AMD Gonzalo. Apesar de inusitado, a denominação carrega o peso de duas grandes responsabilidades: rumores recentes dão conta de que esse é o codinome do chip que será o cérebro dos próximos consoles da Microsoft e Sony — Xbox Scarlett e PlayStation 5 (PS5), respectivamente.
- Radeon VII é a placa de vídeo da AMD que vem para brigar com a Nvidia RTX 2080
- Microsoft e Sony devem lançar seus próximos consoles em 2020
O assunto ganhou força no final da semana passada, depois que Tum Apisak, aparentemente, um tailandês que conquistou alguma reputação nos últimos meses por vazar dados relacionados a novos chips, mostrou no Twitter uma imagem com um código que não faz sentido.
Bom, não faz sentido na primeira olhada. Ao decifrar o código seguindo um padrão que a AMD normalmente usa, Apisak encontrou detalhes que sugerem que a sequência em questão identifica uma APU voltada a consoles.
Por exemplo, o ‘G’ que aparece em 2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9 supostamente se refere a games — a letra seria um ‘D’ se o chip fosse direcionado a desktops ou um ‘S’ se tivesse servidores como foco.
A análise completa sugere que o AMD Gonzalo é um processador com oito núcleos, frequência de 1,6 GHz (máximo de 3,2 GHz), 20 MB de cache (4 MB de L2 + 16 MB de L3), soquete AM4 e GPU Navi 10 Lite com frequência estimada em 1 GHz. Só não ficou claro se o chip é baseado na arquitetura Zen+ (de 12 nanômetros) ou Zen 2 (7 nanômetros).
O que associa essa suposta APU com os futuros consoles da Microsoft e Sony? A combinação de algumas pistas e rumores. Por exemplo, o Thurrott, site que costuma antecipar informações acertadas a respeito do universo da Microsoft, informou no mês passado que o Xbox Scarlett vai ser baseado em um chip AMD de arquitetura Zen 2.
Com relação ao PS5, outros “escovadores de bits” fizeram análises no Twitter sugerindo que o código em questão contém parâmetros que remetem ao futuro console da Sony:
2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9 Decode (Update)
2 = ES1
1600 = Sony Custom SoC (PS5?)
2C = TDP
E = Package
8 = 8C
J = Cache Size
A2 = A2 Stepping (?)
32 = 3.2Ghz (Boost)
10 = 1.0Ghz (Base)
10 = iGPU Clock? (1Ghz?)
13E9 = PCI-ID : Navi 10LITE (GFX1000/1001).https://t.co/NaLjNqNsvB— 比屋定さんの戯れ言@Komachi (@KOMACHI_ENSAKA) January 18, 2019
Nada disso está confirmado, que fique claro. Mas são boas as chances de que a E3 2019 traga informações consistentes a respeito das próximas versões do Xbox e PlayStation, incluindo aí detalhes sobre o hardware desses consoles. Só precisamos de uma boa dose de paciência: a E3 está marcada para junho.
Com informações: Tom’s Hardware.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Concordo, é o minimo esperado. Mas se for pra lançar algo inferior ao xbox one x... Nem lança nada!
Lembrando que a Sony já investiu em hardware parrudo no lançamento do PS3, o processador e a GPU eram muito poderosas pra época e o preço foi salgado U$ 600,00, no Brasil essa belezinha chegava a ser vendida por até absurdos R$ 8.000,00. Mesmo sendo obcecado por hardware parrudo admito que pros consoles terem preços aceitáveis não podem ter hardware muito potente.
Claro que pode, veja o que ela fez com o Xbox One X, o console roda os jogos em 4K à 30 fps(e em outros até 60 fps), já nessa geração, à próxima deve vir com uma GPU bem mais poderosa capaz de rodar os games em 4k à 60 fps nativamente alcançando até mais fps que isso dependendo do jogo. Se ela não era capaz disso ainda nos PCs é por conta da má otimização feita pelas desenvolvedoras de games, mais a nova Radeon VII já está mudando isso.
4k "de verdade" só se encontra no pc. e é para poucos
Cosoles não possuem foco principal em desempenho, eles procuram um hardware barato mas capaz e com baixo consumo, o fato de serem fracos não tem nada a ver com a AMD, é uma escolha da MS e da SONY para manter o preço baixo.
Para 4K a AMD tem (terá em breve) a Radeon seven, superior a RTX 2080, mas a MS e SONY nunca vão por uma placa de 700
Também acho!
Sim to sabendo , mas se querem entrar no mundo 4k de verdade precisam de desempenho de verdade e hoje a amd nao pode entregar isso
Pra isso existe o licenciamento de tecnologias.
Blu ray, também tem a sony como proprietária, mesmo assim o console da ms, usa. Havok é da ms, mesmo assim jogos da sony usam. Sabe o que significa pagar royalties? As telas de tv ips são tecnologia da LG, mas sony, Panasonic, tcl... usam, e pagam a lg para usar, assim como a tecnoligia oled da lg também é usada por outras empresas. Nada é impossível quando tem dinheiro envolvido.
Vai ser impossível a gpu navi lite ir parar ao console da Microsoft pode ter rhadeon, a tecnologia navi foi paga pela Sony e de certeza que tem algum contrato de exclusividade para consoles.... Quer dizer paga pela tecnologia e deixa a concorrência usar!!!!
Tranquilo. Vamos ver...
To levando em conta o que fizeram em 2013. Anunciaram lá, mas só mostraram o console depois. Mas sei lá... Pelo que to vendo vamos ficar sabendo mais dele só depois do Xbox mesmo.
Apresentar oq? o PS5? Claro q nao po. Nao vai participar da E3 justamente por nao ter nenhuma grande novidade pra mostrar. Se fosse mostrar o PS5 esse ano certamente seria na E3. As previsoes q tenho visto do PS5 é que saia até depois do próximo Xbox, que deve vir ano que vem.
A Sony não vai participar da E3 esse ano. Pode ser que apresentem até mesmo antes do evento.
Não conseguir [email protected] eu nem ligo muito, mas [email protected] estável é o mínimo esperado pros novos consoles
duvido muito que desse certo. o principal atrativo dos consoles é justamente o custo relativamente baixo. como deve saber nem a NVIDiA e nem a INTEL costumam lançar produtos com esse foco
Ta na hora da nvidia se junta com intel e ir pros consoles.. Ela ja ate ta bem no switch mas precisa mostra algo a mais
O nivel desses rumores é muito baixo. Vou esperar um pouco mais antes de qualquer conclusão...
Quanto à possibilidade das duas concorrentes terem seu próximo console usando o mesmo processador, não vejo nada demais, já que quanto a qualidades gráficas sempre foram meio que equivalentes (a não ser o Xbox One X que destoa por ser uma versão mais avançada e tals, até que o PS4 Pro). Sabemos que o que tem decidido o jogo a favor da Sony nos últimos anos não tem sido grafico ou desempenho, mas outros fatores (exclusivos, estou olhando pra vocês!). Aguardando as cenas dos próximos capítulos...
Enquanto isso os 4K ainda patinam...