Radeon VII é quase 30% mais rápida que Vega 64 em teste da AMD

AMD comparou a recém-anunciada Radeon VII com a Radeon RX Vega 64 em testes com 25 jogos, só não fez muita questão de divulgá-los

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AMD Radeon VII

A Radeon VII foi o anúncio mais importante da AMD na CES 2019. A placa de vídeo vem com a difícil missão de disputar mercado com a Nvidia GeForce RTX 2080. Mas um detalhe quase passou despercebido: a companhia preparou um benchmark com 25 jogos que dá ideia do que a nova placa é capaz de fazer, só não fez questão de divulgá-lo.

Não é que os testes não tenham sido liberados. Mas, em vez de destacá-los em seu comunicado de imprensa, a AMD simplesmente os mencionou em uma nota de rodapé que fica quase oculta em seu site. Aparentemente, o HardOCP foi o primeiro veículo a descobrí-los.

O benchmark foi feito comparando a Radeon VII com a Radeon RX Vega 64, e não com a GeForce RTX 2080. Mesmo assim, os resultados são interessantes: eles indicam que a nova placa é quase 30% mais rápida que a sua antecessora.

Para os testes, a AMD usou um computador com processador Intel Core i7-7700K, 16 GB de RAM (DDR4 de 3.000 MHz) e Windows 10. 25 jogos foram testados, todos rodando em 4K e configurações gráficas no máximo.

Analisando a tabela, a gente nota que o desempenho da Radeon VII na execução dos 25 títulos é, em média, 28,59% maior que o da Radeon RX Vega 64. Mas há algumas discrepâncias gritantes: Fallout 76 registrou diferença de 68,35% (45,5 fps na Vega 64 contra 76,6 fps da Radeon VII); já Hitman 2 teve diferença de apenas 7,46% (49,6 fps contra 53,3 fps).

Radeon VII versus Radeon RX Vega 64 (tabela por HardOCP)

Radeon RX Vega 64 versus Radeon VII (tabela por HardOCP)

É claro que não podemos considerar esse comparativo como verdade absoluta, até porque a AMD não explicou em detalhes como ele foi realizado. Convém esperarmos pelos testes independentes para termos uma noção mais precisa do ganho de desempenho que a Radeon VII traz em relação à Radeon RX Vega 64 e, principalmente, à GeForce RTX 2080.

Tudo aponta para uma briga boa. A Nvidia destaca o suporte às tecnologias de ray tracing e DLSS em suas placas. Já a AMD chama atenção para a arquitetura de 7 nanômetros da Radeon VII. Mas o que todo mundo quer saber mesmo é quem vence quem nos jogos.

Não deve demorar muito para descobrirmos. A Radeon VII vai ser lançada oficialmente em 7 de fevereiro. O preço oficial já foi confirmado: US$ 699, o mesmo da GeForce RTX 2080.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados