Início » Telecomunicações » NET e Claro pedem para Anatel liberar franquias na internet fixa

NET e Claro pedem para Anatel liberar franquias na internet fixa

Claro Brasil quer que Anatel libere franquias na banda larga fixa até 2020, e pede que o 5G não seja prioridade da agência

Felipe Ventura Por

A Claro Brasil — grupo de telefonia que engloba a NET, Claro e Embratel — quer que a Anatel libere franquias na banda larga fixa até 2020. Ela alega que, dessa forma, as operadoras poderão exercer a “liberdade nos modelos de negócio”. Esse limite mensal atualmente é proibido pela agência de telecomunicações. A empresa também pede que o 5G não seja prioridade.

Segundo o Teletime, a Claro pede que a Anatel analise as formas de comercialização da banda larga fixa para as prestadoras “exercerem a liberdade nos modelos de negócio”. Isso se refere às franquias de consumo mensal.

A Anatel proibiu as franquias na internet fixa em 2016. Esses limites ficarão suspensos até que a agência possa analisar o assunto, o que ainda não aconteceu. A Claro diz que as operadoras “tiveram limitada sua liberdade nos modelos de negócios, além de estarem arcando com os ônus financeiros decorrentes da medida”.

Para a empresa, a Anatel poderia fazer análises de impacto regulatório para avaliar o impacto econômico e jurídico de implementar limites mensais na internet fixa, trazendo maior clareza ao setor.

Anatel deve decidir sobre franquias em 2019

A Anatel deve decidir ainda em 2019 se libera ou não as franquias. Isso ficará a cargo de Leonardo Euler de Morais, que assumiu o cargo de presidente da agência no ano passado. Grandes operadoras vêm aumentando a pressão para discutir novamente os limites na internet fixa. Christian Gebara, novo presidente da Vivo, é um dos que apoiam essa medida.

Em 2017, o Senado aprovou um projeto de lei que altera o Marco Civil da Internet para proibir franquias na banda larga fixa. Ele está atualmente parado em uma comissão da Câmara dos Deputados.

Reunimos a seguir as franquias nos principais planos da NET, Vivo e Oi. Esses limites ainda não estão valendo, e só poderão ser implementados com permissão da Anatel.

NET

  • 5 Mb/s: 20 GB
  • 15 Mb/s: 80 GB
  • 35 Mb/s: 100 GB
  • 60 Mb/s: 150 GB
  • 120 Mb/s: 200 GB
  • 240 Mb/s: 400 GB
  • 500 Mb/s: 500 GB

Vivo

  • 50 Mb/s: 170 GB
  • 100 Mb/s: 220 GB
  • 200 Mb/s: 270 GB
  • 300 Mb/s: 300 GB

Oi

  • 5 Mb/s: 70 GB
  • 10 Mb/s: 90 GB
  • 15 Mb/s: 110 GB
  • 35 Mb/s: 130 GB
  • 100 Mb/s: 200 GB
  • 200 Mb/s: 500 GB

Claro quer que Anatel deixe 5G para 2021

O desejo da Claro em implementar franquias foi revelado na consulta pública para a agenda regulatória da Anatel para o biênio 2019-2020. A agência recebeu 323 contribuições de operadoras, radiodifusores e da indústria em geral.

A Claro também sugere que a Anatel vá devagar com o 5G. Ela não quer prioridade para a revisão da Resolução nº 537/2010, referente ao espectro de 3,5 GHz: o leilão dessa faixa deveria ser feito após a “maturidade da indústria de equipamentos e dispositivos do 5G”.

A infraestrutura para redes móveis de quinta geração vai exigir grandes investimentos; por isso, a operadora pede que a Anatel espere pelo lançamento dos primeiros celulares e equipamentos 5G, entre o final deste ano e 2020, para avaliar “o real impacto deles na convivência harmônica”.

“Esse passo deve ser dado comedidamente, de forma que o ciclo de investimento seja virtuoso e não comprometa a competitividade do mercado ou o equilíbrio econômico-financeiro dos players”, diz a Claro. Assim, ela sugere que o cronograma do 5G fique para o biênio 2021-2022. A Vivo também não está com pressa.

Na consulta pública, a Claro ainda pede que a Anatel tenha uma “visão mais abrangente”, o que envolve reduzir impostos; estimular parcerias público-privadas para expandir a rede em áreas não atendidas; e liberar o uso do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para investimentos em infraestrutura.

Com informações: Teletime.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Oliveira

Querem ampliar o modelo de exploração do consumidor. Onde já se viu franquia em internet fixa? Máfia desgraçada. Isso é pra barrar o crescimento da iptv, streaming e tentar melhorar a venda de assinaturas de tv.

Billa Bong

Porisso que Brasil sempre vai ser atrasado em tudo, os privilegiados donos dessas empresas já são ricos o bastante e ainda querem tirar mais do povo que mais necessitam de internet rápida e sem franquia para obterem conhecimentos, esses empresários se usassem a cabeça para a prosperidade futura o Brasil estaria entre os primeiros países do mundo, mas são tão burros a ponto de atrasar mais um país que teria a chance de crescer mais econômicamente, vejam o exemplo de países de primeiro mundo como Japão que já têm internet de 2gb de velocidade e sem franquia à preço de banana, se os ricos pensassem na evolução humana do Brasil e gerações futuras, investissem mais na tecnologia rápida e ilimitada com certeza esse país seria a maior potência mundial.

Indestrutivel

deveria ser assim: internet de 35mb ilimitado ou internet de 1gbps com 12TB de franquia ai seria vantagem.

André Pereira

Nao se anima que a Tim tbm deve fazer a mesma coisa... Essas operadoras é tudo máfia!

Tammy Bennett

Hello❤ I wanna ċhαt with you😏
https://google.com/#btnI=ru...
My id 314171

Samus s.q

Eu to impressionado como ainda tem idiotas a favor dessa exploração sendo totalmente contra o povo brasileiro
O serviço dessas operadoras são um lixo e agora querem cobrar mais caro por consumo.
Sem falar que isso vai prejudicar quem trabalha pela Internet fazendo pagarem o dobro por várias franquias que supostamente seriam "baratas".

E o pior é ter gente com pensamento primitivo e arcaico afirmando que internet é só para desocupados ou adolescentes.

Creeper_Mod Android

Aqui onde eu moro um provefor pequeno tem 50 megas por 99 por mês, já é bem melhor que a porcaria da Oi ADSL.

𝕊𝕄𝕒𝕦𝔾_𝟛𝟙

O mundo não se resume só a isso. Mantenho dois servidores em casa e faço alguns vídeos pro YouTube. 500gb semanais não é nada.

Jefferson Rodrigues

Ou você eh um adolescente que so estuda ou eh um adulto desocupado. Porque gastar isso em uma semana éh coisa de louco.

emailx45

eu quero 10 METABAITI so para assistir filmes pornos ;))

Arley Martins

PODRE.

eduardo

Isso já está valendo? essa limitação?

Rafael Vieira

Exatamente.. Em casa, 4 adultos, 1 criança, tem mês que passa dos 1.3TB.. a média mensal é sempre próximo a 1TB..

Rafael Vieira

No dia que rolar franquia, cancelo meu plano da Net e migro pra qq provedor local que não tenha franquia, mesmo que a banda seja absurdamente menor que os 240Mb atual.
400GB pra um link de 240Mb, é rir pra não chorar, meu consumo teria de cair pela metade da metade, pelo menos.. :(

Cassio Neves

cara, os preços devem acabar sendo os mesmo. O problema é que agora, além de cara e ruim, será limitada! Espero que a Anatel arrebente essas empresas.

Exibir mais comentários