Como funciona a Netflix? (do DVD ao streaming)

Saiba um pouco mais sobre como funciona a Netflix, tanto no streaming quanto no pouco conhecido serviço de aluguel de DVDs

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Acervo da Netflix / como funciona a netflix

A Netflix é a plataforma de streaming mais popular, mas nem todos sabem como ela funciona. Embora seja referência na transmissão de conteúdo online, a empresa começou como uma locadora de DVDs pela internet. E mais, ela ainda mantém o serviço ativo nos Estados Unidos, entregando os discos por correio aos assinantes.

Como a Netflix começou?

A Netflix foi fundada em 1997, por Marc Randolph (seu primeiro CEO) e Reed Hastings (o atual executivo-chefe), que apostaram em um mercado comum aos americanos: o aluguel de filmes a domicílio.

Embora existissem locadoras, como as da rede Blockbuster (quem?), o consumidor tinha a cultura de ligar para um serviço e alugar uma fita VHS. A proposta original era enviar as fitas através do correio, mas o VHS era delicado demais e pesado demais (logo, muito caro) para o transporte. Hastings e Randolph, então, abraçaram uma tecnologia nova, introduzida nos Estados Unidos naquele ano: o DVD.

Com a mídia digital, o custo de envio era mais baixo e o risco de danos, bem menor. O negócio deu certo e, embora a Netflix tenha passado por problemas financeiros, incomodou a Blockbuster o suficiente para que no ano 2000, esta oferecesse US$ 50 milhões para comprá-la.

A proposta, claro, foi recusada.

Em 2007, a Netflix mudou seu modelo de negócios, abraçando video on demand (VOD) e introduziu o streaming de filmes pela internet. Em 2010, o serviço chegou ao Canadá e América Latina (no Brasil, em 2011) e em 2015 a quase o mundo inteiro. Só que o aluguel de DVDs não foi abandonado.

Como funciona a Netflix?

Streaming

Site da Netflix Brasil / como funciona a Netflix

É o serviço principal da Netflix. Através de uma assinatura, o usuário terá acesso ao acervo da plataforma em um ou mais dispositivos, como o computador (via navegador ou aplicativos), celulares e tablets (iOS ou Android), aplicativos em Smart TVs, set-top boxes e dongles como a Apple TV, o Chromecast e a Amazon Fire TV, e consoles de videogame como o PS4 e o Xbox One.

O usuário pode tanto assistir online, via streaming, quanto armazenar certos filmes e séries offline nos dispositivos compatíveis. Dependendo do plano, poderá assistir conteúdos em 4K, HDR10 e som Dolby Atmos.

Servidores redundantes

Para atender todo mundo, a Netflix utiliza uma infraestrutura própria, que conta com servidores redundantes, com equipamentos da Amazon Web Services e de operadoras locais, todos dedicados. Esses últimos são chamados de Open Connect Appliances (OCAs). Quando um novo filme ou série são lançados, a empresa envia os arquivos para os servidores da Amazon, que os redistribuem para os OCAs em todo o mundo, de modo a manter a qualidade do streaming.

Assim, quando você dá “play” num novo episódio, seu dispositivo entra em contato com um OCA que já possui todo o catálogo armazenado, ao invés de acessar os servidores centrais nos Estados Unidos, o que convenhamos, seria inviável. É por isso que sua maratona flui lindamente.

Aluguel de DVDs e Blu-rays

Android / interface do app DVD Netflix / como funciona a netflix

A Netflix mantém o serviço de aluguel de filmes em DVD e Blu-ray apenas nos Estados Unidos (ele nunca foi oferecido fora do país), através do site DVD.com e pelo aplicativo DVD Netflix, disponíveis para iOS (iPhone) e Android nas lojas virtuais para a região. Embora manter os discos físicos não seja barato, o serviço rende dinheiro o suficiente para que ele ainda continue ativo.

Apenas no primeiro trimestre de 2018, o aluguel de mídias físicas reverteu uma receita de US$ 60,2 milhões, metade do montante dos EUA no período. Considerando isso e que muitos lugares do país ainda não possuem internet decente, a Netflix não vai interromper o serviço tão cedo.

Se você mora nos Estados Unidos e deseja alugar um DVD ou Blu-ray da Netflix, faça o seguinte:

  1. Acesse o site ou abra o app DVD Netflix;
  2. Escolha os filmes que deseja alugar, e confirme a seleção;
  3. A Netflix enviará os discos para a sua casa, sem custos adicionais ou limite de tempo;
  4. Para devolver os filmes, coloque-os no envelope pré-pago e envie-os pelo correio.

E pronto.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados