Google instala 1,6 milhão de painéis solares em novos data centers

A superfície de coleta de energia é do tamanho de 65 mil tetos de casas que contam com painéis solares

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google anunciou hoje (16) que instalou 1,6 milhão de painéis solares para dois novos data centers da empresa, sendo um deles no estado americano do Tennessee e outro no Alabama. Localizados em fazendas solares, as maiores que o Google já criou, o objetivo é de iniciar as operações dos locais utilizando apenas energia renovável.

Os locais com placas solares, quando estiverem operando em plena capacidade, produzirão 150 megawatts de energia – cada uma e com uma superfície de coleta de energia que é comparável ao de 65 mil casas que utilizam energia solar. O objetivo do Google é de diminuir ainda mais a dependência de energia que é gerada sem o uso de fontes renováveis, além de eliminar o custo energético de boa parte de seus prédios.

Este plano foi assinado em 2016 e tinha 2017 como meta para ter a energia produzida por fontes que não emitem carbono – como energia produzida por usinas termelétricas, comuns nos Estados Unidos. Ainda não deu certo, mas o gigante das buscas está caminhando para concluir o plano em pouco tempo.

Em um relatório publicado em outubro do ano passado, o Google afirmou que há locais onde a meta já foi concluída, como na Finlândia, Holanda, Taiwan e nos estados americanos da Carolina do Norte e Iowa.

Com informações: Google.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados