Início » Celular » Android Q poderá dar mais liberdade para operadoras bloquearam chips de concorrentes

Android Q poderá dar mais liberdade para operadoras bloquearam chips de concorrentes

Arquivos do novo sistema do Google indicam possibilidade de criar listas de operadoras proibidas para o celular

Victor Hugo Silva Por

A versão final do Android Q poderá ser liberada no terceiro trimestre deste ano com mudanças negativas. Arquivos indicam que a nova versão do sistema dará ainda mais controle para operadoras, que poderão bloquear o uso de chips de certas concorrentes.

A alteração foi descoberta pelo 9to5Google na plataforma de gerenciamento de código usada pelo Android. O repositório possui registros de mudanças recentes em quatro arquivos batizados de “Melhorias de restrição de operadoras para o Android Q”.

Droid Android

Os arquivos criam a possibilidade de as empresas definirem listas com operadoras “permitidas” e “excluídas”, ou seja, que funcionam ou não no celular. Assim, quem vende o aparelho teria o poder de definir quais alternativas os usuários teriam ao trocar de operadora.

Outra mudança permitiria que as operadoras controlassem até mesmo smartphones com espaço para dois chips. As empresas poderiam obrigar os usuários a adotarem um cartão SIM autorizado no primeiro slot para liberar o uso do segundo slot.

Se as condições não forem atendidas, os proprietários dos dispositivos teriam à sua disposição apenas as chamadas de emergência. Felizmente, não é possível confirmar que a solução chegará de fato ao Android Q.

O sistema ainda será testado por desenvolvedores e poderá ter mudanças até ser oferecido aos usuários finais. Até o lançamento, é melhor torcer por melhorias de verdade como a expansão do modo noturno, mais controle sobre apps que acessam a localização e um modo desktop.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Confirmação que a Google é capacho das operadoras e das fabricantes.

HELDER CARRASCO

Eu sabia...quando avisaram que os Xing Ling seriam bloqueados no Brasil era isso que viria...
Será o fracasso do Android
E tudo muito simples, OPERADORAS, VAO PRA PQP....E LEVEM ESSA MERDA DE ANDROID COM VCS....

DeadPull

Poderia até ser, se o android fosse usado somente no Brasil. Mas nesse caso, isso aí valeria para o mundo todo.

Perata

Tipo o Baidu?

Baidu feat MC Brinquedo

Lembrei do comercial.

IAmYourFather-Your Mom Likes

Pelo que eu sei, nem os subsidiados

IAmYourFather-Your Mom Likes

No Brasil é uma prática proibida... logo somente celulares importados seriam afetados

betacaroteno

Telemar sempre foi fixo. A Oi, mesmo grupo, sempre foi móvel.

Depois sumiram com o nome Telemar e virou tudo Oi.

Comentário Mil Grau℗

"Quem ama bloqueiaaaa!"

Comentário Mil Grau℗

Quer apostas que esse marketing vai voltar se isso (do Android) acontecer?

Franco Luiz

Acho que E-chip precisa virar tendencia , melhor segurança seria o chip nao ter como ser tirado do aparelho assim os aparelhos roubados teriam mais chances de busca via gps ou bloqueio e seria inutilizado para outras pessoas ja que n daria pra trocar o chip sem saber algo sobre o que ja é utilizado como uma senha ou pin

Anderson Antonio Santos Costa

Se não me engano, o bloqueio de um celular a uma certa operadora seria proibido no Brasil, com exceção de aparelhos subsidiados pela operadora.

Hemerson Silva

Não creio que isso se aplicará ao pré-pago, ate porque não faz o menor sentido. Mas, aqueles que tem o aparelho comprado subsidiado pela operadora, as vezes ate de graça, aí eu já acho correto.

Trovalds

Isso me lembra da antiga Telemar, que foi a primeira no BR a bloquear aparelho pra sua operadora. Daí de repente quando resolveram vender aparelho desbloqueado alardearam aos 4 ventos como sendo os pioneiros da "inovação" (depois de se tornarem a Oi).

https://www.youtube.com/wat...

Baidu feat MC Brinquedo

É android, terra da bagunça, então já já alguém descobre como burlar.

Exibir mais comentários