Início » Internet » YouTube vai deixar de recomendar vídeos sobre teorias de conspiração

YouTube vai deixar de recomendar vídeos sobre teorias de conspiração

Mudança no sistema de recomendação de vídeos visa evitar que YouTube seja usado para promover desinformação e conteúdo extremista

Emerson Alecrim Por

O YouTube anunciou nesta sexta-feira (25) uma mudança que fará a sua plataforma diminuir a recomendação de vídeos que promovem teorias de conspiração e desinformação. Esse é um esforço para evitar que o serviço seja usado para potencializar o alcance de conteúdo extremista.

YouTube / i-m-nik / Unsplash

Vídeos conspiratórios incluem aqueles que dizem que os ataques de 11 de setembro foram uma farsa, que a Terra é plana ou que vacinas causam autismo, por exemplo. Mas também há publicações extremistas de cunho político ou religioso que, portanto, podem ser usadas para fortalecer movimentos radicais.

Há tempos que o Google vem sendo criticado por permitir que seus algoritmos indiquem vídeos de teorias de conspiração e afins. O maior problema é que o sistema de recomendação sugere publicações considerando fatores como quantidade de visualizações e comentários. Vídeos extremistas, por conta da abordagem polêmica ou sensacionalista que frequentemente trazem, acabam se sobressaindo nesses aspectos.

A mudança visa fazer esses vídeos não aparecerem nas sugestões, pelo menos não entre as primeiras opções. Mas não vai ser tarefa fácil: como a decisão será tomada prioritariamente por um algoritmo, sempre existirá o risco de determinados vídeos extremistas passarem pelo filtro ou, pior, de publicações inofensivas serem barradas.

O Google lembra, porém, que já aplicou uma mudança bem-sucedida no sistema de recomendações. Com ela, o número de vídeos com chamadas clickbait (do tipo “você não vai acreditar no que aconteceu”) diminuiu sensivelmente nas sugestões.

Geralt / YouTube / Pixabay / como ganhar dinheiro no Youtube

De todo modo, a mudança relacionada a conteúdo conspiratório vai ser progressiva: inicialmente, serão afetados apenas vídeos limítrofes (que chegam perto, mas não violam as diretrizes do YouTube) publicados nos Estados Unidos. Posteriormente, a restrição será aplicada a vídeos de outros países.

Isso porque o algoritmo precisa ser treinado. O filtro tem como base classificações feitas por moderadores humanos e aprendizagem de máquina, o que significa que o algoritmo vai ficar mais preciso com o passar do tempo (pelo menos é o que se espera). Nas estimativas do YouTube, a alteração afetará menos de 1% dos vídeos.

Note que os vídeos classificados como limítrofes não serão removidos ou deixarão de aparecer para os inscritos de seus respectivos canais. A mudança afeta apenas o sistema de recomendações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sid

Nossa! E você sabe a razão da nossa existência? Sabe a origem do universo, o que havia antes? Poxa vida, fale para nós porque você é um ser muito inteligente e iluminado e nós somos apenas mortais que acreditam que a Terra é redonda.

Lesphirou

Nunca tive a intenção de argumentar nada com você, meu caro analfabeto funcional. Eu simplesmente questionei as suas alegações - e aliás - ainda estou esperando pelas fontes que comprovem a veracidade delas.
Felizmente eu estudei em instituições diferentes das suas, porque para chegar a esse seu nível, deve ter sido um curso à distância, ou melhor, canais do YouTube dedicado à teorias da conspiração.

O mais interessante é que me acusa de"generalizar e rotular" e você acaba que por fazer o mesmo. O que te faz pensar que eu perco meu tempo com YouTube Brasil? Quem talvez viva nesse mundo é você, pois estarei no aguardo das fontes de pesquisas que comprovem que vacinas causem autismo, mas provavelmente deve ter visto isso em algum vídeo, então entendo que esteja envergonhado de me mostrar o vídeo como "fonte".

Vamos fazer o seguinte, para que não possamos perder mais tempo, se não for me responder com as fontes que comprovem as suas alegações, nem precisa me responder, belezinha? Aí você pode continuar vivendo nesse seu mundinho achando que o mundo todo é errado e você o único correto.

AnonBrasil

Quem escreve o que quer , também precisa estar preparado para ler o que não quer. Criaturas atrasadas como você, acreditam em ilusões por falta de sabedoria e percepção limitada da realidade. Tenho certeza que sequer parou algum dia para pensar na razão da própria existência ou já pensou saber o significado da vida.

AnonBrasil

Alienado não é injúria, mas você apela por falta de noção. O único retardado aqui é você que tem paralisia cerebral. Mais um ignorante que gosta de generalizar e rotular, mas não tem a mínima capacidade para raciocinar. O alumínio já está dentro da sua cabeça de tanto Flúor que consome diariamente. Procure estudar antes de palpitar na internet sobre assuntos que não tem domínio, autoridade ou conhecimento.
Ao invés de ficar perdendo seu tempo escrevendo asneiras, estude mais sobre as origens para ver que as conspirações não são meras teorias.
Seus argumentos são muito frágeis, pois você vive neste mundo do Youtube aonde idiotas são transformados em celebridades.

Lesphirou

Eu alienado? Ta usando o seu chapéu de papel alumínio? A Terra é plana também? Me linka aí um estudo científico de um desses "ganhadores de nobel" aí então. O seu youtuber conspiracionista deve ter posto na descrição do vídeo, vai lá e responde aqui depois, seu retardado.

Sid

E sério que eu li isso? É sério que existe gente que escreve isso? Eu vivi para ler um texto como o seu. Agora posso dizer que já vi de tudo, inclusive algo tão surreal.

AnonBrasil

Você se julga muito informado, mas certamente sequer sabe a razão da própria existência. Besteiras é o que estes conspiradores estão propagando como verdade, o maior desinformado de todos é aquele que pensa saber algo, mas só olha pelo buraco da fechadura.

AnonBrasil

Não se tratam de teorias, a maioria das conspirações são reais, são fatos históricos que podem ser rastreados e facilmente comprovados se fossem pesquisados. Mas como a maioria dos escravos modernos estão distraídos com entretenimento, futilidades e totalmente imbecilizados pela elite fica fácil transformar a verdade em mentira e vice versa.

AnonBrasil

E você que demonstra ser um mero repetidor do sistema de alienação, um escravo moderno que não questiona nada apenas obedece: Check Mate!

AnonBrasil

Rir do que seu idiota alienado? Da sua ignorância? O que você sabe sobre a composição e o modo de preparo das vacinas? Os riscos das vacinas são muito REAIS e as pessoas podem questionar a sua segurança. Primeiro, precisam saber a história por trás da indústria bilionária de vacinas. As pessoas devem ser informadas sobre os riscos associados às vacinas. Mais de 60 dos maiores especialistas em saúde do mundo, inclusive ganhadores do prêmio nobel, relataram a história verdadeira sobre as vacinas não contada. O envenenamento global que está sendo conduzido pelos "donos" do mundo.

Lairton Gomes

Sou a favor de liberar a adoção de crianças por homossexuais ao invés de legalizar o aborto. Como diz o ditado: se não quer, tem quem queira

Marcos Soares Santos

cara, pra ser sincero contigo eu nao tenho uma opiniao sólida em cima disso. gostaria mesmo de conhecer histórias de pais de filhos deficientes pra entender a situação pela ótica desses

Lairton Gomes

Então se um bebê nascer sem um braço, ele merece ser morto? Pois também nasceu mal formado. Já tem abortista defendendo o aborto após o nascimento. Não sei onde isso vai parar

Lairton Gomes

Então assassinatos também são questão de saúde pública? Métodos contraceptivos se tornam ainda mais confiáveis se combinados

Marcos Soares Santos

outra que isso é questão de saúde pública e planejamento familiar. metodos contraceptivos existem aos montes e nenhum é infalível.

Exibir mais comentários