Início » Jogos » Próximo Xbox e PS5 poderão ter o mesmo processador: AMD Gonzalo

Próximo Xbox e PS5 poderão ter o mesmo processador: AMD Gonzalo

Rumores indicam que AMD Gonzalo é um chip octa-core com GPU Navi 10 Lite que poderá equipar os futuros Xbox Scarlett e PlayStation 5

Emerson Alecrim Por

AMD Gonzalo. Apesar de inusitado, a denominação carrega o peso de duas grandes responsabilidades: rumores recentes dão conta de que esse é o codinome do chip que será o cérebro dos próximos consoles da Microsoft e Sony — Xbox Scarlett e PlayStation 5 (PS5), respectivamente.

Foto por Gage Skidmore/Flickr

O assunto ganhou força no final da semana passada, depois que Tum Apisak,  aparentemente, um tailandês que conquistou alguma reputação nos últimos meses por vazar dados relacionados a novos chips, mostrou no Twitter uma imagem com um código que não faz sentido.

Bom, não faz sentido na primeira olhada. Ao decifrar o código seguindo um padrão que a AMD normalmente usa, Apisak encontrou detalhes que sugerem que a sequência em questão identifica uma APU voltada a consoles.

AMD Gonzalo

Por exemplo, o ‘G’ que aparece em 2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9 supostamente se refere a games — a letra seria um ‘D’ se o chip fosse direcionado a desktops ou um ‘S’ se tivesse servidores como foco.

A análise completa sugere que o AMD Gonzalo é um processador com oito núcleos, frequência de 1,6 GHz (máximo de 3,2 GHz), 20 MB de cache (4 MB de L2 + 16 MB de L3), soquete AM4 e GPU Navi 10 Lite com frequência estimada em 1 GHz. Só não ficou claro se o chip é baseado na arquitetura Zen+ (de 12 nanômetros) ou Zen 2 (7 nanômetros).

O que associa essa suposta APU com os futuros consoles da Microsoft e Sony? A combinação de algumas pistas e rumores. Por exemplo, o Thurrott, site que costuma antecipar informações acertadas a respeito do universo da Microsoft, informou no mês passado que o Xbox Scarlett vai ser baseado em um chip AMD de arquitetura Zen 2.

Com relação ao PS5, outros “escovadores de bits” fizeram análises no Twitter sugerindo que o código em questão contém parâmetros que remetem ao futuro console da Sony:

Nada disso está confirmado, que fique claro. Mas são boas as chances de que a E3 2019 traga informações consistentes a respeito das próximas versões do Xbox e PlayStation, incluindo aí detalhes sobre o hardware desses consoles. Só precisamos de uma boa dose de paciência: a E3 está marcada para junho.

Com informações: Tom’s Hardware.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Quaresma

Concordo, é o minimo esperado. Mas se for pra lançar algo inferior ao xbox one x... Nem lança nada!

hugo

Lembrando que a Sony já investiu em hardware parrudo no lançamento do PS3, o processador e a GPU eram muito poderosas pra época e o preço foi salgado U$ 600,00, no Brasil essa belezinha chegava a ser vendida por até absurdos R$ 8.000,00. Mesmo sendo obcecado por hardware parrudo admito que pros consoles terem preços aceitáveis não podem ter hardware muito potente.

hugo

Claro que pode, veja o que ela fez com o Xbox One X, o console roda os jogos em 4K à 30 fps(e em outros até 60 fps), já nessa geração, à próxima deve vir com uma GPU bem mais poderosa capaz de rodar os games em 4k à 60 fps nativamente alcançando até mais fps que isso dependendo do jogo. Se ela não era capaz disso ainda nos PCs é por conta da má otimização feita pelas desenvolvedoras de games, mais a nova Radeon VII já está mudando isso.

Jean Veiga Rodrigues

4k "de verdade" só se encontra no pc. e é para poucos

KevinGR

Cosoles não possuem foco principal em desempenho, eles procuram um hardware barato mas capaz e com baixo consumo, o fato de serem fracos não tem nada a ver com a AMD, é uma escolha da MS e da SONY para manter o preço baixo.

Para 4K a AMD tem (terá em breve) a Radeon seven, superior a RTX 2080, mas a MS e SONY nunca vão por uma placa de 700

R0gério

Também acho!

Franco Luiz

Sim to sabendo , mas se querem entrar no mundo 4k de verdade precisam de desempenho de verdade e hoje a amd nao pode entregar isso

johndoe1981

Pra isso existe o licenciamento de tecnologias.

Lima Júnior

Blu ray, também tem a sony como proprietária, mesmo assim o console da ms, usa. Havok é da ms, mesmo assim jogos da sony usam. Sabe o que significa pagar royalties? As telas de tv ips são tecnologia da LG, mas sony, Panasonic, tcl... usam, e pagam a lg para usar, assim como a tecnoligia oled da lg também é usada por outras empresas. Nada é impossível quando tem dinheiro envolvido.

filipepaiva76 .

Vai ser impossível a gpu navi lite ir parar ao console da Microsoft pode ter rhadeon, a tecnologia navi foi paga pela Sony e de certeza que tem algum contrato de exclusividade para consoles.... Quer dizer paga pela tecnologia e deixa a concorrência usar!!!!

Caleb Enyawbruce

Tranquilo. Vamos ver...

Eduardo Braga

To levando em conta o que fizeram em 2013. Anunciaram lá, mas só mostraram o console depois. Mas sei lá... Pelo que to vendo vamos ficar sabendo mais dele só depois do Xbox mesmo.

Caleb Enyawbruce

Apresentar oq? o PS5? Claro q nao po. Nao vai participar da E3 justamente por nao ter nenhuma grande novidade pra mostrar. Se fosse mostrar o PS5 esse ano certamente seria na E3. As previsoes q tenho visto do PS5 é que saia até depois do próximo Xbox, que deve vir ano que vem.

Eduardo Braga

A Sony não vai participar da E3 esse ano. Pode ser que apresentem até mesmo antes do evento.

johndoe1981

Não conseguir [email protected] eu nem ligo muito, mas [email protected] estável é o mínimo esperado pros novos consoles

Exibir mais comentários