Início » Celular » WhatsApp limita encaminhamento no mundo todo para até 5 conversas

WhatsApp limita encaminhamento no mundo todo para até 5 conversas

WhatsApp permite encaminhar mensagens para até 5 conversas (contatos ou grupos) por vez; limite vale no mundo inteiro

Felipe Ventura Por

É oficial: o WhatsApp está restringindo o encaminhamento de mensagens no mundo inteiro para até 5 conversas por vez. O aplicativo vai receber uma atualização a partir desta segunda-feira (21) para ativar o novo limite: ele valerá inicialmente para usuários do Android, e depois para quem está no iPhone. A ideia é conter a disseminação de fake news em mais países.

WhatsApp / Facebook / Pixabay

A regra já está valendo para diversos usuários no Brasil. Quando você tenta repassar o mesmo conteúdo para mais de cinco contatos ou grupos, pode aparecer o seguinte aviso: "você só pode compartilhar com até mais 5 conversas".

"Estamos impondo um limite de cinco mensagens em todo o mundo a partir de hoje", disse Victoria Grand, vice-presidente de comunicações do WhatsApp, segundo a Reuters. A executiva anunciou a mudança em um evento em Jacarta, capital da Indonésia, onde o aplicativo é bastante popular; o país terá eleições para presidente em abril.

A Indonésia tem uma das maiores porcentagens de usuários no Facebook e Twitter e, segundo o Guardian, "notícias falsas são constantemente divulgadas nas redes sociais para estimular divisões sociais, étnicas e religiosas já existentes para obter ganhos políticos".

WhatsApp já limitava encaminhamento na Índia

O limite de encaminhamento para 5 destinatários valia na Índia desde julho de 2018. Dezenas de pessoas foram linchadas até a morte no país devido a boatos de WhatsApp, acusadas falsamente de sequestrar crianças.

Outros países, como o Brasil, ainda estavam sujeitos ao limite anterior de até 20 contatos ou grupos. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sugeriu que o WhatsApp adotasse o limite de 5 conversas durante as últimas eleições, mas o aplicativo disse que não poderia fazer isso antes do segundo turno.

Ainda é possível enviar a mesma mensagem para até 250 pessoas usando o recurso de Listas de Transmissão. No entanto, ela chegará apenas para quem tem seu número adicionado nos contatos do celular.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Eu NUNCA respondo... pra que incentivar as titias trolls?
Baidu feat MC Brinquedo
Buguei!
Eduardo Braga
Quem me manda um bom dia encaminhado eu às vezes visualizo e nem respondo pqp
Marcelo Roder Ferreira
Não gostou, instale o telegram
Matheus Alexandre
As pessoas são livres para acreditarem no que bem entenderem, inclusive em fake news. O meu único problema com o encaminhamento é aquelas correntes que as tiazinhas enviam pra geral.
Helmut
Captain Obvious
E vc não considera como bom atrapalhar a circulação de fake news?
Ramon
Melhor jair migrando
Elói Carneiro
5 ainda é muito, o correto seria pra 2 pessoas ou 1 grupo e no máximo 3 mensagens por vez. Estou de saco cheio da quantidade de mensagens inúteis rsrsrs. Já tem o status pra divulgar e o pessoal insiste em ficar perdendo tempo mandando mensagem pra tudo que é grupo e contato
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não é para conter as fake news... é pra reduzir o número de "bom dias" nos grupos de família que as tias e avós mandam
Matheus Alexandre
Por um lado é bom; diminuirá o alcance das correntes. Mas por outro atrapalhará na livre circulação de notícias, boatos e tudo mais classificado como fake news...
Jairo ☠️
Talvez não resolva a disseminação de fake news , mas já.ajuda.
Lucas Blassioli
Para algumas pessoas, nãotaokei