Microsoft separa Cortana da barra de buscas no Windows 10

Windows 10 cria botão próprio para assistente pessoal Cortana; barra de buscas continua ao lado do botão Iniciar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Windows 10 está separando a Cortana da barra de buscas ao lado do botão Iniciar. Dessa forma, a Microsoft consegue melhorar a experiência de pesquisa a partir da barra de tarefas. Isso também significa que a assistente está perdendo um pouco de espaço no sistema operacional.

A Microsoft já estava separando as buscas da Cortana desde o mês passado, mas apenas para alguns membros do Windows Insider. A novidade será distribuída para todos os testadores na build 18317. “Isso permitirá que cada experiência inove de forma independente para atender melhor seus públicos-alvo e casos de uso”, explica Dona Sarkar, chefe do programa Insider.

Ao clicar na caixa de pesquisa, na barra de tarefas, você acessará a interface para encontrar arquivos e pastas. Ela possui mais opções de filtro de busca e oferece suporte ao novo tema claro. Enquanto isso, o ícone da Cortana leva você direto à assistente digital.

O Windows 10 está ganhando uma indexação de pesquisa mais poderosa: o sistema pode pesquisar todas as suas pastas e unidades de disco por padrão, em vez de ficar limitado a seus documentos, imagens, vídeos e área de trabalho.

Para ativar isso, vá em Configurações > Cortana > Pesquisa do Windows e, na seção Localizar meus arquivos, selecione Aprimorado. O processo leva cerca de 15 minutos (ou mais se você tiver muitos arquivos). É preciso rodar a build 18267 ou superior.

Microsoft adiciona recursos à Cortana

A Microsoft não esqueceu a Cortana no churrasco: a assistente ainda vem recebendo algumas novidades, ainda que restritas a poucos países. Por exemplo, ela ganhou integração com o Microsoft To-Do, um dos melhores aplicativos de lista de tarefas; isso funciona nos EUA, Reino Unido, Índia e Austrália.

No entanto, uma das novidades mais empolgantes da Cortana é que… ela ficará em silêncio se o usuário fizer uma instalação limpa. Não será necessário ouvir a assistente ao instalar o Windows 10 Pro, Enterprise ou Education em um computador, evitando situações como esta:

A Microsoft vem aprimorando a experiência de outras áreas do Windows 10, como o menu Iniciar. Até então, ele rodava no processo ShellExperienceHost; a partir da build 18317, ele fica separado em um novo processo chamado StartMenuExperienceHost. A ideia é evitar engasgos caso o sistema tenha algum problema; ele também não entrará em modo suspenso para abrir mais rápido.

A próxima versão do Windows 10, chamada internamente de 19H1, deve ser lançada em abril. Isso, claro, se a Microsoft não encontrar algum problema: a atualização de outubro de 2018 ainda não chegou à maioria dos PCs.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados