Como usar o WhatsApp Business no PC

É possível usar alguns recursos do WhatsApp Business pelo computador; veja como acessar e conheça as funções disponíveis

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Logotipo do WhatsApp
Como usar o WhatsApp Business pelo PC. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Não existe uma versão Web ou Desktop exclusiva para o WhatsApp Business. No entanto, é possível usar sua conta acessando a versão comum, disponível para todos os usuários. A notícia boa é que mesmo dessa forma, recursos como respostas rápidas, etiquetas e filtro de conversas ficam disponíveis para facilitar a interação com os clientes.

Como acessar o WhatsApp Bussiness no PC

Como disse, você pode conectar uma conta Business usando as soluções para o WhatsApp tradicional. Há duas alternativas: 

Nas duas opções, será necessário escanear o código QR para autenticar a conta e fazer login no computador. Depois disso, já será possível conversar com seus clientes e parceiros por lá.

Quais recursos do WhatsApp Business posso usar no PC?

Respostas rápidas: mensagens usadas para responder a perguntas frequentes. Basta pressionar a tecla “/” no teclado para selecionar uma resposta rápida e enviá-la.

Etiquetas: servem para organizar os seus contatos e conversas. Além das etiquetas do próprio aplicativo (novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado) é possível criar outras de acordo com o seu negócio. 

Para usá-la quando estiver com o WhatsApp aberto no computador, selecione a conversa desejada, na barra lateral esquerda, clique na setinha que aparece abaixo da data e depois toque em “Editar etiqueta”.

Captura de tela com a localização das etiquetas no WhatsApp Business acessado pelo PC
É possível organizar os seus contatos usando as etiquetas no computador também. (Imagem: reprodução/WhatsApp)

Filtro de conversas: são usados para gerenciar as suas conversas com facilidade. Classifique os filtros por mensagens não lidas, grupos ou listas de transmissão. Para aplicar um filtro, toque em “Pesquisar ou começar uma nova conversa”, selecione o ícone de três linhas e escolha uma opção.

Captura de tela mostrando o recurso filtro no WhatsApp Business no computador
O filtro de conversas também pode ser usado pelo PC. (Imagem: reprodução/WhatsApp)

Editar ou adicionar itens do catálogo: o recurso existe para que empresas possam divulgar seus produtos e serviços pelo WhatsApp. Pelo computador, clique nos três pontos, na barra lateral esquerda, e selecione “Catálogo”. 

Após acessar o WhatsApp Business pelo PC, você continuará enviando e recebendo mensagens mesmo sem internet. Além disso, é possível conectar sua conta em 4 aparelhos ao mesmo tempo. Ou seja, se você tem uma equipe de atendimento, todos podem trabalhar simultaneamente com o mesmo número.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp Business na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados