Início » Internet » Microsoft Bing é temporariamente bloqueado na China

Microsoft Bing é temporariamente bloqueado na China

Bing, concorrente do Google, não podia mais ser acessado a partir da China devido a um erro técnico acidental

André Fogaça Por

O buscador Microsoft Bing foi bloqueado na China devido a um erro técnico acidental, segundo a Bloomberg. Acreditava-se que a ordem para o fim do acesso tinha vindo diretamente do governo do país, como uma tentativa de censura. O site já pode ser acessado novamente no país.

Segundo a própria Microsoft, o Bing não podia ser acessado se o usuário utilizasse uma conexão dentro da China. Mesmo com o acesso interrompido, era possível entrar no cn.bing.com e realizar alguma pesquisa na versão chinesa do buscador.

Alguns usuários chineses acreditavam que o bloqueio havia sido ordenado após o número crescente de acessos ao Bing, partindo de pessoas que descobriram que existe alternativa ao buscador chinês Baidu. Mesmo sendo um site de empresa americana, ele vem trabalhando de acordo com as exigências do governo e restringe alguns termos – há até uma versão modificada do Windows 10 que foi lançada especialmente para a China.

Existe um seleto grupo de gigantes da tecnologia com o acesso impedido para quem está dentro do país. O caso mais famoso é o do Google e seus serviços, como Gmail, YouTube e o próprio site de buscas, que não são abertos por lá desde 2010. Até mesmo o WhatsApp foi removido, em 2017.

De acordo com rumores, o Google tem planos de reverter o banimento ao alterar o motor de buscas do site, para poder atender aos pedidos do governo.

Com informações: TechCrunch e Bloomberg. Atualizado em 25/01.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ivan

Não é crime usar VPN na China, mas o governo sempre derruba as redes mais cedo ou mais tarde.

Ivan

Socialismo e nazismo são as escorias da humanidade, apesar que hoje o socialismo não seja tratado como crime contra a humanidade assim como o nazismo.

Juaum

E ainda tem "inocentes" que desaprovam as atitudes de Trump.

Drax

Aqui o pacote é firefox + patopatovai

Drax

Bem loco isso. Simplesmente não consigo vislumbrar a sociedade funcionando dessa forma.

Drax

O termo de fato é errado. Sou um crítico dessas ideologias socialistas/comunistas, mas também não concordo em chamar tudo que é de esquerda de comunismo, pois não é. Há um claro desvirtuamento da significação do termo, assim como ocorre com os esquerdistas chamando todo mundo que é oposição de fascista.
De qualquer forma, é difícil enquadrar a China em uma ideologia. Na parte econômica, são mais capitalistas. Na parte política, nem sei o que dizer. Há uma ditadura, mas também há uma certa liberdade que não há em outras ditaduras. Há um rigoroso controle social e de informação. Enfim, não sou um estudioso político (apesar de curtir o assunto), talvez você tenha mais facilidade em explicar essa parte política da China.

Gaba

Ok então podemos chamar todos eles de ditadura de esquerda?

Meu ponto não é a primícia do que o comunismo ou socialismo deveriam ser. Todos esses regimes ditatoriais, como Cuba, Coreia, China (de novo, você vai dizer que são capitalistas, mas tudo é controlado pelo estado e há apenas uma "falsa liberdade" - provado pela matéria que estamos lendo) e etc, são indiretamente afetados com força pela ideia comunista. Eles se desviaram completamente da ideia original? Sim, mas isso também não quer dizer que a idéia original vai funcionar algum dia.

Meu último ponto é: está para nascer (e provavelmente nunca irá) um governo se diz de esquerda ou que diz que segue as ideias comunistas/socialistas, que ao tomar o poder destrua totalmente o estado como você está dizendo.

Enfim, provavelmente você não vai se convencer que meus argumentos são bons, e provavelmente vai continuar me desrespeitando dizendo que "não aprendi nada nas aulas de sociologia" (o que mostra à que você veio), então paro por aqui. flw vlw.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Quando li a notícia ontem também vi sobre o motivo. Tava achando estranha a matéria...

But, shit happens...

johndoe1981

Pelo visto era um falha técnica mesmo, visto que o Bing já é censurado por lá.

Felipe Ventura

O texto foi atualizado. Obrigado!

Douglas Souza Luz

Você mesmo respondeu o porque de todos esses regimes que você citou não poderem ser chamados de comunistas.

Gaba

> Comunismo sequer tem estado

LOL... fala isso pro Maduro, Irmãos Castro, PT e todos os "comunistas/socialistas" que querem inchar o estado toda vez que entram no poder.

marcos_5000

No Brasil o Bing funciona normalmente, eu que estou testando o Edge, que tem o Bing como buscador padrão, não tenho problemas nenhum com ele.

Renan Alves

a china é um pais com ideias capitalistas, porem com acoes comunistas. Se contar que o modo ''capitalista'' de agir tem como unica preocupação ajudar os donos da grana, temos como exemplos os funcionários que trabalham feito escravos e ganham uns trocados.

Eduardo Braga

Do Windows Central, que foi atualizado antes da notícia ser postada aqui: "Bloomberg reports that Bing is once again available in China. The outage, according to the
report, was due to a technical error, rather than intentional
censorship [...

Exibir mais comentários