Início » Celular » Google Pixel 3 e Galaxy Note 9 têm melhores câmeras de selfie, segundo DxOMark

Google Pixel 3 e Galaxy Note 9 têm melhores câmeras de selfie, segundo DxOMark

Google Pixel 3 e Samsung Galaxy Note 9 lideram ranking DxOMark Selfie; Xiaomi Mi Mix 3 e iPhone XS Max vêm em seguida

Felipe Ventura Por

O DxOMark vem testando câmeras de smartphone há anos, mas a avaliação vale apenas para os sensores traseiros. Agora os celulares também estão recebendo notas para a câmera frontal: Google Pixel 3 e Samsung Galaxy Note 9 tiram as melhores selfies. O Xiaomi Mi Mix 3 e o iPhone XS Max vêm em seguida no ranking.

O ranking DxOMark Selfie foi lançado com 12 smartphones. Pixel 3 e Galaxy Note 9 estão no topo, ambos com 92 pontos. Isso não significa que as fotos saem iguais nos dois aparelhos: o celular do Google tem autofoco mais preciso, enquanto o Note 9 oferece melhor exposição e cor.

“As imagens capturadas com o dispositivo do Google mostram um contraste ligeiramente mais forte e um equilíbrio de branco mais frio; a Samsung é um pouco melhor em exposição nos rostos e aplica um pouco menos de contraste, criando uma aparência ligeiramente mais natural”; explica o DxOMark.

O Pixel 3 sai na frente sob condições de iluminação interna ou com pouca luz: ele enfatiza a textura e os detalhes, deixando passar um pouco de ruído. Enquanto isso, o Note 9 oferece imagens mais “lisas” e com menos detalhes.

No entanto, é o Note 9 que ganha no quesito vídeo, graças ao sistema de estabilização na câmera frontal. Seu sistema de autofoco por contraste também é melhor que no Pixel 3; o Google adota o sistema PDAF (diferença de fase).

Xiaomi Mi Mix 3 fica à frente do iPhone XS Max

Xiaomi Mi Mix 3

O Xiaomi Mi Mix 3 está em terceiro lugar no ranking com 84 pontos. A câmera frontal dupla captura ótimas fotos de retrato com simulação de bokeh, mas não há processamento HDR e o alcance do foco é mais limitado devido à lente de foco fixo.

A Apple só aparece no quarto lugar: o iPhone XS Max (82 pontos) produz fotos e vídeos muito bons em boa iluminação, mas acaba ficando para trás em condições de pouca luz. E em quinto lugar, temos o Samsung Galaxy S9+ com 81 pontos.

O DxOMark observa que as notas da câmera frontal vêm evoluindo rápido a cada geração. O Pixel 3 tem 15 pontos a mais que seu antecessor, o Pixel 2. O iPhone XS Max supera o iPhone X em 10 pontos. E o Galaxy S9+ tem 8 pontos a mais que o Galaxy S8.

E cadê os celulares da Huawei, líderes no ranking de câmera traseira? O Huawei Mate 20 Pro (75 pontos) e P20 Pro (72 pontos) têm bom desempenho na câmera frontal, mas ficam atrás de diversos concorrentes.

Vale notar que a avaliação do DxOMark tem algumas limitações. Por exemplo, no caso de câmeras duplas, o teste não considera fotos tiradas apenas com a câmera secundária — apenas o efeito bokeh entra na pontuação.

Este é o ranking completo:

  • Google Pixel 3: 92 pontos (99 em foto, 83 em vídeo)
  • Samsung Galaxy Note 9: 92 pontos (96 em foto, 86 em vídeo)
  • Xiaomi Mi Mix 3: 84 pontos (83 em foto, 85 em vídeo)
  • Apple iPhone XS Max: 82 pontos (81 em foto, 82 em vídeo)
  • Samsung Galaxy S9 Plus: 81 pontos (81 em foto, 81 em vídeo)
  • Google Pixel 2: 77 pontos (80 em foto, 71 em vídeo)
  • Huawei Mate 20 Pro: 75 pontos (73 em foto, 79 em vídeo)
  • Samsung Galaxy S8: 73 pontos (71 em foto, 75 em vídeo)
  • Huawei P20 Pro: 72 pontos (67 em foto, 79 em vídeo)
  • Apple iPhone X: 71 pontos (74 em foto, 66 em vídeo)
  • Meitu V6: 59 pontos (58 em foto, 61 em vídeo)
  • Intex Aqua Selfie: 22 pontos (17 em foto, 29 em vídeo)

Com informações: DxOMark.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JOSÉ AUGUSTO

Samsung tem se esforçado pra entregar bons tops de linha. Sim falta ousadia e embarque de novas tecnologias mas dizer que são ruins, aí já é hate gratuito.

Daniel R. Pinheiro

O que eu mais queria que o DxOMark fizesse é o teste das câmeras com as configurações manuais, aproveitando o máximo da câmera do aparelho, mas eles só testam no automático, e não retestam quando algum recebe atualização de firmware.

Tudo bem, a maioria das pessoas não se importam com as configurações manuais, mas pra um site que se diz ser a "excelência em qualidade de imagem" e que testa câmeras profissionais (ou seja, o público desse site se importa sim com fotografia profissional), eles deveriam, sim, se dar a esse luxo, pois, como eu disse, aproveitaria ao máximo a câmera de um aparelho.

Gustavo75

Me referia na linha X do iphone. Com 3.500 reais compra um 7plus 128gb ou iphone 8 64 gb. O iphone 8 plus 64 gb chega nos 4 mil reais. Ser caro ou não depende da percepção de valor e do poder aquisitivo de cada um. O máximo que eu posso pagar em um smartphone é 2.500 reais no limite do limite (eu pagaria esse valor no iphone x 64 gb hehe).

fan

Um pixel importado sai quase a mesma coisa que um iPhone. Não acho que os iPhones sejam assim tão caros pra comprar , tirando a linha X que é sem precedentes. As linhas antigas tem um ótimo custo beneficio ainda. Digo isso prq tem intermediário da Samsung custando 3200 por um A9, cm isso vc compra um iPhone 7 ou 8!

O primeiro iPhone é sempre o mais caro, dps as pessoas sempre acabam vendendo ele e pegando um novo, então meio q ele se paga sozinho. Sem contar a durabilidade do iOS, stories em alta definição ....

Comentário Mil Grau℗

Acho um erro uma fabricante que foca tanto em seu aparelho ter uma câmera traseira foda e na frontal cagar completamente. Se consegue colocar uma câmera foda na traseira que faça o msm na frontal, pois ngm quer ficar tirando fotos virando o aparelho ou fazendo vlogs na câmera traseira. Meu Mi 8 SE tem uma boa câmera traseira (20Mpx F/2.0), a qualidade das fotos são mto boas e as gravações (em ambiente iluminado) acompanham o pacote. Porém, infelizmente o app da câmera da Xiaomi não é dos melhores, mas quando uso a GCam ai o bicho fica show!

Rafael Castro

você percebe que a situação anda complicada quando logo Samsung e referência em câmera frontal...

Gustavo75

Não tenho e nunca tive iphone, mas concordo com você sobre as câmeras do iphone e o dxomark. Pesquiso muito, procuro em várias fontes nacionais e internacionais sobre testes de câmeras de smartphones. Tenho muita vontade de comprar um iphone, mas os preços praticados no brasil me impossibilita a aquisição. Também tenho vontade de possuir um pixel 2 ou 3, mas infelizmente não é vendido oficialmente aqui (acho que ele seria até menos caro que os iphones). É bem complicado comprar bons celulares no brasil. Triste realidade!

Gustavo75

Eu li em uma matéria, não lembro em qual site, que realmente a samsung fez alterações nas câmeras do note 9 em relação ao S9 plus. Não sei se essas alterações foram apenas de software ou de hardware também.

Rodrigo Gomes

Legal que tem um celular que chama Intex Aqua SELFIE e ele tem uma pontuação horrível justamente no quesito "selfie".

fan

Jura que as selfies esbranquiçadas e ensebadas da Samsung podem ser chamadas de melhores câmeras pra selfie! O pixel pra quem gosta de tons mais frios é até compreensível dizer que é o número #1.

Mas tudo na vida é questão de gosto, então que cada um seja feliz cm o seu. Prq o DxOmark já não é mais referência pra nada! Está na hora deles reverem a metodologia dos testes pras novas tecnologias que agora fazem parte do cotidiano...

Maxnoob

Quem pagar mais ganha

Caio Augusto

Pessoal fala que o hardware de câmera do Note 9 e do S9+ são iguais, mas sempre o Note 9 está a frente nos testes... Só se a samsung boicota o software do S9+....