Início » Jogos » Próximo Xbox e PS5 poderão ter o mesmo processador: AMD Gonzalo

Próximo Xbox e PS5 poderão ter o mesmo processador: AMD Gonzalo

Rumores indicam que AMD Gonzalo é um chip octa-core com GPU Navi 10 Lite que poderá equipar os futuros Xbox Scarlett e PlayStation 5

Emerson Alecrim Por

AMD Gonzalo. Apesar de inusitado, a denominação carrega o peso de duas grandes responsabilidades: rumores recentes dão conta de que esse é o codinome do chip que será o cérebro dos próximos consoles da Microsoft e Sony — Xbox Scarlett e PlayStation 5 (PS5), respectivamente.

Foto por Gage Skidmore/Flickr

O assunto ganhou força no final da semana passada, depois que Tum Apisak,  aparentemente, um tailandês que conquistou alguma reputação nos últimos meses por vazar dados relacionados a novos chips, mostrou no Twitter uma imagem com um código que não faz sentido.

Bom, não faz sentido na primeira olhada. Ao decifrar o código seguindo um padrão que a AMD normalmente usa, Apisak encontrou detalhes que sugerem que a sequência em questão identifica uma APU voltada a consoles.

AMD Gonzalo

Por exemplo, o 'G' que aparece em 2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9 supostamente se refere a games — a letra seria um 'D' se o chip fosse direcionado a desktops ou um 'S' se tivesse servidores como foco.

A análise completa sugere que o AMD Gonzalo é um processador com oito núcleos, frequência de 1,6 GHz (máximo de 3,2 GHz), 20 MB de cache (4 MB de L2 + 16 MB de L3), soquete AM4 e GPU Navi 10 Lite com frequência estimada em 1 GHz. Só não ficou claro se o chip é baseado na arquitetura Zen+ (de 12 nanômetros) ou Zen 2 (7 nanômetros).

O que associa essa suposta APU com os futuros consoles da Microsoft e Sony? A combinação de algumas pistas e rumores. Por exemplo, o Thurrott, site que costuma antecipar informações acertadas a respeito do universo da Microsoft, informou no mês passado que o Xbox Scarlett vai ser baseado em um chip AMD de arquitetura Zen 2.

Com relação ao PS5, outros "escovadores de bits" fizeram análises no Twitter sugerindo que o código em questão contém parâmetros que remetem ao futuro console da Sony:

Nada disso está confirmado, que fique claro. Mas são boas as chances de que a E3 2019 traga informações consistentes a respeito das próximas versões do Xbox e PlayStation, incluindo aí detalhes sobre o hardware desses consoles. Só precisamos de uma boa dose de paciência: a E3 está marcada para junho.

Com informações: Tom's Hardware.

Você pode se interessar também