Início » Brasil » CNH Digital ultrapassa um milhão de usuários após não exigir ida ao Detran

CNH Digital ultrapassa um milhão de usuários após não exigir ida ao Detran

CNH digital está em mais de um milhão de celulares Android e iPhones; motoristas podem emitir documento sem ir ao Detran

Por
40 semanas atrás

A CNH digital vem se tornando mais popular: a carteira de motorista está presente em mais de um milhão de celulares Android e iPhones. De acordo com a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), esse número aumentou 60% nas últimas três semanas. O motivo é simples: agora é possível emitir o documento sem ir a um Detran, facilitando o processo.

É possível obter a CNH digital de graça se você tiver uma carteira de motorista com QR Code impresso na parte interna; ela começou a ser emitida em maio de 2017. Você baixa o aplicativo Carteira Digital de Trânsito para iOS e Android, escaneia o QR Code, faz uma validação biométrica e pronto. O documento ficará disponível offline, funcionando mesmo sem acesso à internet.

Mais de 60 milhões de pessoas têm carteira de habilitação no Brasil. Desse total, 26 milhões possuem a versão mais recente com QR Code. Se você ainda estiver com o modelo antigo, precisa ir até o Detran para emitir a segunda via — o preço varia dependendo do estado.

São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás têm o maior número de CNHs digitais. Foram emitidos 223 mil, 76 mil e 70 mil documentos eletrônicos nesses estados, respectivamente.

A CNH digital pode ser usada como documento de identidade em órgãos públicos e no embarque de voos domésticos da Latam, Gol, Azul, Avianca e Passaredo. Além disso, ela pode ser exportada em PDF a partir do aplicativo; o arquivo terá o mesmo valor de uma cópia autenticada em cartório.

O app Carteira Digital de Trânsito inclui também o CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital). Trata-se da versão eletrônica do documento de licenciamento, que está disponível nos estados do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.

CNH eletrônica

CNH eletrônica

Como gerar a CNH digital no iPhone ou Android

Para gerar a CNH digital no seu celular ou tablet, basta realizar os passos a seguir:

  • baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store (iOS) ou Google Play (Android);
  • faça o cadastro no aplicativo, e realize a confirmação clicando em um link enviado por e-mail;
  • faça login no aplicativo e toque em Adicionar documento, que será a CNH digital;
  • escolha a opção Pelo celular (há também as opções “com certificado digital” e “sem certificado”);
  • escaneie o QR Code que fica na parte interna da CNH em papel;
  • faça a verificação biométrica usando a câmera do dispositivo;
  • informe seu número de celular para liberar a CNH digital;
  • crie uma senha de quatro dígitos que deverá ser digitada toda vez que a CNH digital for utilizada.

Lembre-se: isso funciona apenas caso você tenha uma carteira de motorista com QR Code; se não tiver, será necessário obter uma segunda via no Detran.