Início » Gadgets » Google cancela produção do Chromecast Audio

Google cancela produção do Chromecast Audio

Sem fazer barulho, Google parou de fabricar o Chromecast Audio; unidades remanescentes ainda podem ser encontradas em algumas lojas

Emerson Alecrim Por

Você se lembra do Chromecast Audio? Como o nome diz, o dispositivo é uma versão do Chromecast “normal” focada em streaming de áudio. Ou melhor, era: sorrateiramente, o Google decidiu descontinuar a produção do gadget.

Chromecast Audio

A descoberta foi feita por acaso e, bom, em um momento de falta de sorte. Um usuário do Reddit relatou ter comprado um Chromecast Audio no fim do ano passado. Tempos depois, ele recebeu um aviso informando que a sua compra havia sido cancelada. A explicação dada pelo suporte foi a de que o dispositivo foi descontinuado e não havia mais unidades no estoque.

Como não houve comunicado pública a respeito, o 9to5Google entrou em contato com o Google. A companhia confirmou a descontinuidade do Chromecast Audio. Ainda é possível encontrar unidades à venda em alguns lugares, como a Google Store dos Estados Unidos, mas são sobras de estoque: o dispositivo não está mais sendo fabricado.

O Google justificou a decisão dizendo apenas que o seu portfólio de produtos continua evoluindo e que agora tem outras opções de produtos para usuários desfrutarem de áudio.

Chromecast Audio

Mas é possível que as motivações reais tenham sido outras. A principal delas pode ter sido a baixa aceitação: o Chromecast Audio nunca foi um fenômeno de vendas. Muita gente nem sabe desse modelo. Há casos inclusive de pessoas que confundiram o dispositivo com a versão para vídeos.

Por fora, eles são mesmo parecidos. Mas o Chromecast Audio tem círculos concêntricos que o fazem lembrar um disco de vinil e, em vez de conexão HDMI, conta com um cabo analógico de 3,5 milímetros para reprodução de áudio em caixas de som.

No Reddit, o comprador que relatou a experiência lamentou a decisão: “as configurações de áudio [do Chromecast Audio] são incrivelmente úteis, dando vida a antigos sistemas de Hi-Fi, amplificadores, docks, alto-falantes e afins”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rômulo Alves

Comprei o meu pouco depois do lançamento quando a galera começou a trazer de fora, é muito bom e uso bastante. Mas percebo que o meu parece esquentar a ponto de travar e só voltar a funcionar se desligar e ligar novamente. Uma pena ter sido descontinuado..

Gabriel Naldis

Pela riqueza de detalhes, o senhor não estava "Noia" ao escrever.

Belas ponderações.

Yago G. Oliveira

Sem falar que algumas soundbars tem entrada HDMI.

Leumas Ninguem

Isso é novidade, nunca tinha visto que ele tinha saída óptica

Nem sabia que existia saída óptica de 3,5 mm kkkk

André Noia

Eu tenho um e adoro. Acho sensacional porque ele faz o processamento do áudio no próprio dispositivo, além do DAC dele ser muito bom também. Com isso, o áudio vai para o receiver na qualidade máxima, não comprimido como acontece com o Bluetooth. Só que ele só faz sentido pra quem tem sistemas minimamente Hifi pra sentir a diferença. No meu caso é um receiver com bookshelves. Uma pena. Tomara que não pare de funcionar por conta da descontinuidade da produção

Ana Augusta

Eu sou uma das pessoas que nem sabia da existência desse produto

betacaroteno

Círculos concêntricos = sulcos.

crocca

Quase ninguém fala, mas na mesma saída de 3,5mm, o Chromecast Audio tem uma saída ótica, ou seja, não tem nenhuma perda até o receiver. Acho muito útil poder colocar um spotify como som ambiente, com a vantagem de que qualquer notificação ou ligação no celular não atrapalha a execução das músicas. Ótimo produto, pena que está sendo descontinuado.

O próprio Google vende o cabo: https://store.google.com/ie...

Mas eu acabei usando um cabo que eu já tinha com um adaptador desses: https://sc02.alicdn.com/kf/...

John Smith

Bastava colocar um P2 no Chromecast normal e pronto.

Franco Luiz

Eu sempre achei ele inutil

@Sckillfer

Claro que não foi um sucesso, cobram o mesmo preço que um Chromecast comum que tem que processar vídeo (que é muito mais pesado) e também pode servir só pra audio. Além da principal desvantagem dele, que é precisar estar em uma rede wifi e ligado na tomada, não serve pra por no carro, não serve pra auto-falante que tu queria carregar por aí... Povo acaba preferindo um bluetooth mesmo e muito obrigado.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Sim, aqui no Brasil já saiu de linha há algum tempo, e como não vendida nada venderam a preço de banana, pena que não peguei na época.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Importei um em dezembro, esperando chegar.

ricms

Sim, ressuscitei um Receiver velho aqui com um desses, mas pq dei sorte de achar na Saraiva por uns 70 reais eu acho. Mais que isso não pagaria.

Eduardo Rigler

Há alguns meses cogitei comprar um carinha desses para plugar em meu Receiver Pioneer que perdeu o suporte ao Spotify que tinha embarcado. Diante dos preços iguais acabei optando pelo Chromecast "normal" mesmo, resolveu o problema do Spotify e ainda abriu um leque de funcionalidades bem mais interessantes e que não ficam limitadas à porta p2 e somente tocar áudio, mas cada caso é um caso.