Início » Celular » WhatsApp ganha suporte a 3D Touch e a responder em particular

WhatsApp ganha suporte a 3D Touch e a responder em particular

Em modelos sem 3D Touch, como o iPhone XR, não é possível utilizar o atalho para os Status de contatos em um grupo

André Fogaça Por

O WhatsApp liberou, na semana passada, a possibilidade de responder usuários de grupos em particular no iPhone. O recurso já estava em testes no Android e vem ao iOS junto de mais ferramentas para o 3D Touch da plataforma da Apple.

A partir da versão 2.19.10, que foi liberada na semana passada na App Store, os usuários podem tocar com mais pressão no título de um grupo de mensagens, para receber informações sobre atualizações dos Status dos contatos que estão lá dentro. Outra novidade é que quem tem iPhone também pode responder, de forma privada, uma mensagem enviada em um grupo.

Para responder direto para uma pessoa específica, é necessário tocar na mensagem recebida dentro do grupo, depois tocar em “Mais” e em seguida em “Responder em particular”. Neste momento é aberta uma conversa com o remetente da mensagem em grupo, para uma resposta em particular.

Dentro da resposta particular, é possível notar que a mensagem vem de um grupo e qual grupo é. Por fim, o WhatsApp adicionou a possibilidade de inserir emojis e figurinhas no editor de fotos e vídeos.

Estes recursos começaram a chegar na semana passada, mas se você já está na versão 2.19.11, liberada hoje (15), já receberá todas elas. O iPhone XR, que não conta com 3D Touch, não exibe a função extra que depende do recurso.

Com informações: PhoneArena.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Smith

Sim, eu acho que o 3D Touch não tem nada de indispensável e que é possível substituí-lo por outras interações já comuns no mercado. Mas não acho que vamos longe discutindo, você gosta do recurso e sente falta, eu não gostei e nunca senti falta.

Jhon

Sugestões de como substituir o peek n pop com algo prático, fácil de usar e que não seja uma gambiarra? Atalho nos ícones com algo intuitivo? Multitarefa tão simples quanto?

Aqui o 3D Touch funciona naturalmente, mudei o nível de pressão necessário para o mínimo e nunca tive problemas.

John Smith

Dá. Nos exemplos que você citou esse recurso poderia ser facilmente substituído por um toque longo ou gestos. É tudo puramente questão de costume.

Eu particularmente falo por experiência propria. Achei horrível, incômoda, essa interação de ter que forçar o toque na tela.

Não vi essencialidade nesse recurso em momento nenhum e pra mim foi algo extremamente dispensável que inventaram só pra dizer que é exclusivo do iPhone.

Jhon

Entendo, mas há considerações a se fazer sobre ele poder ser substituído pelo toque longo.

Um ponto é em relação a usabilidade, em alguns casos realmente dá pra substituir, mas é bem diferente você ter o feedback imediato e você ter que ficar esperando a ação. Sem contar a parte do taptic engine, outra coisa que ajuda também na usabilidade.

O outro ponto é nas situações onde não dá pra substituir pelo toque longo, como por exemplo o peek n pop, a navegação pelo teclado (dá pra fazer pela barra de espaço, mas é uma região bem mais restrita), atalho nos ícones e multitarefa apertando pela lateral esquerda.

John Smith

No seu caso, como cliente da Apple você se habituou a usá-lo. Nada mais justo, o recurso tá lá e você pagou pelo aparelho.

Mas como eu disse mais abaixo a outro usuário, a funcionalidade que esse recurso traz não é nada indispensável ou inovadora, pois poderia ser substituída facilmente por um toque longo em 99% dos casos.

Jhon

A falta do 3D Touch foi o motivo pelo qual eu deixei de comprar o iPhone SE e recentemente o iPhone Xr. No meu caso uso bastante, acho muito prático e indispensável.

Cristina Nascimento

Queria o whatsapp do Mobilon
mais fácil eu ganhar na loteria 😭

farley ferreira silva

realmente

Rodrigo Gomes

Extra! Extra! André Fogaça não fala com Paulo Higa há quase 3 anos!

Valdir Casotti

eu uso até bastante, confesso que é um recurso inútil porem depois que você vai usando acaba ficando refem e sente falta... principalemnte para responder as notificações na tela e salvar uma imagem

John Smith

Problema dele é ser dispensável em 99% dos casos onde está presente, podendo ser substituído por um simples toque longo como qualquer outro aparelho.

Inclusive tem muitos locais na interface do iOS em que há interação via 3D Touch mas não tem nada via toque longo.

joaoserpa

Não é totalmente inútil, serve para aumentar uns R$ 400,00 o valor do aparelho

Gabriel Antonio

Eu gosto do force touch, funciona bem =)

Wees

mas para aparecer esse menu não precisa apertar, só segurar a tela 2 segundinhos

Franco Luiz

Tomara que meu comentario tenha afastado essas pessoas XD

Exibir mais comentários