Início » Brasil » Rio de Janeiro bate recorde de roubo de celulares em 2018

Rio de Janeiro bate recorde de roubo de celulares em 2018

Com 26.546 ocorrências entre janeiro e dezembro, os roubos de celulares cresceram 8,9% no estado

Victor Hugo Silva Por

A quantidade de roubos de celulares em 2018 chegou a níveis nunca antes vistos no Rio de Janeiro. De janeiro a dezembro, o estado registrou 26.546 ocorrências e viu o crime crescer 8,9% em relação ao registrado em 2017.

Este é o maior patamar para roubos de celulares no Rio desde 2003, quando o Instituto de Segurança Pública começou a reunir os dados em uma série histórica. Desde 2012, quando o estado registrou 4.362 ocorrências, o número de roubos de celulares cresce ano a ano.

Rio de Janeiro bate recorde de roubo de celulares em 2018 (Foto por Bryan Santos/Pixabay)

Com a nova alta, a situação ficou ainda mais alarmante. Em média, o estado apresenta mais de 72 roubos de celulares por dia. A cada hora, 3 aparelhos são roubados. Com 14.631 casos, a região metropolitana da capital fluminense concentra mais da metade dos roubos.

O mês de outubro foi o pior de 2018, com 2.482 roubos de celulares. O período já é o terceiro com mais ocorrências desde o início da série histórica, ficando atrás apenas de abril e maio de 2017, com 2.520 e 2.548 ocorrências, respectivamente.

O Mobile Time lembra que a comparação entre os dois últimos anos seria diferente não fosse a greve da Polícia Civil feita no início de 2017. Os números do período da paralisação caíram consideravelmente e podem ser explicados por uma subnotificação de crimes.

Furto de celulares segue estável

Enquanto os roubos aumentaram, a quantidade de furtos de celulares ficou no mesmo nível de 2017. Ao contrário do roubo, o furto ocorre quando o criminoso não estabelece contato com o dono do bem. Em 2018, o Rio teve 15.717 ocorrências do crime, 0,6% a mais do que o registrado um ano antes.

O estado registrou a maior quantidade de furtos de celulares do ano no mês de fevereiro. Foram 1.578 ocorrências. O número ainda é alto, mas está bem abaixo do recorde de 2.215 furtos de março de 2011.

Os índices do Rio de Janeiro indicam que o bloqueio do IMEI, um meio importante para desencorajar roubos e furtos de celulares ainda não é conhecido por todos. A solução, que tem sido levada para mais estados nos últimos anos, tem convivido, na verdade, com um aumento dos crimes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Almeida

Meu celular já foi roubado em 2017, era o celular do ano e muito caro. Além disso tava cheio de informações importantes e fotos da minha família que não tinha feito o Backup, mas graças ao https://brunoespiao.com.br/... eu consegui rastrear o aparelho foi bem rápido e preciso.

Jedielson Almeida

ata

Comentário Mil Grau℗

<quote>Bandido não compra arma legalizada, mas rouba de quem compra.</qupte>

Acabou de provar mais uma vez que bandido não compra arma, eles não precisam disso pq adquirem do mercado negro. Se uma pessoa tiver sua arma roubada a primeira coisa que faz é prestar um B.O na polícia. Mais uma vez reitero que essa ideia escrota de desarmar a população em prol de sua vida é TOSCA e INSALUBRE, dá mais poder de fogo para o bandido vir e te assaltar e, pq não, matar. Coloque uma coisa na cabeça, o governo não está obrigando ngm a comprar armas, se vc não quiser ter é deu direito e isso se manterá, agora não tente tirar o direito de outro cidadão de querer ter arma para se defender.

Sobre MST já falei o que é ÓBVIO, são sim terroristas que até pouco tempo atrás estavam se organizando para, com armas, repudiar quem fosse que quisesse tirar a Dilma do poder pq a mesma cometeu crimes de responsabilidades fiscais. Fale com qualquer agrônomo e veja se realmente o MST é do bem, já tive professora que teve que fugir de fazenda pq o MST invadiu com armas e destruiu todo o hectare de plantações.

Jedielson Almeida

O cidadão falando que socialismo morreu com o fim da guerra fria num país dominado de gente da esquerda e com partidos ditos socialistas e comunistas brasileiro, é de cair o c* da bunda.

PH Silva

Exato .
Essas contradições que eu não entendo.
Não existe corrupção de esquerda ou de direita e sim apenas corrupção e a sociedade faz parte disso.

Comentário Mil Grau℗

E se tiver sniper de duplo calibre (( ͡° ͜ʖ ͡°)) melhor ainda!

Comentário Mil Grau℗

Deixa quieto, esse tipo de pessoa não compreende os acontecimentos da vida real o pq do país estar uma merda. Se fecham aos seus próprios mundos.

Comentário Mil Grau℗

O Brasil é o único país onde o HAHAHA vale mais do que os argumentos. É típico de quem não sabe nada do que está acontecendo...

Comentário Mil Grau℗

BANDIDO não compra arma legalizada coleguinha, eles não são idiotas a este ponto de fazer isso pra deixar rastros dos seus crimes. Sempre comparam armas ilegais e continua sendo assim, volto a repetir que quando a população tinha a liberdade de escolha de se defender o número de homicídios no Brasil não chegava nem ao que é agora.

E sim, MST são bando de terroristas que invadem terras há esmo para se apropriarem, mesma coisa que acontece no MTST. O comentário do colega @ericmacfadden:disqus já responde bem esta questão.

Comentário Mil Grau℗

Ninguém defende o fim da polícia em si

Freixo defende bandido, processo de anistia, assim como todos que apoiam ele (tem vídeo do Duvivier não preciso mostrar) e tantas outras pautas para proteger o bandido, ou seja, o policial faz o seu trabalho de prender o marginal pra dps vê-lo em 5 minutos saindo de boas da cadeia. Se isso não é querer nas entre linhas o fim da policia ou não sei mais o que é. Tem vídeo na internet amiguinho, é só procurar!

Continuo dizendo que o processo de desmilitarização é complexo, mas do jeito que estão querendo fazer é uma afronta a polícia! Eles não estão visando ajudar a polícia e sim ter o controle TOTAL dela afim de uma ocasião desarmá-la como já fizeram como a guarda civil.

Se vc não quer acreditar que os governos cariocas nos últimos anos não foram aos moldes do socialismo que, assim como o tempo, tmb evolui no seu conceito e aplicação que ele é incluído na sociedade hj em dia (pega a Venezuela, Nicarágua, o plano de partido do PT, PSOL tá tudo lá é só ler), seja pelo fabianismo ou gramscianismo eu não sei mais como te acordar. Olha o tanto de presos envolvidos em escândalos de corrupção, seja para milícias, tráfico, cartel etc.

Até uns anos atrás não existia governo de direita no Brasil e nem partido, era tudo extremo esquerda ou centro esquerda, agora quando chega a direita pra tentar limpar a merda que a esquerda causou no Brasil nos últimos e abrir os olhos da população sobre a LAMA que foi deixada somos chamados de loucos, socialismo no Brasil não existe, invertem as coisas...

felipegcoutinho

Vai não, um livro bem grosso que vai.

Epic Mac Fadden - ODZ -

"Eu vi" e "trabalho na área" quer dizer que vi essas merdas acontecendo cazzo....

ばか

Sequestro e latrocínio pro exemplo, onde entra ai?

John Smith

Enquanto tiver gente comprando aparelho sem procedência ou consertando em qualquer lojinha fundo de quintal, teremos esse tipo de situação. Se há roubo, há demanda.

PH Silva

Vejo aqui vários comentando sobre a falta de segurança, armamento, ditadura, governo de esquerda ou de direita.
Mas vi só uns três comentando que a culpa é do "cidadão de bem" que compra mercadoria sabendo que é roubada.
Aquele mesmo "cidadão de bem" que reclama da falta de segurança e reclama das barreiras policiais e avisa as outras pessoas para desviar, que quando acha um celular a primeira coisa que faz é desligar o aparelho e por aí vai...

Exibir mais comentários