Início » Internet » Facebook nega usar desafio #10yearchallenge para reconhecimento facial

Facebook nega usar desafio #10yearchallenge para reconhecimento facial

Desafio #10yearchallenge envolve postar foto de 2009 e 2019 no Twitter, Facebook ou Instagram; dados poderiam treinar reconhecimento facial

Felipe Ventura Por

A ideia do desafio #10yearchallenge é simples: você posta uma foto atual e outra de 2009, para mostrar aos seus seguidores do Twitter, Facebook ou Instagram como sua aparência mudou nos últimos dez anos. Então a empresária Kate O’Neill levantou uma teoria: e se isso fosse usado para treinar algoritmos de reconhecimento facial? E se o Facebook estivesse por trás disso?

Imagem por teguhjati pras/Pixabay

O’Neill não fornece qualquer evidência de que o Facebook esteja fazendo isso, mas seu artigo na Wired acabou viralizando, e a rede social decidiu responder.

“O desafio de 10 anos é um meme criado pelos usuários que começou por conta própria, sem o nosso envolvimento”, diz a empresa em sua conta oficial no Twitter. “É uma prova da diversão que as pessoas têm no Facebook, e só.”

Como os dados do #10yearchallenge poderiam ser usados

Em seu artigo, O’Neill diz que este meme não é inerentemente perigoso, mas “a possibilidade de reconhecimento facial é amplamente plausível, e indicativa de uma tendência que as pessoas deveriam conhecer”. Os dados serviriam para estimar a aparência das pessoas à medida que envelhecem.

Basicamente, O’Neill diz que seria fácil treinar um algoritmo de reconhecimento facial usando dados do #10yearchallenge. Para criar uma base de dados, bastaria reunir os posts que usam essa hashtag, e marcar as fotos com o ano em que foram tiradas — os próprios usuários informam isso.

Claro, seria necessário limpar essa base de dados: algumas pessoas postaram a mesma foto duas vezes (para dizer que não mudaram nesses dez anos), enquanto outras publicaram comparativos que indicam desmatamento e derretimento das calotas polares. No entanto, isso não é exatamente um problema — trata-se de uma prática rotineira para treinar algoritmos.

Confiança nas redes sociais (e no Facebook) diminuiu

O’Neill não diz que isso está acontecendo: ela apenas especula que isso poderia acontecer. Ainda assim, várias pessoas ficaram preocupadas com essa possibilidade.

É um sinal de que outra coisa mudou nesses últimos anos: nossa confiança nas redes sociais diminuiu, especialmente no Facebook. Antigamente, seria difícil ver o desafio como algo além de uma brincadeira. Agora, sabemos que estamos sendo analisados e categorizados para fins de anúncios direcionados.

Em comunicado, o Facebook diz que “os usuários podem optar por ativar ou desativar o reconhecimento facial a qualquer momento”. Ensinamos aqui como desativar o reconhecimento facial no Facebook.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pereira

Não necessariamente o Facebook, pois, como você mesmo comentou, o Facebook já tem esses dados. Mas, utilizando a hashtag, terceiros teriam acesso facilitado a essas informações, é só digitar a hashtag no campo de busca e colher os posts.

Cristina Nascimento

Ali podem colocar a vontade, nunk entro nessas abas de status/stories e semelhantes..

TS

eles anunciaram que até o ano que vem vai ser implantado na aba status

Cristina Nascimento

Mas eu nem vejo anuncios no WhatsApp.. aki n aparece

TS

Negaram que não colocariam anuncios no Whatsapp... credibilidade zero

leoleonardo85

Olha a data das fotos, pronto, tá feito, sério, é bem simples.

Higo

Quem não está a fim de que seus dados sejam analisados e usados para fins de publicidade nem deveria estar usando Facebook, já começa por aí...

Antony

#hashtag foto1 foto2 me parece muito mais simples de programar do que mandar pesquisar o álbum inteiro da pessoa.

leoleonardo85

Mas eu peguei as fotos no Facebook, pra que ele precisaria de uma hashtag pra fazer algo?

Heitor89

Alguém ainda usa essa rede social espiã? Atraso de vida total!

Douglas Souza Luz

Ta, mas quem em 2019 acredita neles?

Diego Nascimento
Keaton

Ah... vamos soltar todos os bandidos que disseram que não fizeram nada.

Ramon

Se as pessoas lessem os termos de privacidade do reconhecimento facial dos smartphones KKKK, principalmente os chineses. Enfim qualquer notícia com os topicos Facebook + Privacidade não me surpreendem mais

Lucas Blassioli

Todas as quintas pessoas postando fotos de #tbt, todo dia das crianças as duas redes são inundadas com todos dos mesmos de criança, direto alguma lembrança mostrando antes e depois nos vídeos de comemoração de amizades... e claro que o Facebook precisa de um desafio da moda para treinar algorítimo.😒

Exibir mais comentários