Início » Celular » Google remove apps da Play Store que “espionam” seu histórico de chamadas e SMS

Google remove apps da Play Store que “espionam” seu histórico de chamadas e SMS

Google Play Store proíbe aplicativos que exigem acesso às suas mensagens e histórico de chamadas sem motivo aparente

Felipe Ventura Por

A Google Play Store está removendo aplicativos que, sem um bom motivo, exigem acesso às suas mensagens e histórico de chamadas. Isso será liberado apenas para apps de ligações e/ou SMS, e apenas se eles estiverem definidos como padrão. No ano passado, o Facebook se envolveu em uma polêmica por coletar dados sobre telefonemas e SMS no Android.

Foto por Bram.Koster/Flickr

Os desenvolvedores só poderão acessar o registro de chamadas ou SMS caso enviem um formulário solicitando essa permissão ao Google. Nas próximas semanas, a Play Store vai remover apps que não cumprem essa regra.

Se o app for selecionado como padrão para fazer chamadas, ele poderá acessar o histórico de ligações. Se for escolhido como padrão para enviar SMS, poderá visualizar as mensagens que o usuário enviou e recebeu. Os desenvolvedores tiveram 90 dias para enviarem o formulário ao Google ou para remover as permissões (se forem desnecessárias); essa mudança foi anunciada em outubro de 2018.

Mas e se o aplicativo quiser acessar apenas um SMS — para obter códigos de verificação, por exemplo? Nesse caso, o Android oferece a API chamada SMS Retriever que faz exatamente isso. Dessa forma, o desenvolvedor não precisa ver todo o seu histórico de mensagens.

As permissões de SMS e registro de chamadas “foram projetadas para permitir que os usuários escolham seu discador ou app de mensagens favorito”, explica o Google, “mas também foram usadas em muitas outras experiências que podem não exigir o mesmo nível de acesso”.

SMS / Cellphone / Pexels

Facebook coletava histórico de ligações e SMS no Android

Pouco após o escândalo Cambridge Analytica, usuários descobriram que o Facebook guardou o histórico de ligações e SMS em dispositivos Android entre 2015 e 2017. O aplicativo pedia acesso a seus contatos e usava uma API antiga (do Ice Cream Sandwich) para levar junto seus dados de chamadas e mensagens.

O parlamento do Reino Unido divulgou e-mails internos do Facebook relacionados a esse caso. Um gerente de projetos disse em 2015 que o app do Messenger iria adicionar um recurso que “permite enviar continuamente o registro de SMS e ligações para o Facebook”. A ideia era melhorar algoritmos que dão sugestões de amizade e que organizam os posts no feed de notícias.

Ele avisava: “isso é algo bastante arriscado de se fazer de uma perspectiva de relações públicas”. Yul Kwon, defensor de privacidade no Facebook, disse que isso não seria um problema: era possível atualizar o app com mais permissões sem que o usuário soubesse. “Isso nos permitiria atualizar os usuários sem submetê-los a uma caixa de diálogo de permissões do Android”, escreveu Kwon. Desde 2017, as APIs do Android para acessar contatos não fornecem mais o histórico de ligações e SMS.

O iOS adota uma política mais restrita. O sistema libera acesso ao histórico de chamadas e SMS para apps que bloqueiam spam, por exemplo. Isso é feito através da API CallKit, e o desenvolvedor precisa de autorização da Apple para usá-la. O Google passou a fazer algo semelhante.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jayson Silva

Eu tentei aqui e deu certo. Consegui abrir, mas não fiz nenhum pagamento ainda, vamos ver.
Testei com o 99 agora, e este ainda não abre se você negar acesso às ligações telefônicas.

Nos dois casos é bem ridículo mesmo, mas o 99 nem abre mesmo, pqp.

farley ferreira silva

quais ?????

é ridiculo mas acho que voce nao consegue desativar isso pq ai o app nao abre. pelo menos era assim antes.

Jayson Silva

Obrigado por comentar isso.
Acabei de desativar as permissões do app.
Não quero que removam, pq ele é bem útil pro meu tipo de uso.
Mas é bizarro eles pedirem acesso à esse tipo de coisa. Não faz sentido.

Podiam ja remover o RecargaPay que quer ter acesso a todos os contatos do seu telefone (provavelmente pra alimentar banco de dados e spam) com a desculpa que é por "segurança"

Keaton

Engraçado que o Play Store requer ambas permissões...

Felipe Ventura

Eles arrumaram! "A partir de agosto de 2018, novos aplicativos deverão ser desenvolvidos com a API do Android Oreo em mente; em novembro, a regra passa a valer para atualizações de softwares já existentes. A exigência será renovada a cada ano; em 2019, é a vez de os desenvolvedores se adaptarem para o Android Pie." https://tecnoblog.net/23042...

Raphael

Precisei fazer isso mesmo, por sorte vi as informações na lista de mudanças da atualização.

Andre Kittler

Importante para usuários do Cerberus:
Update the app from our website
Open Settings -> Apps -> Cerberus -> Permissions
Disable and re-enable Phone and SMS permissions

Baidu feat MC Brinquedo

Essa tática de api antiga é tão velha que eu até achava que já tivessem arrumado.

Franco Luiz

Sao tantos pra remover que vai demorar em

Diego Medeiros

E nessa leva de mudanças de permissões o Google inviabilizará aplicativos como o ACR (Gravação de Chamadas), entre outros, a partir do Android Pie.

Sabe aquela alternativa de poder gravar o atendente da Vivo, Claro ou TIM falando um bocado de asneira e você ter uma prova contra a empresa? Lembra que nem sempre a solicitação da gravação na operadora funciona? Sabe aquela ligação misteriosa que um consultor que a própria operadora desconhece?

Então, o Google simplesmente cagou pra isso no Android. Você pode se perguntar: "Não criaram um formulário para os desenvolvedores enviarem a solicitação do uso das permissões?". A resposta está aqui:
https://www.reddit.com/r/an...

Em resumo, independente do país ter legislação que permita a gravação (com validade jurídica) por somente uma das partes, o usuário do Android não terá opção a partir de agora.

Na thread no Reddit alguns usuários se perguntam se isso não deixa de ser uma tática do Google para dificultar a criação de discadores e etc. A resposta é só uma: monopólio. Deixamos na mão de somente uma empresa o que deve ou não valer pro sistema mobile mais usado no mundo.

John Smith

E eu continuo impressionado como a Google é incrivelmente lerda pra promover certas mudanças no Android.

Esse sistema bagunçado de permissões deveria ser melhorado há muito tempo. O que o iOS tem de bom eles não copiam... tomara que as coisas melhorem um pouco com o substituto do Android.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

e lá vai os apps de stickers do whatsapp sumirem....

IMSAI8080

Google não quer concorrência ;)

Exibir mais comentários