Motorola patenteia celular dobrável com comandos na tela traseira e quatro câmeras

Patente da Motorola mostra celular flexível que se dobra ao meio e permite usar as duas metades da tela

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Conceito por LetsGoDigital

A Motorola patenteou um celular que se dobra ao meio e permite usar as duas metades da tela. Dessa forma, você poderia deslizar o dedo na traseira para rolar conteúdo na interface, ou transferir conteúdo de um lado para o outro. A empresa está se preparando para lançar um smartphone dobrável com a marca Razr.

A patente descreve um celular que pode ser dobrado ao meio para fora. Dessa forma, as duas metades da tela ficam expostas, tal como no Royole FlexPai. (Por sua vez, a Samsung usa uma tela que se dobra para dentro, mais um display secundário externo.)

Celular dobrável recebe comandos dos dois lados

A Motorola explica que seu celular poderia receber comandos na parte traseira. Por exemplo, você pode fazer um movimento de rolagem com o dedo indicador, e isso deslizaria uma página da web para cima ou para baixo. Um pequeno indicador aparece no display frontal para mostrar onde seu dedo está localizado na traseira.

A tela traseira poderia reconhecer diversos tipos de comandos: toque simples, toque duplo, arrastar e soltar, tocar e segurar, ou puxar para baixo. Isso serviria para redimensionar elementos na tela ou confirmar uma ação, por exemplo. Também seria possível mover conteúdo de um lado para o outro da tela.

A patente descreve um aparelho com pelo menos quatro câmeras. Todas elas ficam na parte frontal quando o celular está aberto; ao dobrá-lo, duas delas ficam na frente, e as outras duas ficam atrás. O documento também descreve sensores ópticos que poderiam fazer reconhecimento facial 3D.

A dobradiça permitiria que o celular fique aberto em um ângulo entre 0 e 180 graus. Dessa forma, você poderia apoiá-lo na mesa e usá-lo como um relógio despertador. Há ainda um botão Home na lateral direita da tela.

A patente foi registrada no USPTO, órgão dos EUA, e na WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Ela foi publicada em 10 de janeiro de 2019. O site holandês LetsGoDigital criou algumas renderizações mostrando como poderia ser esse celular.

A Motorola deve lançar em fevereiro um celular dobrável de US$ 1.500 com a marca Razr. Ele provavelmente vai adotar um design semelhante ao antigo V3. No entanto, parece que a fabricante já está pensando em mais smartphones flexíveis para o futuro.

Conceito por LetsGoDigital

Conceito por LetsGoDigital

Com informações: LetsGoDigital.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados