A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) prepara um novo regulamento para medir a qualidade de serviços. A proposta é discutida há mais de dois anos e prevê o fim da imposição de metas de qualidade para as empresas de telecomunicações.
O regulamento poderá adotar uma espécie de selo de qualidade semelhante ao selo de economia de energia usado em eletrodomésticos. Ao Telesíntese, o superintendente de Planejamento e regulação da Anatel, Nilo Pasquali, afirmou que a proposta deverá ser concluída até julho.
Para a banda larga, por exemplo, a agência ainda medirá o nível do serviço a partir de critérios como qualidade do download, latência e nível de perda de pacotes. Esses dados, no entanto, se tornarão menos relevantes.
“A empresa não será mais aferida para entregar pacotes em 95% dos casos, como são as metas atuais”, afirmou Pasquali. Segundo ele, a proposta visa dar mais voz ao consumidor, estimular investimentos e informar, em cada município, qual empresa se sai melhor nos diferentes serviços de telecomunicações.
Por conta do novo objetivo, a Anatel dará mais peso à sua pesquisa anual de satisfação. A agência também adotará ciclos de vigilância para exigir a melhoria de indicadores caso as regras não sejam cumpridas.
Neste caso, as multas, que nem sempre chegam a ser recolhidas por conta da judicialização, serão substituídas por “obrigações de fazer”.
O novo regulamento não prevê obrigações para prestadores de pequeno porte (PPP), mas as empresas ainda poderão oferecer informações à Anatel sobre a qualidade de seus serviços.
Para Pasquali, a decisão representaria uma vantagem às empresas. “Os pequenos muitas vezes têm um atendimento melhor e poderão querer participar do processo como uma forma de divulgarem a qualidade de seus serviços”.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
A agência deixará de ser reguladora para ser... classificadora. Seguindo a lógica do Lisarb, toda operadora que entregar ao menos 5Mbps de anda "larga" ganhará o selo joinha de qualidade nível A+. E aí regridiremos à internet discada em menos de 1 ano.
ANATEL é igual stand up sempre foi uma verdadeira piada.
"Neste caso, as multas, que nem sempre chegam a ser recolhidas por conta da judicialização, (...)"
O que pensar?
Vai ser selo decorativo.
Mas é pra valer pra qualquer plano de qualquer velocidade, afinal o consumidor paga 100% do valor da assinatura.
Se você tiver disposto a pagar já existe. Mas é CARO.
Mas e as cidades que só tem uma operadora, faz como?
Vc tem que pesquisar fibras locais. Toda cidade que conheço que só tem Vivo e/ou Net e/ou Velox sempre tem uma ou mais fibras locais para suprir. Aqui temos uma cidade de menos de 50k de hab e 2 fibras de até 100mbps.
Nessa eu concordo, as exigências de qualidade nos davam um parâmetro minimo que podíamos reclamar do serviço, agora se tu só é atendido por uma operadora, não vai ter como reclamar.
Nada disso.
todas vão ter selo A. Por um bom preço, que,evidentemente, será um impeditivo para os menores.
"esses dados serão ireelevantes"
Hmmmmm vai dar mel.
Neste caso, as multas, que nem sempre chegam a ser recolhidas por conta
da judicialização, serão substituídas por “obrigações de fazer”.(traduzindo) "obrigações de fazer porra nenhuma" como ja fazem atualmente. Vai o consumidor receber uma multa e não pagar pra ver o que acontece. Agora operadora que gera lucro de bilhões ao ano... ó pobre coitadinha deixa pra lá a multa, precisa não. Brasil realmente não é para amadores.
Queria assistir o resultado disso lol
Ate te pegarem na esperteza, ae tu paga tudo o q vc sonegou e mais um pouco.
Claro, a n ser q tu tenha amigos naquele orgao q foi pro MinJus justamente p ficar no guarda chuva do tal juiz amigo
Que tal a Anatel impor meta em que a operadora tem que entregar 100% da velocidade contratada?
Faz o teste de ficar sem pagar o imposto .De rénda e diz o resilresu
tipo como já acontece
As empresas vão deixar de ser obrigadas a entregar um mínimo de velocidade para receber uma nota pelo serviço. Se onde você mora só tem uma opção, não importa o rating, você tem que engolir a qualidade do serviço e para piorar, não poderá cobrar o mínimo exigido anteriormente. Não é um retrocesso?
Acredito que as exigências atuais deveriam se juntar ao rating com peso relevante.
"O regulamento poderá adotar uma espécie de selo de qualidade semelhante ao selo de economia de energia usado em eletrodomésticos."
Ou seja, todas vão tomar selo "F" e vai ficar por isso mesmo. Próximo!
nem tanto
só o tempo pode te ajudar, ou não.
vai ser maezona sim, a maioria nao declara IR e nem por isso morreram.
Onde eu moro só a NET atende, então com selo de qualidade ou não. Eu que tomo no meu selo.
//as multas, que nem sempre chegam a ser recolhidas por conta da judicialização, serão substituídas por “obrigações de fazer”// Mais é uma putaria mesmo, se tem que pagar o governo tem mais do que obrigação de fazer elas pagarem, ou se caso eu nao quera declarar imposto de renda ou pagar imposto o governo também vai ser essa maezona?
Existe varias regiões onde só existe uma opção, onde eu moro é na capital de sp, porem como é em uma zona afastada somente a vivo chega aqui e esse selo de qualidade nao vai servir pra nada.
Achei interessante, ainda mais considerando que as metas atuais são ridículas. Quero ver como será esse rating, espero ser uma ÓTIMA evolução.
Alguma vantagem para empresas pequenas e MUITAS vantagens para empresas grandes.
E quem se ferra é o consumidor, como eu, que tenho apenas 1 empresa de banda larga e que sem essa meta, ela pode me entregar nada e estará tudo certo.
Analtel sempre procurando um jeitinho de ajudar as operadoras.
Mais uma medida da Anacartel para beneficiar o cartel de telefonia no Brasil.