Oppo prepara câmera de celular com zoom óptico de 10x

Oppo deve revelar câmera para celulares capaz de zoom óptico de 10x na próxima quarta-feira (16)

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Oppo demonstra como funciona a tecnologia 5x Dual Camera Zoom

A fabricante chinesa Oppo está distribuindo convites para um evento à imprensa na próxima quarta-feira (16). Ela promete revelar uma câmera para celulares capaz de zoom óptico de 10x. A empresa demonstrou há alguns anos uma câmera com zoom 5x. Os celulares à venda atualmente, como o Huawei P20 Pro, têm zoom óptico de no máximo 3x.

O convite da Oppo tem a frase “para ver em 10”, uma referência ao zoom óptico de 10x, e diz que o evento será realizado em Pequim, na China. Esta será a Conferência sobre o Futuro da Tecnologia de Comunicação; é um sinal de que talvez a empresa não lance um produto finalizado para consumidores, fazendo apenas uma demonstração.

Isso já aconteceu antes: na feira MWC de 2017, a Oppo revelou a primeira câmera para smartphones com zoom óptico de 5x. No entanto, essa tecnologia nunca chegou aos celulares — nem dela, nem de outra fabricante.

Como funciona o zoom óptico da Oppo

Na época, a Oppo explicou como isso funciona. O “5x Dual Camera Zoom” requer uma câmera dupla: basicamente, a luz entra em uma das duas câmeras e é desviada em 90 graus; dessa forma, os componentes da lente podem ocupar um espaço maior dentro do celular, alcançando um zoom mais alto.

Em mais detalhes: a câmera dupla tem um sensor principal com lente grande-angular, que recebe a luz diretamente tal como outros smartphones.

Enquanto isso, o sensor secundário tem uma lente teleobjetiva que fica “escondida” dentro do celular: há um furo para a luz entrar, e um prisma para desviá-la em 90 graus. Só então ela passa pelos elementos da lente, ampliando a imagem. A Oppo diz que isso foi inspirado nos periscópios de submarino.

Além disso, a estabilização óptica de imagem (OIS) foi aplicada diretamente na lente telefoto, para fotos mais nítidas mesmo no zoom máximo. E o módulo da câmera tem apenas 5,7 mm de espessura. A tecnologia é descrita em mais de 50 patentes da Oppo.

Infelizmente, essa câmera nunca foi adotada em smartphones. Mas, esta semana, talvez vejamos um aparelho com zoom óptico de 10x. Ficaremos de olho.

Com informações: MyDrivers, Mashable.

Receba mais sobre Oppo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados