Início » Aplicativos e Software » Microsoft separa Cortana da barra de buscas no Windows 10

Microsoft separa Cortana da barra de buscas no Windows 10

Windows 10 cria botão próprio para assistente pessoal Cortana; barra de buscas continua ao lado do botão Iniciar

Felipe Ventura Por

O Windows 10 está separando a Cortana da barra de buscas ao lado do botão Iniciar. Dessa forma, a Microsoft consegue melhorar a experiência de pesquisa a partir da barra de tarefas. Isso também significa que a assistente está perdendo um pouco de espaço no sistema operacional.

A Microsoft já estava separando as buscas da Cortana desde o mês passado, mas apenas para alguns membros do Windows Insider. A novidade será distribuída para todos os testadores na build 18317. "Isso permitirá que cada experiência inove de forma independente para atender melhor seus públicos-alvo e casos de uso", explica Dona Sarkar, chefe do programa Insider.

Ao clicar na caixa de pesquisa, na barra de tarefas, você acessará a interface para encontrar arquivos e pastas. Ela possui mais opções de filtro de busca e oferece suporte ao novo tema claro. Enquanto isso, o ícone da Cortana leva você direto à assistente digital.

O Windows 10 está ganhando uma indexação de pesquisa mais poderosa: o sistema pode pesquisar todas as suas pastas e unidades de disco por padrão, em vez de ficar limitado a seus documentos, imagens, vídeos e área de trabalho.

Para ativar isso, vá em Configurações > Cortana > Pesquisa do Windows e, na seção Localizar meus arquivos, selecione Aprimorado. O processo leva cerca de 15 minutos (ou mais se você tiver muitos arquivos). É preciso rodar a build 18267 ou superior.

Microsoft adiciona recursos à Cortana

A Microsoft não esqueceu a Cortana no churrasco: a assistente ainda vem recebendo algumas novidades, ainda que restritas a poucos países. Por exemplo, ela ganhou integração com o Microsoft To-Do, um dos melhores aplicativos de lista de tarefas; isso funciona nos EUA, Reino Unido, Índia e Austrália.

No entanto, uma das novidades mais empolgantes da Cortana é que... ela ficará em silêncio se o usuário fizer uma instalação limpa. Não será necessário ouvir a assistente ao instalar o Windows 10 Pro, Enterprise ou Education em um computador, evitando situações como esta:

A Microsoft vem aprimorando a experiência de outras áreas do Windows 10, como o menu Iniciar. Até então, ele rodava no processo ShellExperienceHost; a partir da build 18317, ele fica separado em um novo processo chamado StartMenuExperienceHost. A ideia é evitar engasgos caso o sistema tenha algum problema; ele também não entrará em modo suspenso para abrir mais rápido.

A próxima versão do Windows 10, chamada internamente de 19H1, deve ser lançada em abril. Isso, claro, se a Microsoft não encontrar algum problema: a atualização de outubro de 2018 ainda não chegou à maioria dos PCs.

Com informações: Microsoft.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paula Tejando
Esse lixo de cortana era pra ser um app instalavel pela loja, usaria quem quisesse.
Tiago Faustino
Sim! O interessante que no iPhone é meio parecida também a indexação (bizarra rs).
paulo yan
A barra de tarefas vai ter esse tema branco mesmo?
paulo yan
Quando você fala bizarro quer dizer em um sentido bom né? Pq o Spotlight é excelente.
johndoe1981
Tenho um notebook que não funciona a suspensão. Ele faz é desligar. Mas acho que é defeito no hardware, não no Windows em si.
johndoe1981
De vez em quando eu vejo um picos de uso de CPU e RAM no Gerenciador de Tarefas. Boa parte das vezes esses picos são causados pelos processos e serviços referentes à Cortana.
johndoe1981
Já era hora, ô troço inútil essa Cortana. Só faz deixar a pesquisa mais demorada e consumir recursos. Não acha quase nada e quase sempre joga no Bing.
Leumas Ninguem
O meu acontece a mesma coisa kkkk
Comentário Mil Grau℗
Nunca usei a Cortana e continuarei não usando, acho desnecessário.
Raphael Souza
Depois que mataram o Windows Phone a Cortana perdeu boa parte da razão de existir.
Tiago Faustino
Pra quem já foi usuário MacOS sabe que a indexação de arquivos dele é bizarra. E procurava algo parecido no Windows. A busca padrão não é lá essas coisas. Aí achei um aplicativo chamado Everything (VoidTools) que faz sua própria indexação. Devem ter outras opções. Mas este é simples e fácil de usar.
tuneman
sim, o mesmo já acontecia com a instalação de fábrica do Windows.Eu formatei para o Win10 LTSB justamente pela lentidão enorme do sistema.Agora isso não é um "problema", pois esperamos ele finalizar o desligamento pra fechar a tampa.
Trovalds
Sim. O driver que a própria MS instala normalmente é um driver "genérico" e não cobre algum recurso diferenciado que o fabricante do equipamento possa ter colocado. O ideal nesse caso é usar os drivers que o fabricante fornece na página de suporte deles. Mas como eu disse antes: é "tentativa e erro".
Trovalds
Bom, pelo menos a MS agora dá mais ouvidos à comunidade. Se fosse noutros tempos, ia ficar tudo como ELES projetaram e quem sabe um dia eles resolvam separar o recurso. Claro, isso já devia ter acontecido há tempos mas pelo menos chegou.
tuneman
Numa instalação limpa? Mais provável que seja um bug, tipo aquele do HD 100%
Trovalds
Isso é problema com algum driver de dispositivo. Já vi notebook com esses comportamentos estranhos e a correção é trocar o driver. Mas em se tratando de Windows é muito "tentativa e erro".
Drax
Vim comentar só pelo vídeo. Parece minhas tias conversando kkkk
Kodos Otros
Eternas, padrão Microsoft.
tuneman
Uma coisa que me irritava muito: deixava ele suspenso com a tampa fechada e ele ligava sozinho de madrugada. Ele reconhecia algum movimento do mouse e despertava.
tuneman
Jura que eu não fiz exatamente isso?Entendeu o que acontece? Ele está desligando, mas se eu fechar a tampa antes do processo concluir ele suspende.
Antony
Mas você pode configurar, pelas configurações de energia, qual comportamento você quer ao clicar no botão desligar/fechar a tampa do notebook.
Mickão
Eu to bem habituado a usar o comando Windows + Q pra pesquisar, então no meu caso não vai fazer diferença alguma, mas ótimo pros que não gostam da Cortana toda hora sendo ativada.
Marcos Soares Santos
aconteceu muito comigo. ou quando ponho pra desligar e misteriosamente volta pra tela inicial, ou pior, quando eu fecho a tampa e deixo suspendido e o video que deixei PAUSADO na hora de fechar a tampa começa a tocar com a tampa FECHADA, DO NADA!
Marcos Soares Santos
kkkkkk esse video da cornata parece um galinheirobtw a cortana, pelo menos em português é um peso morto! não sei se tem a ver, mas os recursos da cortana degradam demais o HD. deveria sumir ou ser totalmente modular e mais funcional
Jaubert Machado
Enquanto o motor de pesquisa for Bing essa barra de pesquisa e nada pra mim da na mesma.
Irineu Silva
Tbm desativo, uso a pesquisa apenas para programas e até então não vi diferença nesse quesito quando ativado
Irineu Silva
Espero que a função pesquisar fique mais leve então.
gabriel garcia
Como ? Eu sem querer instalei a Enterprise kkkkkk mas n senti diferença alguma
Julio Hermisdolf
Não uso Cortana pra nada...
Capitão Caverna
Uma das primeiras coisas que faço é desativar a indexação dos arquivos.Não tenho esse costume de pesquisar os meus arquivos.
Paul
Eu acho uma boa ideia separar msm. Quem quer usar a Cortana, clique nela e use. Quem só quer pesquisar algo no PC, usa a pesquisa padrão sem nenhum fru-fru.
Paul
Dá pra desligar definitivamente, mas só na versão Enterprise. Kkk
Paul
Pq atualmente a Alexa é que tem ganhado bastante suporte e funcionalidades nesse mercado de assistentes. Pq vc acha q todo mundo começou a lançar smartspeaker? Só depois do sucesso do Amazon Echo. O mercado já abraçou a Alexa.A concorrência real pra ela é o Google Assistente.
Baidu feat MC Brinquedo
Só queria desligar essa porcaria definitivamente (sem quebrar o menu iniciar).Será que agora vai ?
Renan Maia Fernandes
Dinheiro, simplesmente isso, a Cortana é uma assistente pessoal normal, próxima ao que a Siri é, mas no caso da Cortana, o alcance dela é menor já que a Microsoft não tem um sistema móvel difundido como o iOS. Já a assistente do Google é mais próxima a Alexa, ela exploram mais o pessoal de cada pessoa, a privacidade, dando mais sugestões.......... em compras, e a Alexa, como é da Amazon, praticamente o foco dela é isso, sugerir e fazer a pessoa comprar produtos da Amazom e assim, gerar mais dinheiro pra empresa.
tuneman
sabe uma coisa que eu detesto? quando eu mando desligar, fecho a tampa e ele suspende....no dia seguinte eu abri a tampa e ele retorna "desligando"
Breno
Espero que a Microsoft aprimore a Cortana. Não entendo essa valorização encima da Alexa.
Mario Bros
Windows e suas gambiarras