Como funciona o pagamento em dinheiro no Uber

Quem não tem cartão de crédito pode pedir um Uber e pagar com dinheiro em espécie, como você faria em um táxi comum

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
dan-gold / unsplash / uber

Quem não tem cartão de crédito pode pedir um Uber e pagar com dinheiro em espécie, como você faria em um táxi comum. O lado bom disso é que aumenta a demanda por carros (com novos usuários sem cartão de débito ou crédito), gerando mais viagens e ganhos para os motoristas. O lado ruim é sempre o troco e a falta de segurança em algumas cidades.

Como pedir um Uber com pagamento em dinheiro

Fase 1: adicione dinheiro como forma de pagamento

  1. Acesse o Uber no seu celular;
  2. Toque no botão de menu;
  3. Selecione “Pagamento”;
  4. Toque em “Adicionar forma de pagamento”;
  5. Escolha “Dinheiro” e toque em “Avançar”.

Fase 2: peça um Uber com pagamento em dinheiro

Pagamento em Dinheiro no Uber
  1. Vá para a tela inicial e faça um pedido comum de Uber;
  2. Onde está o número do cartão, toque na seta para baixo;
  3. Escolha “Dinheiro” e faça o seu pedido de um veículo;
  4. Observe a estimativa do valor e confirma o preço a ser pago no final da viagem.

O que muda no Uber com pagamento em dinheiro?

Para o motorista

Todo motorista parceiro da Uber aceita pagamentos em dinheiro por padrão. O usuário define o pagamento antes de pedir o carro. Só é permitido usar dinheiro ou cartão de crédito, nunca com os dois. De acordo com a Uber, antes de o motorista aceitar a corrida de um usuário, não há indicação de que o valor da viagem será pago em dinheiro de papel.

No topo esquerdo da tela, um botão verde indica que a viagem será paga em espécie. Para receber, você precisa selecionar a opção “Receber Dinheiro” antes de finalizar a corrida. Essa opção levará para uma tela verde que indica o valor a ser cobrado (como o taxímetro).

No caso do pagamento em dinheiro, a taxa de serviço dos valores recebidos em reais será cobrada nos pagamentos recebidos em cartão. Caso o motorista pegue muitos passageiros pagando em dinheiro e o valor da taxa ultrapasse o que recebeu por cartão, ele receberá um boleto para pagamento. Não é muito comum, mas é a regra segundo a própria Uber.

O motorista também é o único responsável por se lembrar de realizar a cobrança ao finalizar a viagem e ter troco exato para entregar ao passageiro após o pagamento em reais.

Após receber o pagamento, o motorista fica com a quantia total. Pedágios cobrados ao longo do trajeto serão adicionados ao preço total em dinheiro indicado pelo aplicativo.

Para o passageiro

Passageiro segue com as mesmas obrigações e paga taxa de cancelamento normalmente, ficando em débito com a Uber (pagos na primeira oportunidade ou veja como contestá-los).

A opção de pagamento em máquinas de débito ainda não está disponível no Brasil, portanto se você solicitar uma viagem em dinheiro, é necessário que pague em espécie, diz a Uber.

Um recibo é enviado para você por e-mail como sempre e o histórico de viagens da sua conta é atualizado com informações sobre o trajeto e o preço daquela viagem paga em reais. O pagamento de gorjeta em dinheiro ao motorista fica a seu critério, se assim desejar.

Preço da viagem

Segundo a Uber, o valor da corrida pode variar — porque o usuário tem cupons de desconto, por exemplo — e a empresa recomenda que seja cobrado o preço que aparece no aplicativo do motorista (com uma espécie de taxímetro). Portanto, fique atento a isso.

E quando esse valor pode mudar? Há várias situações…

Caso a pessoa que pediu o carro aplique uma promoção ou um desconto à viagem, o preço que ela vai pagar e que o motorista vai cobrar dela refletirá esse desconto no total. O motorista vai receber o restante do valor (o desconto) no seu próximo repasse de ganhos.

Caso a pessoa que pediu o carro tiver saldo remanescente negativo de uma viagem anterior (como taxas de cancelamento, por exemplo), ela receberá uma cobrança extra na próxima viagem paga em dinheiro. Isso significa que ela deverá pagar ao motorista um valor mais alto (incluindo essas taxas) e esse valor será informado no aplicativo desse motorista.

O preço extra recebido pelo motorista será deduzido do seu próximo repasse de ganhos, para que no fim, fique apenas com o valor relativo à viagem que fez, equilibrando a conta.

*Com informações: Uber

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados