Início » Antivírus e Segurança » Google planeja mudança no Chrome que limitará bloqueadores de anúncios

Google planeja mudança no Chrome que limitará bloqueadores de anúncios

Nova API do Chromium (a base do Chrome) pode limitar ação dos ad blockers; Google diz que mudança deve trazer mais segurança e desempenho

Emerson Alecrim Por

Bloqueadores de anúncios estão entre as extensões mais populares do Chrome, mas o poder de ação dessas ferramentas poderá diminuir: em nome da segurança e do desempenho, o Google está propondo um conjunto de mudanças no Chromium (a base do Chrome) capaz de alterar sensivelmente o modo de funcionamento de vários ad blockers.

Stop

As mudanças propostas estão em um documento público intitulado Manifest V3. Esse não é um texto definitivo, o que significa que os seus tópicos estão sujeitos a alterações. Mas, como as chances de aprovação da proposta não são pequenas, desenvolvedores de bloqueadores já manifestam preocupação.

Basicamente, a ideia dos engenheiros do Google é anular a WebRequest, API bastante importante aos bloqueadores de anúncios (e outras extensões). Ao mesmo tempo, eles propõem disponibilizar uma API chamada declarativeNetRequest que deixaria o controle sobre o que bloquear a cargo do navegador.

Por meio da API WebRequest, as extensões conseguem interceptar solicitações oriundas de páginas web e, quando for o caso, modificá-las para, entre outras ações, limitar a inserção de cookies, barrar requisições para determinados domínios e impedir o carregamento de arquivos de mídia. Essa abrangência de possibilidades é que permite aos bloqueadores serem tão eficazes.

Com a API declarativeNetRequest, tudo muda. As extensões terão que informar ao Chrome uma lista de padrões de bloqueio. A partir daí, o navegador comparará as solicitações com esses padrões para decidir se alguma requisição específica deve ser bloqueada, por exemplo, o carregamento de anúncios oriundos de certo domínio.

Foto por TechnologyGuide TestLab/Flickr

De acordo com o Google, essa abordagem melhorará o desempenho, pois as comparações serão realizadas pelo próprio navegador, e não por uma ferramenta externa normalmente baseada em JavaScript. A nova API também é apontada como mais segura por impedir que cookies e outras informações sensíveis sejam acessadas pelas extensões, além de evitar que códigos externos potencialmente maliciosos sejam carregados por elas.

Mas os desenvolvedores dos bloqueadores não pensam assim. A Ghostery, por exemplo, diz que a mudança deixará os usuários com recursos mais limitados para se livrar de conteúdo indesejado. A empresa cogita até abrir uma queixa antitruste contra o Google se a proposta for levada adiante.

De modo geral, a preocupação é a de que a nova API diminua a competitividade entre os bloqueadores (afinal, eles passariam a funcionar praticamente da mesma forma), reduza a eficácia dessas ferramentas e, em alguns casos, impeça o funcionamento da extensão. É o que poderia acontecer com o uBlock Origin, ad blocker fortemente dependente da API WebRequest.

O assunto segue em discussão. Ou quase: o tópico no grupo do Chromium que trata do Manifest V3 foi fechado recentemente e teve várias mensagens apagadas.

Com informações: Ars Technica, Gizmodo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Richelmy Monteiro
O código do Chromium é aberto, qualquer um tem controle, basta criar um variante sem essas modificações do Google e adotar no navegador (como o Edge da vida)
Will
ainda não.
ochateador
Edge não é baseado em chromium não...
Will
era isso que iria dizer, que vai usar, rs
Smartfox
Ainda bem que existe concorrência. Opera, Firefox e Edge agradecem.
Smartfox
O Edge do Windows usa um motor proprietário da Microsoft. Não é baseado no Webkit/Blink, nem no Firefox, mas a partir do próximo grande update do Windows 10 (ainda esse ano) ele deixara de usar o motor próprio e será portado para o Blink, mesmo motor do Chrome atualmente.Já a versão para Android do Edge sim, ele usa o motor Webkit/Blink desde o lançamento.
Tiago Celestino
Google e anúncios publicitários estão intimamente ligados, logo, controlar o que exibir no navegador da empresa é totalmente normal.
Sd
Isso (adblocks) gera prejuízo para eles, claro que esses mercenários sedentos por mais e mais grana vão querer limitar as funcionalidadesEu uso Ublock Origin desde quando lançou e sem ele não há como acessar nada na internet, pois sou muito exigente quanto à ADS, sem contar que ele é muito útil vc pode deletar seção de comentários de város sites, deletar elementos da página e vc pode fazer o backup prum bloco de notas e importar sua personalização pra qualquer outro navegador;Ouvi falar q1ue o dono da Ublock Origin se manifestou e disse se isso se confirmar o suporte do Ublock para o Chrome será cerceado Acho que terei de voltar pra Raposa Laranja mesmo..
Cristina Nascimento
Ele usa adblockers, o IE não.
Felipe
Quem diria que um dia eu ia voltar para o Firefox
paulo yan
É o que poderia acontecer com o uBlock Origin, ad blocker fortemente dependente da API WebRequest.Putz, logo o que eu uso.
paulo yan
kkkkkkk, perfeito.
ribeiro
eu tbm
ribeiro
Vdd
richardsonvix
Detalhe do detalhe, Microsoft Edge migrando para o core do Chromium, Opera já usa, fora tantos outros forks, e aí?Firefox vs o Resto dos Browsers
richardsonvix
Nada que um Firefox não resolva.
Ivan
Eu não disse que eu não gosto dos outros navegadores, eu quero que o Google pare de boicotar outras empresas para que eu não tenha que gastar dinheiro.
Vitor Hugo
ue, você que resolveu lançar a ficha técnica do teu notebook aí e perguntar quanto vai ter que gastar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk e tu sabe que tem alternativas ao Chrome.
Baidu feat MC Brinquedo
Não achei a opção pra quem usa Adblock nativo.
johndoe1981
E a profecia está prestes a se cumprir...
Ivan
Só a empresa parar de sabotar os outros navegadores, já está bom.
Vitor Hugo
https://uploads.disquscdn.c...
Vitor Hugo
alguns bilhões, só comprar a Google e arrumar isso :)
johndoe1981
Imagino ser legítimo e seguro, pois o Vanced é uma versão modificada do app do YouTube.
johndoe1981
Uma empresa que obtém mais de 90% da sua receita com publicidade tentando dificultar a ação do bloqueadores de anúncios, e ela vem me dizer que é em nome "da segurança e desempenho" do usuário... tá bom, conta outra Mountain View, vai.Mais um motivo para lamentar a migração do motor do Microsoft Edge do EdgeHTML para o Chromium. Se o Google insistir mesmo nessa modificação, eu migraria num piscar de olhos para o Edge. Mas adotando a base do Chromium, vai dar no mesmo.
Bruno Santos
Cara, uso já tem um bom tempo com a minha conta da google (onde tbm está salvo todos os meus arquivos, fotos, senhas...) e nunca tive problema, muito pelo contrário.
Ivan
Vai ser difícil eu ter que migar para os outros navegadores, testei todos e o Chrome é infinitamente mais rápido. Meu notebook é um Acer, i7 3GHz, 8GB, HD 1TB. Quanto mais preciso gastar para ter uma boa navegação?
Ivan
O Vanced é seguro mesmo? Eu queria muito usar para manter as minhas inscrições nele (outros apps não são tão bons e não quero criar outra conta) e porque praticamente a minha vida está no Google, principalmente álbuns de fotos de família e de fotos digitalizadas dos meus avós, se eu os perder nem sei o que faço.
Pascal
"""""Em nome da segurança e do desempenho""""" aham.
Baidu feat MC Brinquedo
Eu faço o seguinte, (como sou da área) instalo o Firefox e só habilito o Ublock nele e coloco o FF como padrão (novos links irão chamá-lo por padrão).Mesmo que o usuário abra o Chrome manualmente, mais cedo ou mais tarde o usuário vai perceber que a experiência de navegação é diferente.
Bruno Santos
Windows: Opera + Bloqueador de Anúncios (Nativo) + uBlock Origin (pra reforçar)Android: Magisk + YouTube Vanced (Módulo) + AdAway O resultado disso é, 0 Anúncios em tudo. Nunca mais me estresso com milhares de anúncios estourando na minha cara, principalmente no youtube que enche o saco!
Anderson Antonio Santos Costa
Muitos ads são lotados de vírus e malware. Toleraria anúncios na internet, desde que a Google barrasse os anúncios maliciosos no Chrome. Vejo que isso é um passo para mudar para o Firefox.
Fred
O título da matéria deveria ser:Google planeja mudança no Chrome que fará usuários migrarem para o Firefox
Henry
É da vez que morre !! Adblock é imprescindível em uma internet que está tomada por propagandas, mas o que esperar de uma empresa que lucra com anúncios ?É impressionante como uma empresa (seja ela de que for) quando é líder em algo começa a mandar e ditar regras (muitas vezes estupidas) e abusar $ de seus usuários, sentem prazer em estragar aquilo que é bom, nem parece que já precisaram dos usuários no inicio, Ridículo !!!Firefox é sua chance de brilhar !!
Marsupial radical
Não podia colocar isso de melhor forma hahahah
Tiago Faustino
Essa galera não vai sair do Chrome. Rs. Só se incomodar com banners que nunca tinha visto antes e culpar o navegador... Rs.
Wesley Generoso
Goddamn right. Se isto for para frente, adeus Google Chrome. Já não uso no celular mesmo e nem no computador de casa, só na empresa.
Trovalds
Você prestou atenção nos comentários? Você leu que boa parte deles tem um SE? "SE acontecer migramos"...Parece que não.
Baidu feat MC Brinquedo
Rapaz, todo o PC que eu tenho o privilégio de usar recebe o ublock origin. Ainda escondo a extensão pro usuário não perceber o ícone
Capitão Caverna
Aos usuários do Opera:O navegador passou a interferir nas extensões adblock sem avisar aos usuários.Para contornar, faça o seguinte, caso vc use adblock de terceiros:Vá nas configurações das extensões e marque a opção: "Allow access to search page results".Caso vc use o adblock nativo do opera, faça o seguinte:Digite na barra de endereços: opera://settings/adBlockerRemova as exceções facebook, google e tudo mais.
Baidu feat MC Brinquedo
Ui, que diferentão!
Andre Kittler
Opera, Vivaldi e Microsoft: heis o período quando você usa um código o que você não tem controle.Eu até diria "obrigado por existir Firefox" mas não dá. Eles estão a anos tentando ser chorme, não levo fé mais na Mozilla.Obrigado por existir... Palemoon?
brunocabral
Sou usuário de Linux, então o que acontece no Edge não me afeta
Tiago Faustino
Deduções com embasamentos duvidosos:Tem pesquisa por aí dizendo que cerca de 30% usam ad blocker nos EUA. Dessa galera quem realmente sabe o que está fazendo, deve dar uns 20% sei lá. Da galera que acompanha o Chrome e que poderia migrar pra outro navegador devido a isso: 10%.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Idem.Até usava uma versão do Chromium.
Jesus Negão
Sempre soube que a Raposa era a opção certa, não é a toa que te uso desde sempre <3
JOSÉ AUGUSTO
vocês vão assistir meus anúncios direcionados sim. Dane-se a neutralidade da rede. ass: google.
Baidu feat MC Brinquedo
Ainda sobrou o Firefox!
Baidu feat MC Brinquedo
Tchau queryda!
adrianonorthingan
Cara como pessoal é chorão, qualquer noticia do Chrome, 'ain vou para de usar aquele navegador isso e aquilo' se tu não gosta do Chrome simplesmente de usar, não adianta reclamar no comentário se continua usando ele.
Baidu feat MC Brinquedo
A Besta adotou novos trajes e estudou os caminhos do Tempo, do Espaço, da Luz e do Fluxo de energia através do Universo. De seus estudos, a Besta formou novas estruturas de metal oxidado e proclamou suas glórias. E os seguidores da Besta se alegraram, encontrando um propósito renovado nesses ensinamentos.de O Livro de Mozilla, 11:14
Hugo Piovesan
Partiu 'criar' um Pi Hole então :/
MicCaptchA
https://uploads.disquscdn.c...
Bruno Sousa
As consequências ruins de um futuro monopólio do Chrome chegaram antes do que eu prévia
Peralta
Bem-vindo de volta ao topo Firefox \m/
Nioshi
e assim todos voltaram a usar o firefox, fim.
Trovalds
(...) em nome da segurança e do desempenho...Que desempenho? Sem adblocker alguns portais simplesmente se tornam inacessíveis porque alguns anúncios travam o navegador. Ao invés de investir pesado contra anúncios abusivos e mal feitos vão atrás é de quem torna a navegação menos penosa. A parte do "segurança" até posso concordar porque o JavaScript sempre foi e sempre será algo inseguro.Enfim, se isso for adiante, eu vou adiante também e mudo de navegador.
Cortana ✔
Justo agora que mais precisamos de concorrência para conter a tirania do Google, vai a Microsoft e se junta a eles.
Franco Luiz
O Edge é extremamente rapido principalmente com SSD , mas realmente tem esse ponto D:
DeadPull
Eu só mantenho o Chrome no meu PC por causa da plataforma do google usada no meu trabalho. Pra pesquisas pessoais eu vou de Firefox mesmo.
Kodos Otros
Se isso rolar, bye bye Chrome.
Paulo Manso
Se isso acontecer, será hora de voltar para o Firefox Quantum 🤷‍♂️
Will
pior que o edge e vários outros são baseados no chromium, vai dar ruim pra "geral"
thejorsias
E eu planejo usar outro navegador. Desativo nos sites que respeitam o bom senso, mas não dá pra ficar sem adblocker.
Franco Luiz
Morte ao chrome
leonardoalbuquerqueleo
Fazer pesquisas no Google pelo chrome tá muito complicado, após aparecer os resultados, a lista muda e entram vários anúncios disfarçados no meio... pelo smartphone ainda não acontece... mas ta um saco pesquisar na web.
Antony
E assim, o IE voltou a ser o navegador mais utilizado xD