato de ser 7nm e ter consumo elevado
Franco Luiz
Tbm achei A AMD nunca lança concorrente pros top de linha da nvidia isso que eu fico puto
Anayran Pinheiro
Segura que o chinês tá doido!
Gustave Dupré
Como dono RX 480 e quase evangelista da linha RX, eu tenho que dizer, achei decepcionante também. Esperava mais... Só esperava mesmo, pois nunca compro as placas de entusiastas, gostei da RX 590, se fosse fosse trocar hoje de placa ficaria entra ela e a GTX 1060, porque Ray Tracing ainda não é isso tudo.
shinodaluk
Vamos colocar uma feature, que vai ser inovadora linda, mas que vai afetar drasticamente a performance.Meu amigo, temos isso faz tempo numa feature chamada anti-alising. Então, talvez seja melhor ter uma placa mais parruda que consiga rodar as features atuais sem perder tanta performance, do que ficar enchendo de feature que ninguém vai querer usar.E sobre a birra do cara, aprenda com a lady Lisa Su a ser mais diplomático.
Capitão Caverna
Recalque.
Anderson Silva
Decepcionante é ele :P
Kaio
Em contrapartida o ray tracing reduz drasticamente o fps quando ativado.