Onde fica a sede do Google?

Você sabe onde fica a sede do Google? Descubra mais sobre o Googleplex, o quartel-general da gigante das buscas e o que rola lá

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
The Pancake of Heaven! / foto do Googleplex / onde fica a sede do google

Você sabe onde fica a sede do Google? A gigante das buscas conta com diversos escritórios espalhados pelo mundo (inclusive aqui no Brasil), mas o principal deles é um grande complexo nos Estados Unidos, com mais de 200 mil metros quadrados, de onde saem todos os seus produtos e projetos. E você pode visitar a sede; saiba como.

Onde fica a sede do Google?

Em 2004, o Google foi a IPO (Initial Public Offering), abrindo suas ações na bolsa de valores NASDAQ. Ao fazer isso, a sede da empresa se mudou da garagem da então gerente de Marketing Susan Wojcicki (hoje CEO do YouTube), na cidade de Menlo Park, na Califórnia, para um novo endereço, um campus de 10,5 hectares (105.218 m²) na cidade vizinha de Mountain View, no mesmo estado americano.

As instalações escolhidas pelo Google para abrigar a empresa pertenciam à Silicon Graphics, uma empresa de software e hardware de alta performance. O terreno foi arrendado em 2003, com a empresa promovendo modificações para adequar a propriedade às suas necessidades. Em 2006, o Google comprou o campus, já conhecido como Googleplex, e outras propriedades da Silicon Graphics por US$ 319 milhões.

Em 2013, iniciou-se um projeto de expansão, que adicionou 17 hectares antes pertencentes à NASA, e vão adicionar mais 24,2 hectares. Ao todo, a área do Googleplex chegaria a 51,8 hectares, ou 518.000 metros quadrados, com 290 mil m2 de área construída (caberiam quatro Maracanãs, que tem 120 mil m², e ainda sobraria espaço). Há planos inclusive de transformar o campus em uma cidade, similar ao que a Samsung já fez.

O que é que o Googleplex tem? (tem!)

Google / estátua do Android 9 Pie no Googleplex / onde fica a sede do google

O Googleplex é a sede da Alphabet Inc., a holding que abriga o Google e uma série de outras subsidiárias, todas contando com escritórios no campus. A área de trabalho das divisões não são abertas a visitação, mas o Google costuma divulgar que os ambientes são abertos e livres. Há uma grande quantidade de prédios no Googleplex, todos ligados por estradas e bem sinalizados, e os funcionários podem utilizar bicicletas ou os carros elétricos da companhia para se deslocar entre eles.

Curiosamente, alguns dos jardins possuem estátuas de esqueletos de dinossauros, instaladas por Larry Page e Sergey Brin, como um lembrete aos funcionários: “não sigam o mesmo caminho”. O mais interessante é que de forma não intencional, as obras acabam remetendo à Silicon Graphics; ela foi responsável pelos efeitos visuais de Jurassic Park, e também foi extinta. A empresa faliu em 2011, e suas propriedades hoje pertencem à HP.

O destaque é o “Stan“, um tiranossauro rex que frequentemente é decorado pelos funcionários.

Tumblr / "Stan", o T-Rex do Googleplex decorado com flamingos rosas / onde fica a sede do google
Aqui, com flamingos rosas

Na entrada do campus, o chamado Prédio 43 é o principal, onde é feita a recepção dos visitantes. Há uma grande quantidade de restaurantes, praças de alimentação, quadras de esportes e etc., e o acesso é liberado através do crachá. O Google oferece atividades recreativas como aulas de dança, esportes, ginástica laboral e outros, abertos inclusive para os familiares de seus colaboradores.

No geral, o Googleplex centraliza todas as operações do Google, do Android ao motor de busca, e da Alphabet e demais empresas do grupo, como a Fiber, a Nest e a X, antiga Google X, entre outras. Embora este não seja o único campus da companhia (existem outros, inclusive no Brasil), ele é o principal e ponto de referência da gigante.

Eu posso visitar o Googleplex?

Endereço do Googleplex no Google Maps / onde fica a sede do Google

Sim! Embora o acesso aos escritórios seja restrito, é possível visitar a área aberta do campus, chegando lá de carro, ônibus ou mesmo a pé. É possível tirar fotos dos parques, comprar lembrancinhas na loja do Google, jogar vôlei na quadra aberta, usar uma das bicicletas da empresa e fazer uma refeição na cafeteria do complexo; com sorte você pode dar de cara com algum dos executivos da empresa nesses locais.

E caso você conheça alguém que trabalha na companhia, pode pedir a ele por um tour guiado; o Google costuma abrir exceções a visitas internas, em algumas ocasiões.

O endereço do Google é 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA, Postal Code 94043, e as coordenadas da empresa, 37,422° Norte, 122,084° Oeste.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados