Início » Mobile » Android Q terá suporte nativo a reconhecimento facial 3D

Android Q terá suporte nativo a reconhecimento facial 3D

Código deixa o software quase que pronto para que sensores de profundidade façam a leitura 3D do rosto do usuário, como no Face ID

Por
28/01/2019 às 20h17

A partir da próxima versão do Android, que até então é chamada apenas de Android Q, o sistema operacional móvel do Google trará suporte nativo para reconhecimento facial com scanner 3D da face do usuário. O recurso é mais semelhante ao Face ID, que existe no iPhone desde o iPhone X.

oneplus notch

 

Se um fabricante quiser inserir algum reconhecimento facial, precisa utiliza tecnologia própria para deixar o recurso seguro – ainda assim não é, com alguns modelos reconhecendo o usuário com uma simples foto impressa. Tudo deve mudar com o Android Q, que deve ser anunciado no Google I/O deste ano, que acontece entre 7 e 9 de maio em Mountain View, Califórnia.

De acordo com a imprensa americana, códigos descobertos em uma versão anterior ao primeiro beta do Android Q, dão pistas de suporte para hardware específico para esta função. Não somente para desbloquear o smartphone, mas o reconhecimento facial aprimorado poderá ser utilizado para autorizar compras e entrar em alguns apps – exatamente como acontece no nos smartphones com leitor de impressões digitais.

Se a leitura de rosto tridimensional realmente aparecer na versão final do sistema operacional, certamente que fabricantes utilizarão a tecnologia já presente para apenas ativar o funcionamento de sensores de profundidade e de reconhecimento do usuário – o que baixa o custo de implementação, já que o lado do software já está pronto.

Com informações: 9to5Google.

Mais sobre: ,