Início » Jogos » Steam deixa de vender jogo Bolsomito 2K18 após ordem judicial

Steam deixa de vender jogo Bolsomito 2K18 após ordem judicial

Valve forneceu ao Ministério Público dados sobre o responsável pela criação do jogo inspirado em Jair Bolsonaro

Felipe Ventura Por

A plataforma Steam, da Valve, deixou de vender Bolsomito 2K18 após uma ordem da Justiça brasileira. Além disso, a empresa forneceu ao MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) os dados do responsável pela criação do jogo. Nele, um personagem semelhante ao presidente Jair Bolsonaro espanca feministas, negros e gays.

A venda de Bolsomito 2K18 foi encerrada em todo o mundo no dia 8 de janeiro, de acordo com a Valve. Ele esteve disponível na loja durante a promoção de fim de ano, recebendo desconto de 56%.

A busca por “Bolsomito” no Steam não traz nenhum resultado, mas o link direto continua funcionando — ainda que sem um botão de compra. Possivelmente, quem adquiriu o jogo ainda pode acessá-lo em sua biblioteca, ou baixá-lo novamente se o tiver desinstalado.

A Valve também forneceu ao MPDFT os dados sobre o criador do jogo, que não foram divulgados publicamente. Eles foram entregues à Espec (Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial) na última segunda-feira (28).

Bolsomito 2K18 “promove desvalores”, diz Justiça

Em 19 de dezembro, o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) ordenou que Bolsomito 2K18 não fosse mais vendido nem distribuído no Brasil. O desembargador Álvaro Ciarlini escreve que o jogo “promove desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância”.

Frederico Meinberg, promotor de Justiça e coordenador da Espec, diz em comunicado que “a manifestação do pensamento na internet não abrange o discurso de ódio”.

Segundo a descrição do jogo, o objetivo é “enfrentar os mais diferentes tipos de inimigos que pretendem instaurar uma ditadura ideológica criminosa no país”. O protagonista é “um cidadão de bem que está cansado da crescente corrupção e inversão de valores que abala a sociedade”.

Para o MPDFT, “o jogo viola os direitos da personalidade do presidente da República, de mulheres, negros, LGBTs, integrantes de movimentos sociais e parlamentares e gera a existência de dano moral reflexo em relação a todos os brasileiros”.

Página de Bolsomito no Steam ainda existe, mas não tem botão de compra:

Com informações: MPDFT.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andrew Louis

Ta tristinho pq tiraram jogo bosta do seu politico favorito? AHUSHAUSHSAHUASUHASHASHUS

Bruno Osorio

BOM CENSO E O QUE FALTOU NA TUA MAE PRA SE REPRODUZIR, E PRODUZIR UM RETARDADO IGUAL VC FILHO DA PUTA

Bruno Osorio

MELHOR Q A CENSURA FILHO DA PUTA

Bruno Osorio

TU E UM MERDA

Bruno Osorio

VAI TOMA NO CU VERME, EU JOGO OQ EU QUISER

Bruno Osorio

Antes que reclame que eu fui mal educado e so falei palavrao.
A Resposta educada que vou te dar e agora.

Nao ha como manter a cordialidade e respeito em frente a bestialidade, e em frente aqueles que querem tirar e tomar a minha liberdade.
A liberdade de compra e minha, eu compro o jogo que eu quiser.
Se eu quiser fazer um jogo eu faco do jeito que eu quiser, e compra quem quiser, a vida e minha.
Se voce com seus comentarios nojentos da sua mente suja, hipocrita e doentia, prega o que eu devo ou nao fazer com o meu dinheiro, que trabalhei suado pra conquistar, entao voce nao merece respeito algum.
Queres tirar a liberdade alheia e ainda quer respeito e educacao.

SO PODES TER MERDA NA CABECA FILHO DA PUTA.
EU SOU LIVRE PRA FAZER O QUE EU QUISER COM A PORRA DO MEU DINHEIRO, E PAU NO SEU CU VERME FILHO DA PUTA

Bruno Osorio

GORDO DE MERDA NUNCA JOGOU GTA

"Ok, vamos por partes já que você não me parece uma pessoa muito inteligente."
Falou o mais burro gado estadista de merda, que nunca jogou GTA senao nao teria dito tanta merda.

1. GTA direciona o jogadora matar outras pessoas?
R: NÃo. Inclusive é possível passar por boa parte das missões sem matar exatamente ninguém nos últimos 3 títulos da franquia.

TU NUNCA JOGOU GTA, DESDE O 1 GTA TU TEM QUASE TODAS MISSOES QUE MATAR ALGUEM, TU NUNCA JOGOU SAN ANDREAS SEU MERDA RETARDADO BURRO?

2. GTA direciona o jogador a matar minorias?
R: Não. A descrição de GTA não o convida a fusilar feministas, gueis, negros ou qualquer outra minoria.

DEIXA EU VER SE EU ENTENDI, VOCE PODE MATAR IDOSO, NEGRO EM TODO GTA, INCLUSIVE NO GTA SAN ANDREAS TEM MISSOES DISSO.
MAS SUPONDO Q VC ESTIVESSE CERTO, MATAR UM BRANCO, UM VELHO OU QUALQUER OUTRO E DIFERENTE QUE MATAR GAY OU FEMINISTA SEU RETARDADO? AS PESSOAS SAO MELHORES QUE AS OTURAS OU SAO TODAS IGUAIS, OLHA O NIVEL DA LOGICA DA TUA CABECA DISTORCIDA SEU ALIENADO DOENTE MENTAL.

3. GTA peca pela violência em ecesso?
R: Sim. E isso é outro problema a ser debatido, talvez em algum outro momento da indústria. Por agora jogos são de fato orientados a violência.
VAI TOMAR NO CU, TODO MUNDO E LIVRE PRA FAZER O JOGO QUE QUISER, E COMPRAR O JOGO QUE QUISER, SE NAO GOSTA NAO COMPRA E NAO JOGA SEU RETARDADO DE MERDA.
QUEM E TU PRA DEFINIR O QUE O TODO MUNDO PODE OU NAO JOGAR, VOCE NAO E NINGUEM SEU VERME GORDO.

A grande diferença entre GTA, Mortal Kombat, Batlefield e Bolsomito 2K18 está nas ideias que o jogo tenta passar ao jogador.

TU NUNCA JOGOU BF4 NE RETARDADO? NO JOGO GRANDE PARTE DA CAMPANHA E MATAR CHINES COMUNISTA E RUSSO TBM, TU E O VERME QUE QUER FALAR DE JOGO E CENSURA E TU NUNCA JOGOU MERDA NENHUMA SEU MERDA.
NO MORTAL KOMBAT PASSA IDEIA DE TORNEIO ATE A MORTE, ARRANCANDO CORACAO DE MULHER, SEU RETARDADO MENTAL.

TO VENDO QUE TU NUNCA JOGOU POLICIAL, A MAIORIA DAS PESSOAS TRETA COM A POLICIA TODO TEMPO, PRINCIPALMENTE QUANDO QUER ZOAR E NAO FAZER MISSOES, INCLUSIVE NESSAS MISSOES TEM QUE MATAR POLICIAL, A ULTIMA MISSAO DO GTA SAN ANDREAS E MATAR POLICIAL, NOVAMENTE TU QUER PAGAR DE INTELIGENTE MAS SO TA FALANDO MERDA SOBRE ALGO QUE NAO JOGOU SEU FILHO DA PUTA.
SABE PORQUE VOCE E BURRO? PORQUE TU ACHA QUE E INTELIGENTE A PONTO DE ACHAR QUE DEVE DEFINIR O QUE E CERTO E ERRADO PRAS OUTRAS PESSOAS, E ACHA QUE E INTELIGENTE MAS SO FALA BOSTA SOBRE ALGO QUE NEM SEQUER JOGA, DUVIDA? PASSA A STEAM AI QUERO VER QUANTOS JOGOS TENS NA CONTA E QUANTAS HORAS JOGADAS, NOVAMENTE VC E UMA FALSO GAMER MIMIMI DE MERDA.
ACHA QUE E INTELIGENTE MAS E BURRO PRA CARALHO.

da mesma forma que ninguém que jogue Mortal Kombat sai por aí batendo em ninjas coloridos e muito menos quem joga Batlefield sai por aí atirando com snipers em pessoas. E sabe por qual motivo?
Por que nesses jogos essas pessoas são retratadas como iguais.
E POR ACASO QUEM JOGA O JOGO TA MATANDO ALGUEM, PELO Q EU SAIBA AS PESSOAS Q SAO A FAVOR DESSE TIPO DE CENSURA SAO AS QUE ESFAQUEAM AS QUE DESCORDAM DELAS...
NOS JOGOS SAO RETRATADAS COMO IGUAIS, EXATAMENTE, QUEM TA FAZENDO A DIFERENCIACAO E VC DOENTE FILHO DA PUTA

Em GTA, você até pode atirar em alguém. Mas a chance de você morrer baleado pela polícia ou mesmo pelo revide do seu alvo é bem grande.
NOVAMENTE TU FALA COMO ALGUEM Q NUNCA PASSOU HORAS JOGANDO GTA, Q NUNCA USOU VIDA INFINITA PRA FICAR TRETANDO A TARDE TODA COM A POLICIA NO VICE CITY OU NO SA, SEU NUTELA DE MERDA.
"A CHANCE DE VC MORRER BALEADO PELA POLICIA" ALEM DE NOOB NUNCA JOGOU PRA SABER Q TODA POLICIA E RUIM NOS GTA'S
DOENTE...

Em Mortal Kombat o inimigo tem as mesmas chances que você de te finalizar com um fatality.
E NO JOGO DO BOLSONARO TBM SE A DIFERENCA EQ O JOGO E OFFLINE, SE VC JOGAR MK OFLINE TBM E A MESMA COISA, N DEPENDE DO INIMIGO E SIM DE VC, NO BOLSOMITO SE VC FICAR PARADO OU FOR MUITO RUIM TBM VAI MORRER PROS NPC, MEU DEUS COMO VOCE E BURRO MOLEQUE

Em Battlefield todas as pessoas dispõe de armas. Absolutamente todas.
É a diferença entre um jogo de iguais e um jogo onde um simplesmente busca suprimir o outro.
TU NUNCA JOGOU BATTLEFIELD ONLINE INT RETARDADO.
E UM TIRANDO O OUTRO FAZENDO BULLYING E QUERENDO HUMILHAR QUEM E PIOR, PRINCIPALMENTE NO 4 COM OS CARAS QUE USAM MANCHE E JOYSTICK NOS JATOS DE ATAQUE E STEALTH, MAS TU SO FALA MERDA SEM JOGAR, DEVE TER MENOS DE 200 NOS BF E TA AI FALANDO MERDA...
TODO JOGO ONLINE, PRINCIPALMENTE CSGO MEU FAVORITO ATUALMENTE, E TOTALMENTE OPRESSAO, NAO AGUENTA NAO JOGA FILHO DA PUTA MIMADO

Ah, sim. Jogue Spec Ops, vai te abrir um pouco a mente.
OLHA A SUA HIPOCRISIA NOJENTA
VOCE FALOU LA ENCIMA QUE JOGOS NAO PODEM INFLUENCIAR A MENTE DOS JOGADORES, E AGORA RECOMENDA UM JOGO PRA INFLUENCIAR OS OUTROS

kKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TU E MUITO DOENTE E NOJENTO, SERIO VC E ASQUEROSO, PESSOAS COMO VC SAO VERMES, VC NUNCA FARA IDEIA DO QUAO INUTIL E SUA EXISTENCIA, VC NUNCA VERA O QUAO MERDA VOCE E SEU FILHO DA PUTA

Bruno Osorio

CAMBADA DE FILHO DA PUTA DE MERDA, E A PORRA DE UM JOGO QUEM QUER JOGAR JOGA QUEM NAO QUER NAO JOGA, A VIDA E MINHA CAMBADA DE FILHO DA PUTA, QUE SAO VOCES BANDO DE MERDA PRA DIZER O QUE EU DEVO OU NAO JOGAR, BANDO DE VERMES GADOS DO ESTADO, SE EU PEGO VOCES NA RUA ENCHO A CARA DE VOCES DE TANTO SOCO PRA NUNCA MAIS FALEREM MERDA, PORQUE VOCES NAO SAO GENTE SAO FILHOS DA PUTA, E ANTES QUE DIGAM MERDA EU NEM SOU PROL BOLSONARO, EU SOU PRO LIBERDADE INDIVIDUAL, SEUS VERMES DE MERDA.

Breno Ribeiro

Prazer, South Park.

Não seja idiota, vote nulo!

Na verdade o jogo pregava o ideal do presidente, por isso foi banido. Se fosse um ideal respeitável, ninguém estaria nem ligando.

Não seja idiota, vote nulo!

Tem que banir mesmo.

Uma coisa é o jogo ser violento, outra coisa é o jogo ofender os outros baseado em etinia, sexualidade, nacionalidade ou filosofia de vida.

Felipe Valente

Tudo tem limite... Mesmo sendo só um jogo, faltou bom senso da Steam ao adicioná-lo no catálogo. Cada um tem a liberdade de apoiar ou não as ideias do Bolsonaro. Só não podemos criar mais motivos de discórdias entre os dois grupos.

Nathan Finazzi

Não permitem. Tiraram "The key to home" do catalogo.

Marcos

Dou moral a genocidas e seus apoiadores porque joguei um jogo... Ok

Marcoscs

não vai te tornar um Hitler, só vai te tornar um idiota que dá moral a genocidas e seus apoiadores.
Olha, não tem como debater com você, é inútil, pura perda de tempo, então encerrei por aqui.

Exibir mais comentários