Quem fundou o Facebook?

Ao contrário do que muitos pensam, Mark Zuckerberg não fundou o Facebook sozinho e tem até um brasileiro no meio

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
The New York Times / Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Sean Parker no escritório do Facebook, em 2005 / quem fundou o facebook

Quando pensamos em quem fundou o Facebook, a primeira pessoa que vem à mente é Mark Zuckerberg. Mas isso é só parte da resposta… A rede social nasceu em uma universidade e contou até com um brasileiro nos primórdios do seu desenvolvimento, que teve que brigar na justiça para ser reconhecido como cofundador da plataforma.

Quem fundou o Facebook?

O Facebook surgiu em 2004, como uma evolução de um site anterior de Mark Zuckerberg, então estudante de computação em Harvard, chamado “Facemash”.

O site consistia em relacionar fotos das estudantes do campus, com opções para os visitantes darem notas e dizer quem era a mais sexy. Por essa “brincadeira” de “hot or not”, Zuckerberg quase foi expulso do campus e processado.

A ideia persistiu, e Zuckerberg convidou um amigo do curso de Economia, um brasileiro chamado Eduardo Saverin, para tocar uma versão mais comportada do Facemash.

O nome inicial, Thefacebook, foi inspirado nos anuários dos colégios e faculdades, que trazem fotos e nomes dos alunos. Saverin injetou US$ 1 mil como capital inicial.

Enganando a reitoria

Para utilizar os servidores da universidade, Zuck enganou os reitores, dizendo que criaria uma rede social para Harvard, quando na verdade estabeleceu um negócio similar. Ele foi posteriormente processado mas, antes disso, a primeira versão do Thefacebook entrou no ar em 04 de fevereiro de 2004, para graduandos locais.

Facebook / primeira versão / quem fundou o facebook
Primeira versão do “Thefacebook”, que entrou no ar em 2004

Com um mês de operação, metade dos estudantes de Harvard já possuíam perfis no Thefacebook, e foi quando Zuckerberg e Saverin chamaram outros graduandos para ajudar a tocar o experimento, já na intenção de fazer dele uma empresa: o programador Dustin Moskovitz, o relações públicas Chris Highes e Andrew McCollum, que também entrou como investidor. Todos receberam status de fundadores.

Ainda em 2004, enquanto o Thefacebook se expandia para outras universidades, Sean Parker, cofundador do Napster, se tornou o presidente da empresa. Ele mudou a sede para Palo Alto, na Califórnia, e todos se mudaram para lá, menos Saverin, que preferiu continuar seus estudos e administrar a rede à distância.

Pouco tempo depois, uma série de desentendimentos entre Saverin e Zuckerberg levaram ao desligamento do brasileiro do Facebook, e a remoção de seu status de fundador. Por um tempo, acreditava-se que Zuckerberg sozinho fundou o Facebook.

Wikimedia / Facebook Stanford HQ / quem fundou o facebook
Primeiro escritório do Facebook, no Departamento de Pesquisa da Universidade de Stanford

Em 2005, o Thefacebook removeu o “The” do nome, ficando apenas Facebook, e abriu o acesso para todos os internautas com mais de 13 anos. O resto, é história.

O que os fundadores do Facebook fazem hoje?

Mark Zuckerberg

Anthony Quintano / Mark Zuckerberg / Flickr / quem fundou o facebook

Da equipe que fundou o Facebook, só o CEO Mark Zuckerberg permanece. Em 2018, ele ocupou a 13ª posição na lista da Forbes das 100 pessoas mais poderosas do mundo. Zuck responde por todas as operações do Facebook, e foi alvo recente de diversos questionamentos perante à justiça, por conta das políticas da companhia.

Eduardo Saverin

Eduardo Saverin / quem fundou o facebook

Hoje reconhecido como co-fundador do Facebook, o brasileiro Eduardo Saverin só o conseguiu um acordo através de uma decisão na justiça. Ele fundou o Aporta, uma rede social para projetos de caridade, e investiu em startups como Qiwi e Jumio.

Em 2011, Saverin renunciou à sua cidadania americana, para supostamente fugir do pagamento de US$ 700 milhões em impostos. Hoje, o brasileiro vive em Singapura.

Andrew McColumm

Andre McCollum / quem fundou o facebook

Andrew McCollum foi dos primeiros investidores do Facebook, junto com Saverin. Ele saiu em 2007, para concluir sua graduação em Ciências da Computação em Harvard.

Hoje McCollum é CEO da Philo, uma companhia de TV pela internet.

Dustin Moskovitz

Dustin Mockovitz / quem fundou o facebook

Dustin Moskovitz atuou como vice-presidente de Engenharia do Facebook até 2008. Ele saiu para fundar e dirigir a Asana, uma plataforma de gerenciamento similar ao Slack, com outro egresso do Facebook e do Google, o engenheiro Justin Rosenstein.

Em 2011, Moskovitz se tornou o bilionário mais jovem da Forbes, tirando o título de seu ex-parceiro Mark Zuckerberg.

Chris Hughes

Chris Hugues / quem fundou o facebook

Chris Hughes foi o primeiro porta-voz do Facebook, e permaneceu na empresa até 2007, quando saiu para coordenar a campanha online de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos.

Hughes foi dono e editor-chefe da revista New Republic entre 2012 e 2016, e hoje é co-diretor da Economic Security Project, uma rede voltada a combater a pobreza.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Meta na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados