WhatsApp limita encaminhamento no mundo todo para até 5 conversas

WhatsApp permite encaminhar mensagens para até 5 conversas (contatos ou grupos) por vez; limite vale no mundo inteiro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp / Facebook / Pixabay

É oficial: o WhatsApp está restringindo o encaminhamento de mensagens no mundo inteiro para até 5 conversas por vez. O aplicativo vai receber uma atualização a partir desta segunda-feira (21) para ativar o novo limite: ele valerá inicialmente para usuários do Android, e depois para quem está no iPhone. A ideia é conter a disseminação de fake news em mais países.

A regra já está valendo para diversos usuários no Brasil. Quando você tenta repassar o mesmo conteúdo para mais de cinco contatos ou grupos, pode aparecer o seguinte aviso: “você só pode compartilhar com até mais 5 conversas”.

“Estamos impondo um limite de cinco mensagens em todo o mundo a partir de hoje”, disse Victoria Grand, vice-presidente de comunicações do WhatsApp, segundo a Reuters. A executiva anunciou a mudança em um evento em Jacarta, capital da Indonésia, onde o aplicativo é bastante popular; o país terá eleições para presidente em abril.

A Indonésia tem uma das maiores porcentagens de usuários no Facebook e Twitter e, segundo o Guardian, “notícias falsas são constantemente divulgadas nas redes sociais para estimular divisões sociais, étnicas e religiosas já existentes para obter ganhos políticos”.

WhatsApp já limitava encaminhamento na Índia

O limite de encaminhamento para 5 destinatários valia na Índia desde julho de 2018. Dezenas de pessoas foram linchadas até a morte no país devido a boatos de WhatsApp, acusadas falsamente de sequestrar crianças.

Outros países, como o Brasil, ainda estavam sujeitos ao limite anterior de até 20 contatos ou grupos. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sugeriu que o WhatsApp adotasse o limite de 5 conversas durante as últimas eleições, mas o aplicativo disse que não poderia fazer isso antes do segundo turno.

Ainda é possível enviar a mesma mensagem para até 250 pessoas usando o recurso de Listas de Transmissão. No entanto, ela chegará apenas para quem tem seu número adicionado nos contatos do celular.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados