Início » Computador » Intel Core i9-9990XE é um processador poderoso que não terá preço

Intel Core i9-9990XE é um processador poderoso que não terá preço

Core i9-9990XE deverá ser o processador mais poderoso da Intel para desktops, mas só estará à venda via leilão online para fabricantes

Emerson Alecrim Por

A Intel anunciou vários processadores Core de 9ª geração na CES 2019, mas um ficou de fora: documentos obtidos pelo AnandTech revelam que a companhia está prestes a lançar o Core i9-9990XE, que virá para ser a opção mais poderosa da companhia para desktops. Só tem um detalhe: esse chip não terá preço oficial.

Intel Core i9

Hoje, o processador mais poderoso da Intel para o segmento é o Core i9-9980XE. O modelo conta com 18 núcleos, 36 threads, frequência de 3 GHz (máximo de 4,5 GHz) e TDP de 165 W. É de se presumir então que o Core i9-9990XE vai ser uma versão melhorada do Core i9-9980XE, certo?

Na verdade, não vai: se os documentos estiverem corretos, o Core i9-9990XE vai trazer 14 núcleos, 28 threads, frequência de 4 GHz (máximo de 5 GHz) e TDP de 255 W. Sabe-se também que o chip terá como base o soquete LGA 2066 e compatibilidade com o atual chipset X299.

Essas características fazem o Core i9-9990XE parecer uma versão turbinada do Core i9-9940X (14 núcleos, 28 threads, frequência padrão de 3,3 GHz e TDP de 165 W), ou seja, com clock maior e consumo de energia espantoso.

O detalhe que mais chama atenção é justamente a questão do preço. O Core i9-9980XE foi lançado com valor sugerido de US$ 1.979, então dá para imaginar algo próximo disso para o Core i9-9990XE. Mas só imaginar: muito provavelmente, a Intel irá comercializá-lo em um sistema de leilão online, o que significa que o preço não será fixo, embora certamente terá um lance mínimo.

Chip Intel Core X

A cada trimestre, fabricantes de computadores (OEMs) serão chamados para participar do leilão. O primeiro deverá acontecer nos próximos dias. Certamente, marcas especializadas em PCs para jogos estarão entre elas.

Por que leilão em vez do sistema tradicional de distribuição? Como a Intel não comentou o assunto, não se sabe ao certo. Mas é possível que a companhia tenha uma limitação de escala na produção do Core i9-9990XE. Ao recorrer ao leilão, ela não precisará se comprometer com um número mínimo de unidades: a Intel pode simplesmente vender o que estiver disponível.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Não falo APENAS dessa série... FX-9590 é octa core e consome 220W...

Ps.: dobro de nucleos e desempenho igual ou inferior...

Ismael Soto [N3rd]

Só vejo desinformados Fanboys da Intel ver o nome da CPU (i9 9990XE) e dizer que é melhor que o i9 9980XE! :P

Ismael Soto [N3rd]

Porém esses esfomeados, Threadripper, tem o dobro de núcleos...

Keaton

"TDP de 255W"

Lembra quando um processador da AMD que tinha TDP de 150W era considerado um absurdo de consumo? (Embora a AMD também tenha uns processadores bem esfomeados...)

David Müller

vo comprar 2 e colocar em um lago, pra criar uma fonte termal

Diego Canto Rodrigues

Meu deus, a Intel tá completamente perdida. A AMD tá roubando o posto dela e a única coisa que ela roubou de volta foi a fama de Processador multi-uso™, também é Aquecedor de ambiente. Gosto que a AMD esteja melhorando nos dois frontes. A Radeon VII não foi tudo isso, mas pelo menos temos algo que bata com a RTX 2080 (não TI). E isso incomodou bastante a NVidia. Tanto que o CEO deles ficou histérico desdenhando a AMD.
E do outro lado temos a Intel que nem barata tonta banhando o mercado com processadores sem sentido numa tentativa de continuar relevante.
Isso é excelente porque obriga todo mundo a se desenvolver, sair do safe-place deles.
Espero que nos próximos anos AMD, Intel e NVidia progridam e nos dêem opções.

P.S.: Parece que a Intel voltou a trabalhar no campo de GPUs. Só falta a NVidia fazer processador audhaudh

RODRIGO OLIVEIRA

... Que não terá preço, você poderá trocá-lo por um rim seu. 👏🙄👍

Batista Clive

Isso é pra quem tem mais dinheiro do que bom senso!

USER

Em 2030 compro ele na Santa Efigênia semi-novo, bem provável que num Dell com SSD de 500 GB, 16GB de RAM por R$ 2.030,00, se o dólar não ultrapassar $4....

Alexandre

Intel a serviço do lado negro da força!!!
Por estas e outras, torço muito pela AMD e outros fabricantes, para lançarem produtos melhores e mais competitivos.
Sobre a questão dos leilões....PQP....Essa foi demais.
A Intel se acha a última bolacha do pacote!!!

Palhaço dançarino B/W

Será vendido em leilão?! Coroi!

Gl4diador

Intel quer elevar os 14nn até eles explodirem só pode, vai precisar de resfriamento à nitrogênio líquido pra não queimar essa bomba pode até ter um desempenho bom com esse clock elevado e todos esses núcleos, mas a arquitetura de 14nn não suporta mais tantos núcleos sem esquentar extremamente muito aí e partir pros 10nn pq AMD já trará logo os ryzen 3 em 7nn aí veremos o quão os núcleos extras vão nos beneficiar no dia a dia não só em aplicações de vídeo e render que só um nicho pequeno utiliza.

Kennethy Anderson

pra que chuveiro elétrico pra banho quente se você pode usar ele pra aquecer a água da casa

Gedson Junior

Imagina o calor q isso gera!

Phyxsyus

Threadripper com zen 2 manda um abraço do futuro dos processadores de workstation.

Exibir mais comentários