Epic Games Store adota mesma política do Steam para reembolso de jogos

Loja da Epic Games permite devolver jogos 14 dias após a compra se você tiver jogado por no máximo 2 horas; veja como solicitar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Epic Games transformou seu launcher de Fortnite em uma loja de jogos que promete acirrar a concorrência no setor. Agora ela oferece a mesma política de reembolso que o Steam: você pode devolver games dentro de 14 dias após a compra se tiver jogado por no máximo 2 horas. Claro, há algumas exceções.

Como solicitar reembolso na loja da Epic Games?

Todos os jogos comprados na loja da Epic Games são elegíveis para reembolso. Você não precisa dar um motivo específico: basta acessar este link, clicar em Contate-nos e preencher o formulário — há a opção “Solicitação de reembolso”.

Você pode solicitar a devolução em até 14 dias após a compra, desde que tenha jogado por até 2 horas. Se você adquiriu um título na pré-venda, pode cancelar a compra antecipada a qualquer momento antes do lançamento; depois do lançamento, vale a regra geral (14 dias/até 2 horas).

E se você comprou um jogo e ele entrar em promoção? Sem problema: peça o reembolso e o adquira novamente a um preço mais baixo. “Não consideramos isso um abuso da política de reembolso”, diz a empresa.

A loja também fará reembolso dos itens digitais que você adquiriu na Epic Games Store para usar no jogo devolvido, “contanto que o conteúdo não tenha sido consumido, modificado ou transferido”. E os desenvolvedores terão a opção de reembolsar compras in-app.

Como a Epic Games devolve o valor pago?

A devolução do valor dependerá de como você fez o pagamento. Se foi por cartão de crédito ou PayPal, é mais fácil: o estorno virá em sua fatura. Se foi por boleto bancário ou internet banking (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil), a Epic diz que o reembolso será emitido “através de um método alternativo”. Como a loja ainda não possui um equivalente à Carteira Steam, a empresa provavelmente fará um depósito em sua conta bancária.

Há algumas restrições. Você não poderá solicitar reembolso de jogos em que você foi banido, ou nos quais você tenha violado os termos de serviço. E se a Epic decidir que você está abusando da política de reembolso, ela pode bloquear futuras devoluções. (O Steam tem uma regra mais específica: você só pode devolver o mesmo jogo uma vez.)

Essa é uma mudança importante para mim. Eu acabei me tornando um “entusiasta” de devoluções à medida que meu computador principal — um laptop com chip gráfico Nvidia GeForce GTX 660M — foi ficando velhinho para rodar os jogos mais recentes. Em alguns casos, preciso fazer a compra para descobrir que preciso devolver.

Epic Games cobra menos dos desenvolvedores

A Epic Games Store vem evoluindo rápido em pouco tempo. Ela ainda tem poucos títulos, mas promete cobrar sempre 12% da receita obtida pelo desenvolvedor, em vez dos 30% no Steam; isso “cobre os custos de operação da loja e ainda gera lucro”, segundo a empresa. Foi o bastante para atrair jogos indie e até mesmo The Division 2 da Ubisoft.

A loja deve ser aberta para todos os desenvolvedores no segundo semestre de 2019. Até lá, espero que a Epic Games passe a aceitar o real brasileiro: no momento, ela tem suporte apenas a nove moedas, incluindo dólar americano, euro e libra esterlina. O valor é convertido para reais no dia do pagamento.

Com informações: Epic Games, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados