Início » Celular » Oppo prepara câmera de celular com zoom óptico de 10x

Oppo prepara câmera de celular com zoom óptico de 10x

Oppo deve revelar câmera para celulares capaz de zoom óptico de 10x na próxima quarta-feira (16)

Felipe Ventura Por

A fabricante chinesa Oppo está distribuindo convites para um evento à imprensa na próxima quarta-feira (16). Ela promete revelar uma câmera para celulares capaz de zoom óptico de 10x. A empresa demonstrou há alguns anos uma câmera com zoom 5x. Os celulares à venda atualmente, como o Huawei P20 Pro, têm zoom óptico de no máximo 3x.

Oppo demonstra como funciona a tecnologia 5x Dual Camera Zoom

O convite da Oppo tem a frase “para ver em 10”, uma referência ao zoom óptico de 10x, e diz que o evento será realizado em Pequim, na China. Esta será a Conferência sobre o Futuro da Tecnologia de Comunicação; é um sinal de que talvez a empresa não lance um produto finalizado para consumidores, fazendo apenas uma demonstração.

Isso já aconteceu antes: na feira MWC de 2017, a Oppo revelou a primeira câmera para smartphones com zoom óptico de 5x. No entanto, essa tecnologia nunca chegou aos celulares — nem dela, nem de outra fabricante.

Como funciona o zoom óptico da Oppo

Na época, a Oppo explicou como isso funciona. O “5x Dual Camera Zoom” requer uma câmera dupla: basicamente, a luz entra em uma das duas câmeras e é desviada em 90 graus; dessa forma, os componentes da lente podem ocupar um espaço maior dentro do celular, alcançando um zoom mais alto.

https://www.youtube.com/watch?v=M7JwA1TD9eo

Em mais detalhes: a câmera dupla tem um sensor principal com lente grande-angular, que recebe a luz diretamente tal como outros smartphones.

Enquanto isso, o sensor secundário tem uma lente teleobjetiva que fica “escondida” dentro do celular: há um furo para a luz entrar, e um prisma para desviá-la em 90 graus. Só então ela passa pelos elementos da lente, ampliando a imagem. A Oppo diz que isso foi inspirado nos periscópios de submarino.

Além disso, a estabilização óptica de imagem (OIS) foi aplicada diretamente na lente telefoto, para fotos mais nítidas mesmo no zoom máximo. E o módulo da câmera tem apenas 5,7 mm de espessura. A tecnologia é descrita em mais de 50 patentes da Oppo.

Infelizmente, essa câmera nunca foi adotada em smartphones. Mas, esta semana, talvez vejamos um aparelho com zoom óptico de 10x. Ficaremos de olho.

Com informações: MyDrivers, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Perdi esse lançamento. hahaha

https://cf4.s3.souqcdn.com/...

Leumas Ninguem

Zenfone Zoom, lançado em 2015, também tinha zoom óptico de 3X

Cristina Nascimento
"Oppo deve revelar câmera para celulares capaz de zoom óptico de 10x na próxima quarta-feira (16)"
"Ela promete revelar uma câmera para celulares capaz de zoom óptico de 10x."


Felipe, vai fazer um lanche, vc não almoçou bem, tá comendo palavras de mais..X- D

@Sckillfer

Por isso o sensor com lente comum ao invés de só o sensor com zoom

Leumas Ninguem

Paraece o mesmo tipo de zoom usado no Zenfone Zoom

Tomara que corrigiram os defeitos que haviam nele, como as fotos saírem escuras devido a abertura

Franco Luiz

Eu prefiro nao incomoda ninguem

Lairton Gomes

Me lembra o zenfone zoom, que foi bastante criticado por ter uma lente escura e só tirar fotos boas quando tinha muita luz

Lairton Gomes

eu peço para uma amiga que senta na primeira fileira me mandar as fotos pelo whatsapp

Lairton Gomes

Sim, a coisa meio que perdeu o controle. Tem até empresa que registra patentes genéricas só para ganhar dinheiro depois processando alguém que fez algo similar

Franco Luiz

Gostei muita gnt diz que zoom nao serve que é melhor camera wide .... Eu concordo ate certo ponto na faculdade em muitos momentos ja precisei da zoom no quadro pra salvar algo e nao dava pq ficava horrivel e nessas horas senti falta de uma camera com zoom decente , Acho que legal seria um cel com 3 cameras sendo 1 normal 1 wide 1 zoom

Keaton

Até que enfim, celular com zoom optico!

Coisa que eu não via desde o Nokia N93... (aquele telefone era lindo. Ainda quero um.)

angelobio

Uma patente baseada em um item que já existe. Patética essa indústria das patentes.