Início » Celular » Xiaomi revela primeiro celular duplamente dobrável do mundo

Xiaomi revela primeiro celular duplamente dobrável do mundo

Xiaomi diz que protótipo de celular dobrável pode virar produto real, chamado Mi Dual Flex ou Mi Mix Flex

Felipe Ventura Por

A Xiaomi demonstrou oficialmente seu primeiro celular dobrável. Bin Lin, presidente e cofundador da empresa, aparece em um vídeo manuseando o protótipo: ele possui duas dobras para alternar entre os formatos de celular e tablet, enquanto a Samsung e Royole (FlexPai) usam apenas uma dobra central em seus smartphones flexíveis. Se for lançado, o dispositivo pode se chamar Mi Dual Flex ou Mi Mix Flex.

Wang Xiang, vice-presidente sênior da Xiaomi, diz no Twitter que este é o “primeiro celular duplamente dobrável do mundo”. É o mesmo aparelho que apareceu em um vídeo vazado por Evan Blass, conhecido como @evleaks.

O vídeo da Xiaomi mostra Bin usando o aplicativo Tik Tok em um dispositivo touchscreen com o tamanho de um tablet. Então, o executivo vira a tela de lado e dobra dois painéis, um em cada extremidade, para reduzir o aparelho às dimensões de um smartphone.

A interface também se ajusta: o Tik Tok passa a ocupar apenas a parte frontal da tela, e todos os ícones na homescreen se realocam no espaço menor.

Celular pode se chamar Xiaomi Mi Dual Flex ou Mi Mix Flex

Bin explica na rede social Weibo que a Xiaomi precisou adotar uma série de tecnologias desafiadoras: o display flexível e dobrável, a camada de proteção para revesti-lo, mais as quatro dobradiças. Além disso, a empresa teve que adaptar a interface do Android com MIUI.

“Este formato simétrico, que dobra duplamente para fora, combina perfeitamente a experiência de um tablet e um celular; é ao mesmo tempo prático e bonito”, diz o executivo. O botão liga/desliga fica na parte superior (em modo paisagem) para ficar acessível mais facilmente mesmo em modo celular.

O dispositivo ainda é um protótipo, mas pode entrar em produção em massa caso a recepção do público seja positiva, explica Bin. Ele sugere dois possíveis nomes — Mi Dual Flex e Mi Mix Flex — mas está aberto a sugestões.

https://twitter.com/evleaks/status/1080870489990590464

Com informações: TechCrunch, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ReNas

Daqui alguns anos a Apple lança a mais nova invenção do mercado, telas dobráveis! E será incrível para os apple fans!!

Peterson Alves

Chama aquilo de inovação? Inovação mesmo é se tivessem lançado um celular sem nada, e antes dela já existia celular com entalhe. Inovar pra mim é lançar uma coisa diferente de tudo que existe e que funcione.

Franco Luiz
Caleb Enyawbruce

Respeito sua opinião

Trovalds

Obsolência programada aonde? Você acha mesmo que é interessante uma Tesla da vida colocar quase 1.000kg de baterias num Model S pra ter uma autonomia de uns 500km no máximo? Imagina os mesmos 1000kg dando uma autonomia no mínimo o dobro disso se as baterias usarem uma tecnologia diferente. Para de pensar que tecnologia de bateria é só smartphone. Quem vencer a corrida da nova tecnologia de bateria vai ter um mercado que pode se aproximar do trilhão de dólares.

Caleb Enyawbruce

Também

Caleb Enyawbruce

Depende do ponto de vista. Foi isso que eu trouxe: um ponto de vista. Uma possibilidade.

Sid

Deve ser um tipo de plástico que não quebra, mas fácil de riscar.

Sid

É uma porcaria de um defeito aceito pela indústria e pelos consumidores. Um erro terrível de projeto. Preguiça dos engenheiros projetistas. (Me segurando pra não escrever um monte de palavrão)

Sid

Isso foi inovação? Karaka! Isso foi uma gambiarra pra colocar uma tela maior e os trouxas seguiram. Até a Samsung entrou nessa.
Não sei se o Steve Jobs aprovaria, mas tendo lido a biografia dele, tenho a impressão que ele mandaria castrar meia dúzia de engenheiros quando visse essa porcaria de "inovação"

Gustavo Hofer

junto com o smart dobrável não virá mai película ou capa protetora, o usurário ganhará um tapete de borracha tipo capacho ... rs

Sid

Lembro quando a Samsung lançou o Note 5, que foi o primeiro celular com tela grande, que tinha 5 polegadas. Eu achei ridículo e muita gente criticou. Hoje uso um de 6.3 polegadas e acho que o tamanho está bom, mas preferia um maior ainda.

Gustavo Hofer

oh coisa horrorosa, esqueceram que existe design e ergonomia?

Sid

Isso é verdade. Mas esse tipo de aparelho me interessa muito.

Sid

Teoria da conspiração.
Existem vários estudos de tecnologias para substituir as baterias atuais, mas ainda não são seguras. As empresas sabem que quem conseguir maior autonomia vai vender muito mais. Você acha que eles já têm a tecnologia e estão segurando? Seria burrice da parte deles.

Exibir mais comentários