Início » Celular » WhatsApp restringe encaminhamento de mensagens para até 5 conversas por vez

WhatsApp restringe encaminhamento de mensagens para até 5 conversas por vez

WhatsApp permite encaminhar mensagens para até 5 chats por vez no Brasil; limite era de até 20 contatos ou grupos

Felipe Ventura Por

O WhatsApp permite encaminhar mensagens para até 5 chats por vez no Brasil. Antes, você podia repassar conteúdo para até 20 contatos ou grupos. A mudança não foi anunciada oficialmente, mas vale para a Índia desde julho de 2018, e vem sendo testada no restante do mundo desde dezembro.

WhatsApp (Imagem: Pexels)

Para conferir se a limitação vale para você, é simples: selecione qualquer mensagem no WhatsApp, toque no botão Encaminhar e selecione 5 conversas na lista. Então, toque em mais um contato. O aplicativo exibirá a seguinte mensagem: "você só pode compartilhar com até mais 5 conversas".

Alguns usuários no Brasil já encontravam essa limitação desde dezembro, quando o WABetaInfo informou que o encaminhamento seria restrito a até 5 conversas "em todos os países". Outros ainda estavam sujeitos ao limite anterior de até 20 contatos ou grupos.

O WhatsApp decidiu limitar o encaminhamento, especialmente na Índia, para conter a disseminação de fake news. 46 pessoas morreram no país após serem linchadas, acusadas falsamente de sequestrar crianças.

WhatsApp permite disparar mensagens via transmissão

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sugeriu que o WhatsApp adotasse o limite de 5 conversas no Brasil para conter notícias falsas durante as eleições. Isso fazia parte de uma proposta elaborada pela SaferNet, que também envolvia eliminar o botão de encaminhamento ao lado de mensagens de áudio e vídeo. O aplicativo disse que não adotaria essas mudanças antes do segundo turno por questões técnicas.

O WhatsApp acabou implementando o limite de 5 conversas no Brasil. No entanto, ainda é possível disparar a mesma mensagem para até 250 contatos: basta usar o recurso de Listas de Transmissão.

"As Listas de Transmissão são listas de destinatários pré-determinadas para que você possa enviar transmissões repetidamente, sem precisar selecionar os contatos novamente toda vez que quiser lhes enviar algo", explica o FAQ. Há uma limitação aqui: sua mensagem de transmissão chegará apenas aos contatos que possuem seu contato adicionado no telefone.

Alguns usuários já tinham o limite de 5 conversas desde dezembro:

Outros ainda podiam encaminhar mensagens para até 20 contatos ou grupos:

https://twitter.com/anisiort/status/1080171455994839041

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celio Jose

Hola, axo q so quem apoiou o LulaLivre que teve restricao.

Celio Jose

Hola, ate ontem 22.02.2019 ieu conseguia mandar 20, axo q muda no niver da conta.

Sid

Fake news sempre existiu, mas tinha o nome de "fofoca" e era passada boca a boca. A diferença é que naquela época não tinha local para você confirmar, como o boatos.org. Só cai em fake news quem tá muito a fim de ser enganado.
A histeria toda sobre isso vem das eleições, onde as pessoas queriam controlar de qualquer maneira a divulgação de notícias, fossem verdadeiras ou não, para prejudicar o candidato que se opunha às suas ideias ou ajudar seu candidato.
Somente aqueles que têm preguiça de ir atrás da fonte é que disseminaram e/ou acreditaram. A culpa não é do WhatsApp, mas de quem estava usando ele.

Marcelo Roder Ferreira

Não gostou, instale o telegram

Sid

É o Zuckinho sempre querendo ditar as regras. Continue mexendo dessa forma no whatsapp que logo todos estarão em outro aplicativo

@Sckillfer

Não adotou no Brasil a tempo por "questões técnicas", tendi

Jefferson Rodrigues

Acredito que não também! Tem que banir essas pessoas que dissemina essas informações falsas.

Jefferson Rodrigues

Viu como e importante acabar com fake news e com quem a dissemina de forma indiscriminada? Kkkk

Ramon

É melhor jair migrando

Eric Gornicki Vargas

Em época de fake news essa é uma bela decisão. Criar um atrito na hora de compartilhar mensagens pode realmente dar uma reduzida na quantidade de notícias falsas circulando por aí.

Vegeta humilde

O mais legal é o cara achar q é coisa do STF kkkkk

Douglas Souza Luz

Uma das melhores coisas que já fiz. Nunca me senti tão em paz quanto agora que não recebo nenhuma ligação, nem mesmo da Vivo.

Antony

Alguns estados, como aqui em SC, tem um cadastro do procon onde você coloca seus números e após 30 dias as empresas ficam proibidas de enviar mensagens não solicitadas. Eu recebo alguma coisa ainda, da minha operadora, e só.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Deep...shit Web...

Juliano

Na versão beta é assim faz tempo. Eu acho que não é uma medida qhe faça diferença

Exibir mais comentários