Google Play Store mostra quanto espaço livre há para instalar apps no Android

É uma funcionalidade pequena, mas com um diferencial: a Play Store indica quais apps são menos usados para você desinstalá-los, se for o caso

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
A indicação do espaço em uso ficou falhada, mas tudo bem
Aqui, a indicação do espaço em uso ficou falhada, mas tudo bem

Tentar instalar um aplicativo no Android e descobrir que não há espaço suficiente para ele é uma experiência frustrante. Mas a Google Play Store te ajuda a lidar melhor com isso: o app do serviço agora informa quanto espaço livre para armazenamento de dados o seu smartphone tem e, indiretamente, sugere apps para desinstalar.

Essa é uma daquelas pequenas funcionalidades que o Google implementa sem fazer alarde: o recurso foi descoberto recentemente por um usuário que o reportou no Reddit.

O funcionamento é simples: tudo o que você precisa fazer é abrir a Play Store em seu aparelho, ir ao menu do serviço (canto esquerdo superior) e tocar em Meus Apps e jogos. Ali, vá à aba Instalados. Os espaços livre e em uso são mostrados em uma barra logo no topo da interface.

Não termina aí: se você tocar nessa barra, ela levará a uma área onde você pode desinstalar aplicativos para liberar espaço. Note que, por padrão, os primeiros apps da lista são os que você menos usa, não os que ocupam mais espaço.

São as sugestões indiretas que eu mencionei no início do post. É uma maneira de te ajudar a decidir o que desinstalar, se isso for mesmo necessário.

Com informações: Phone Arena.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados