Google oferece estágio e curso de inglês com foco em jovens negros

A empresa selecionará 20 estagiários para participarem de um programa com dois anos de duração

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google - escritório

O Google deseja tornar seu quadro de funcionários no Brasil mais diverso. Para isso, apresentou nesta segunda-feira (28) o Next Step, um programa de estágio voltado para ampliar a representatividade de profissionais negros na empresa.

A seleção ocorrerá em paralelo com outros programas de estágio da companhia, mas tem suas próprias características. O Next Step terá dois anos de duração, em que 20 estagiários atuarão nas áreas de vendas, marketing, recursos humanos, financeiro, entre outras.

No anúncio do programa, o Google destacou estimativas que apontam menos de 5% dos brasileiros fluentes em um segundo idioma. O índice se torna ainda menor quando o recorte é feito exclusivamente entre jovens negros.

Por este motivo, o Next Step será o primeiro programa do Google que não exigirá a fluência em inglês. Em vez disso, a companhia oferecerá um curso intensivo de inglês. Os estagiários também terão à disposição uma rede de suporte com coaching e mentoria de outros profissionais da empresa.

“Queremos que jovens de grupos minorizados estejam mais preparados para a entrada no mercado de trabalho, além de tornar o nosso escritório um ambiente cada dia mais inclusivo, a que todos tenham orgulho de pertencer”, afirmou o Google.

As vagas oferecidas no Next Step são voltadas para estudantes de graduação na Grande São Paulo com formação prevista entre julho e dezembro de 2021.

Procurado pelo Tecnoblog, o Google afirma que o foco do programa está nos estudantes negros, mas que todos os estudantes que preencham os requisitos podem se increver. O processo seletivo prevê encontros presenciais e entrevistas com equipes da empresa.

As incrições podem ser feitas até 22 de fevereiro por meio da plataforma Empodera.

A Folha de S. Paulo lembra que outras empresas de tecnologia estão adotando medidas parecidas. A IBM, por exemplo, seleciona estudantes negros para a metade das vagas de seu programa de jovem aprendiz desde 2016.

Essas iniciativas podem contribuir para a mudança de um cenário em que os negros e pardos, apesar de serem a maioria da população brasileira, ocupam pouco mais de 10% dos cargos de chefia.

Atualizado às 19h48 de segunda-feira (28) para que o título reflita melhor o programa a partir da resposta enviada pelo Google. O Next Step tem foco em estudantes negros, mas não é exclusivo a este grupo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados