Início » Celular » Android Q expande modo noturno e prepara modo desktop

Android Q expande modo noturno e prepara modo desktop

Google expande modo escuro no Android Q para mais partes da interface e apps de terceiros; modo desktop pode ser semelhante ao Samsung DeX

Felipe Ventura Por

O Google vai finalmente expandir o modo noturno com o Android Q; ele está disponível no Android 9 Pie de forma limitada. A próxima versão do sistema traz um dark mode presente em diversas partes da interface, inclusive em apps de terceiros. Há ainda um controle maior sobre apps que acessam sua localização, e até mesmo um modo desktop que pode ser semelhante ao Samsung DeX.

O XDA Developers obteve uma versão preliminar do Android Q e conseguiu rodá-la no Pixel 3 XL. O modo noturno funciona em diversas partes da interface: as configurações, tela inicial, e o app Arquivos ganham um fundo cinza-escuro.

Enquanto isso, o controle de volume, painel de configurações rápidas e as notificações ficam em preto. As notificações também adotam o fundo escuro. O recurso pode ser habilitado manualmente em Configurações > Tela ou configurado para determinados horários (das 18h às 8h, por exemplo).

E quanto aos apps de terceiros? Aí está uma novidade bacana: o Android Q consegue forçá-los a adotar o dark mode. Há uma opção de desenvolvedor chamada “override force-dark” que habilita o modo noturno no discador, Google Chrome e outros aplicativos sem esse recurso de forma nativa.

Claro, isso nem sempre funciona direito: o Facebook fica perceptivelmente quebrado em algumas partes, com texto branco sobre fundo branco. Mas é um avanço: o Google só descobriu recentemente que o modo escuro economiza bateria em celulares com tela OLED, e ainda recomenda fundo branco no Material Design.

O Android Pie já possui um tema escuro que você pode ativar em Configurações > Tela > Avançado > Tema do dispositivo. No entanto, ele é limitado: o dark mode aparece somente na barra de configurações rápidas, gaveta de aplicativos, controle de volume, caixa de diálogo para desligar/reiniciar e Google Now. Apps de terceiros e até mesmo notificações ficam de fora.

Android Q pode dar localização só para apps em uso

Há outras novidades visíveis no Android Q. Será possível liberar o acesso ao seu local apenas quando o aplicativo estiver em uso, tal como no iOS. Uma caixa de diálogo mostra quais aplicativos estão acessando a localização do seu dispositivo. E você também pode ver quais aplicativos têm acesso liberado ou negado a uma determinada permissão (como o microfone).

Por fim, há uma opção para desenvolvedores chamada “force desktop mode”, que serve para “forçar o modo experimental de desktop em telas secundárias”. Isso parece algo semelhante ao Samsung DeX, só que implementado de forma nativa pelo Google; no entanto, o recurso ainda não funciona.

O Android Q deve ser lançado no terceiro trimestre. É possível que a primeira prévia para desenvolvedores chegue até março, assim como foi com o Pie no ano passado.

Com informações: XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Miguel

brega. Mas gosto é gosto né amigo rsrs

Alex Daniel

https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c...

Pelo menos é personalizável, e o IOS que nunca muda desde o Iphone 4? Podre.

Miguel

Android é feio demais

nice guy

Eles não só sabem como pediram desculpa pelo vacilo:

https://youtu.be/N_6sPd0Jd3g

nice guy

O consumo não é o mesmo, existe sim diferença dependendo da cor:

https://www.androidpolice.c...

Jefferson Rodrigues

Qual smartphone é o seu?

Jefferson Rodrigues

LG tambem disponibiliza o dark mode no K10 Power.

Franco Luiz

sim altera

Jackson Brandão

Altera ate na parte de configurações? Uma vez muito tempo atras fiz isso mas só mudava o wallpapers e os icones dos aplicativos.

Gabriel Arruda

Fiquei pedindo um modo escuro para o MacOS a vida inteira, quando chegou percebi que prefiro o tema claro mesmo.

Maxnoob

Só ir na lojinha de temas da samsung e baixar

Maxnoob

Na OxygenOS parece ainda mais https://uploads.disquscdn.c...

Jackson Brandão

Como assim samsung tema dark desde o Android 5? Como faço pra fazer isso?

Rafael Moreira

E olha que o Pixel 2 e 3 usa tela P-OLED, é tão simples deixar só preto.

Rafael Moreira

Xiaomi e Oneplus sempre será mais rápido que um Pixel, visto que eles adiciona 6/8gb de RAM e processador Snapdragon sempre atual. Agora se nivelar a quantidade de RAM e processador desses chineses o mesmo que é usado no Pixel a história muda.

Porém isso nunca vai acontecer, visto que o forte da Oneplus e Xiaomi é justamente investir pesado no hardware, mais esquece outros fatores como a câmera. Quem compra esses aparelhos compra mais pelo preço x hardware. Em se tratando de qualidade da câmera deixa muito a desejar.

Tem até um mod da gcam para esses aparelhos, mais a qualidade não é 100% igual no Pixel. Resumindo, hardware brutal Xiaomi/OP, conjunto da obra Pixel, linha Note e S da Samsung, Huawei P20 Pro.

Exibir mais comentários