Início » Telecomunicações » Anatel quer trocar metas de banda larga por selo de qualidade

Anatel quer trocar metas de banda larga por selo de qualidade

A proposta é discutida há dois anos e poderá ser apresentada pela agência em julho

Victor Hugo Silva Por

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) prepara um novo regulamento para medir a qualidade de serviços. A proposta é discutida há mais de dois anos e prevê o fim da imposição de metas de qualidade para as empresas de telecomunicações.

O regulamento poderá adotar uma espécie de selo de qualidade semelhante ao selo de economia de energia usado em eletrodomésticos. Ao Telesíntese, o superintendente de Planejamento e regulação da Anatel, Nilo Pasquali, afirmou que a proposta deverá ser concluída até julho.

Anatel quer trocar metas de banda larga por selo de qualidade

Para a banda larga, por exemplo, a agência ainda medirá o nível do serviço a partir de critérios como qualidade do download, latência e nível de perda de pacotes. Esses dados, no entanto, se tornarão menos relevantes.

“A empresa não será mais aferida para entregar pacotes em 95% dos casos, como são as metas atuais”, afirmou Pasquali. Segundo ele, a proposta visa dar mais voz ao consumidor, estimular investimentos e informar, em cada município, qual empresa se sai melhor nos diferentes serviços de telecomunicações.

Por conta do novo objetivo, a Anatel dará mais peso à sua pesquisa anual de satisfação. A agência também adotará ciclos de vigilância para exigir a melhoria de indicadores caso as regras não sejam cumpridas.

Neste caso, as multas, que nem sempre chegam a ser recolhidas por conta da judicialização, serão substituídas por “obrigações de fazer”.

O novo regulamento não prevê obrigações para prestadores de pequeno porte (PPP), mas as empresas ainda poderão oferecer informações à Anatel sobre a qualidade de seus serviços.

Para Pasquali, a decisão representaria uma vantagem às empresas. “Os pequenos muitas vezes têm um atendimento melhor e poderão querer participar do processo como uma forma de divulgarem a qualidade de seus serviços”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Higo

A agência deixará de ser reguladora para ser... classificadora. Seguindo a lógica do Lisarb, toda operadora que entregar ao menos 5Mbps de anda "larga" ganhará o selo joinha de qualidade nível A+. E aí regridiremos à internet discada em menos de 1 ano.

Lucas

ANATEL é igual stand up sempre foi uma verdadeira piada.

Paulo Carinhena

"Neste caso, as multas, que nem sempre chegam a ser recolhidas por conta da judicialização, (...)"

O que pensar?

johndoe1981

Vai ser selo decorativo.

johndoe1981

Mas é pra valer pra qualquer plano de qualquer velocidade, afinal o consumidor paga 100% do valor da assinatura.

Trovalds

Se você tiver disposto a pagar já existe. Mas é CARO.

Trovalds

Mas e as cidades que só tem uma operadora, faz como?

João

Vc tem que pesquisar fibras locais. Toda cidade que conheço que só tem Vivo e/ou Net e/ou Velox sempre tem uma ou mais fibras locais para suprir. Aqui temos uma cidade de menos de 50k de hab e 2 fibras de até 100mbps.

Felipe Silva

Nessa eu concordo, as exigências de qualidade nos davam um parâmetro minimo que podíamos reclamar do serviço, agora se tu só é atendido por uma operadora, não vai ter como reclamar.

DanielBastos

Nada disso.
todas vão ter selo A. Por um bom preço, que,evidentemente, será um impeditivo para os menores.

Tori

"esses dados serão ireelevantes"
Hmmmmm vai dar mel.

Daniel

Neste caso, as multas, que nem sempre chegam a ser recolhidas por conta
da judicialização, serão substituídas por “obrigações de fazer”.(traduzindo) "obrigações de fazer porra nenhuma" como ja fazem atualmente. Vai o consumidor receber uma multa e não pagar pra ver o que acontece. Agora operadora que gera lucro de bilhões ao ano... ó pobre coitadinha deixa pra lá a multa, precisa não. Brasil realmente não é para amadores.

Diego F. Duarte

Queria assistir o resultado disso lol

Diego F. Duarte

Ate te pegarem na esperteza, ae tu paga tudo o q vc sonegou e mais um pouco.

Claro, a n ser q tu tenha amigos naquele orgao q foi pro MinJus justamente p ficar no guarda chuva do tal juiz amigo

johndoe1981

Que tal a Anatel impor meta em que a operadora tem que entregar 100% da velocidade contratada?

Exibir mais comentários