O que é RCS? (sucessor do SMS)

Saiba o que é RCS, o padrão de mensagens criado para substituir o SMS, e conheça suas vantagens

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Google / Chat / RCS

Você já deve ter ouvido sobre o RCS. Trata-se de um novo padrão de mensagens por celular, desenvolvido para substituir o antiquado SMS, que faz a cobrança através da franquia de dados e não por cada mensagem enviada. O sistema traz os mesmos recursos de aplicativos como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e etc.

O que é RCS?

O RCS (Rich Communications Service) é um novo protocolo de comunicação, que funciona da mesma forma que o SMS, utilizando a infraestrutura das operadoras de telefonia. Pense nele como um mensageiro instantâneo, padronizado e atualizado.

O RCS traria os mesmos recursos dos apps de mensagens mais populares:

  • Envio de mensagens com mais de 160 caracteres;
  • Suporte a mensagens de áudio e vídeo;
  • Envio de arquivos, imagens e adesivos;
  • Suporte à criação de grupos de conversa;
  • Possibilidade de usar o Wi-Fi;
  • É possível ver outro usuário digitando, e etc.

O RCS é melhor que o SMS?

Sim. Além de todos os recursos já presentes nos apps de mensagens, a cobrança será feita com base na quantidade de dados consumidos, e não por mensagem enviada. Por muito tempo, o alto custo do SMS, principalmente no Brasil, foi uma fonte de renda absurda para as operadoras, mas com a ascensão de soluções como WhatsApp, Telegram, Messenger, Signal e outros, essa fonte vem secando, ano após ano.

Outra vantagem do RCS é da interoperabilidade: o protocolo vem sendo desenvolvido para permitir a comunicação entre usuários de todas as operadoras, desde que elas entrem no projeto.

Quem poderá usar o RCS?

Mensagens via RCS

Todos os usuários de celulares Android estão previamente habilitados para usar RCS. O Google introduziu o padrão próprio Jibe RCS, que depende do seu app Mensagens. Caso uma empresa opte por outra solução, não há problema: o protocolo permite a comunicação entre todos, mesmo usando apps de mensagens diferentes.

A exceção são os usuários de iPhone (iOS): o iMessage utiliza outro padrão e, até o momento, a Apple não sinalizou a menor vontade de aderir ao protocolo. A empresa não quer tornar compatível o seu aplicativo de mensagens, cujos recursos exclusivos são cruciais para trazer novos usuários para o iOS. Caso um usuário de iPhone se comunique com outro de RCS, a mensagem será enviada como um SMS ou MMS.

Curiosamente, houve uma época em que a Apple sugeriu tornar o iMessage o padrão das operadoras, da mesma forma que o Google tenta hoje.

Quando o RCS vai chegar ao Brasil?

Mensagens RCS
Imagem: Everton Favretto

Por aqui, Vivo, Claro e Oi confirmaram a adesão ao protocolo RCS, com a última já tendo iniciado as operações. A Tim já anunciou que não usará o padrão do Google, adotado pelas demais operadoras brasileiras, mas não revelou maiores informações. Já as demais ainda não dizem quando ativarão o recurso no país.

Com o RCS todos poderão se comunicar com todos, independente do fornecedor da tecnologia ou operadora. A menos, é claro, que você tenha um iPhone.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre RCS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados