Android Q expande modo noturno e prepara modo desktop

Google expande modo escuro no Android Q para mais partes da interface e apps de terceiros; modo desktop pode ser semelhante ao Samsung DeX

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses

O Google vai finalmente expandir o modo noturno com o Android Q; ele está disponível no Android 9 Pie de forma limitada. A próxima versão do sistema traz um dark mode presente em diversas partes da interface, inclusive em apps de terceiros. Há ainda um controle maior sobre apps que acessam sua localização, e até mesmo um modo desktop que pode ser semelhante ao Samsung DeX.

O XDA Developers obteve uma versão preliminar do Android Q e conseguiu rodá-la no Pixel 3 XL. O modo noturno funciona em diversas partes da interface: as configurações, tela inicial, e o app Arquivos ganham um fundo cinza-escuro.

Enquanto isso, o controle de volume, painel de configurações rápidas e as notificações ficam em preto. As notificações também adotam o fundo escuro. O recurso pode ser habilitado manualmente em Configurações > Tela ou configurado para determinados horários (das 18h às 8h, por exemplo).

E quanto aos apps de terceiros? Aí está uma novidade bacana: o Android Q consegue forçá-los a adotar o dark mode. Há uma opção de desenvolvedor chamada “override force-dark” que habilita o modo noturno no discador, Google Chrome e outros aplicativos sem esse recurso de forma nativa.

Claro, isso nem sempre funciona direito: o Facebook fica perceptivelmente quebrado em algumas partes, com texto branco sobre fundo branco. Mas é um avanço: o Google só descobriu recentemente que o modo escuro economiza bateria em celulares com tela OLED, e ainda recomenda fundo branco no Material Design.

O Android Pie já possui um tema escuro que você pode ativar em Configurações > Tela > Avançado > Tema do dispositivo. No entanto, ele é limitado: o dark mode aparece somente na barra de configurações rápidas, gaveta de aplicativos, controle de volume, caixa de diálogo para desligar/reiniciar e Google Now. Apps de terceiros e até mesmo notificações ficam de fora.

Android Q pode dar localização só para apps em uso

Há outras novidades visíveis no Android Q. Será possível liberar o acesso ao seu local apenas quando o aplicativo estiver em uso, tal como no iOS. Uma caixa de diálogo mostra quais aplicativos estão acessando a localização do seu dispositivo. E você também pode ver quais aplicativos têm acesso liberado ou negado a uma determinada permissão (como o microfone).

Por fim, há uma opção para desenvolvedores chamada “force desktop mode”, que serve para “forçar o modo experimental de desktop em telas secundárias”. Isso parece algo semelhante ao Samsung DeX, só que implementado de forma nativa pelo Google; no entanto, o recurso ainda não funciona.

O Android Q deve ser lançado no terceiro trimestre. É possível que a primeira prévia para desenvolvedores chegue até março, assim como foi com o Pie no ano passado.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais sobre Android 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados