Início » Celular » Microsoft encerra suporte ao Windows 10 Mobile em dezembro de 2019

Microsoft encerra suporte ao Windows 10 Mobile em dezembro de 2019

Microsoft sugere que usuários migrem para Android ou iPhone; Windows 10 Mobile deixará de receber atualizações de segurança

Felipe Ventura Por

O suporte ao Windows 10 Mobile vai acabar em dezembro de 2019. Isso significa que o sistema operacional para celulares deixará de receber atualizações de segurança, seja para consumidores ou clientes corporativos. Ele não ganha recursos novos desde 2017. A própria Microsoft recomenda que os usuários migrem para o Android ou iPhone.

Foto por Isriya Paireepairit/Flickr

Lumia 950

“A partir de 10 de dezembro de 2019, os usuários do Windows 10 Mobile não estarão mais qualificados a receber novas atualizações de segurança”, explica a Microsoft em um artigo de suporte. Além disso, os desenvolvedores podem encerrar o suporte aos apps a qualquer momento. “Recomendamos que os clientes mudem para um dispositivo Android ou iOS”, pede a empresa.

Ela esclarece que o prazo vale apenas para celulares rodando o Fall Creators Update (versão 1709), última atualização de recursos que o sistema recebeu. Isso inclui o Lumia 550, 650, 950, 950 XL e alguns aparelhos de terceiros. Enquanto isso, o Lumia 640 e 640 XL receberão suporte até 11 de junho de 2019; eles pararam no Creators Update (versão 1703).

O fim do suporte vale também para o Windows 10 Mobile Enterprise; o prazo é o mesmo para consumidores e empresas. “A Microsoft incentiva todos os clientes a mudar para um dispositivo Android ou iOS compatível”, diz o artigo de suporte.

Windows 10 Mobile continuará funcionando após prazo

Os dispositivos com Windows 10 Mobile continuarão funcionando mesmo após o fim do prazo; a Loja também “pode continuar a funcionar”, diz a Microsoft.

Alguns serviços, como upload de fotos e restauração a partir de backup, “podem continuar a funcionar por até mais 12 meses após o fim do suporte”. A criação (automática ou manual) de novos backups termina em 10 de março de 2020.

O Windows Phone 8.1 perdeu suporte em julho de 2017. Enquanto isso, o Windows Phone 7.5 e 8.0 deixaram de receber notificações push em fevereiro de 2018; eles já não recebiam atualizações da Microsoft.

Estes são os aparelhos com Windows 10 Mobile que perderão suporte em dezembro de 2019 (rodando o Fall Creators Update):

  • Alcatel IDOL 4S
  • Alcatel IDOL 4S Pro
  • Alcatel OneTouch Fierce XL
  • HP Elite x3
  • Lenovo Softbank 503LV
  • Microsoft Lumia 550
  • Microsoft Lumia 650
  • Microsoft Lumia 950
  • Microsoft Lumia 950 XL
  • MouseComputer Madosma Q601
  • Trinity NuAns Neo
  • VAIO Phone Biz
  • Wileyfox Pro

E estes celulares perderão suporte em julho de 2019 (rodando o Creators Update):

  • Lumia 640
  • Lumia 640XL
  • MouseComputer MADOSMA Q501

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Liʍa

vai depender muito do pessoal do WhatsApp se eles vao deixar conectado ou nao os app pro WP!

BBOS e S60 eu nao sei, mas considerando que a grande maioria dos desenvolvedores "abandonaram" a plataforma Windows Phone, incluindo ate o pessoal da MS, sera quase um milagre achar algum forum/site que ainda vai continuar atualizando os APP do Whats pro WP!

Maicon Bruisma

Mas você acha que eles vão retirar o app da loja só né?
Pq ainda haverá os que estão baixados em smartphones e o appx para instalar no sistema. Até hoje dá pra instalar no BBOS e S60 com o arquivo certo.

Felipe Liʍa

sim... o suporte oficial do whats vai ate o final do ano!!!

Maicon Bruisma

Ainda funciona. Perguntei pq logo após peguei um Lumia 950 usado pro serviço e até então está sendo muito bom usar.

Felipe Liʍa

resposta de 7 meses depois?! rssss

mas enfim, o meu Lumia "morreu".. nem sei como ta o suporte do WhatsApp pro WP!

Matheus Alexandre

Vai sim! Para o Windows Phone em geral.

Inclusive se você procurar pelo WhatsApp na central de aplicativos verá a mensagem informando.

Maicon Bruisma

Mas vai acabar para windows 10 Mobile?
Pq pra BBOS foi longe.

Matheus Alexandre

O Windows Phone é um sistema muito bem otimizado para os aparelhos e já tem apps nativos que satisfazem muita gente. Ainda continuo usando o meu, apesar de tudo.

A única coisa que vai dificultar um pouco é o fim de suporte do WhatsApp no final desde ano. Aí realmente vai ficar difícil continuar com o aparelho sendo que é o app que mais uso. De resto, ainda é perfeitamente utilizável.

Maicon Bruisma

Mesmo acabando suporte acredito que tais apps ainda funcionarão.
Comprei um 950 usado por 140 reais, é um absurdo mas pra mim foi bom, uso WhatsApp, telegram, onenote, tiro fotos, no máximo leio algo em algum blog ou site.
Não tenho costume de entrar no insta e também não achei o app portado do iOS em .xap. Pra mim está ótimo levando em conta o aparelho vs quanto eu paguei.

Maicon Bruisma

Mas ainda tem, não?

Reginaldo Farias

Isso irá acabar quando smartphones com Windows 10 ARM sairem.

Reginaldo Farias

É mas a qualquer momento virão smartphones com Windows 10 ARM.

Reginaldo Farias

E cadê os smartphones com Windows 10 ARM? Já faz mais de um ano que a MS fica nessa promessa.

Dani Silva

O melhor sistema que conheci para, fácil, intuitivo, funcional e com ótimo desempenho. A MS poderia ter sido gigante em mobile também. Essa vai ficar na historia como uma das maiores burrices tecnológica. Lamento profundamente só não gosta de W10 mobile quem não conhece de verdade

Guimaraes Dinho

A Microsoft aparenta ser extremamente egoísta e mesquinha, além de atualmente burra, para ter uma atitude omo a que voce sugere. Todos que conheço da área de software - windows, estão indignados e a beira de perderem a confiança, o entusiasmo, e o amor aos produtos da Microsoft. Profundamente inexplicável e lamentável.

Exibir mais comentários