Gmail para Android e iPhone ganha interface mais branca e recurso do Inbox

Gmail para iOS e Android adota nova identidade visual do Google; será possível visualizar fotos diretamente na caixa de entrada

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Gmail está passando por um redesign no iPhone e Android para se adaptar à nova identidade visual do Google. Será possível visualizar fotos direto na caixa de entrada, sem abrir o e-mail; e ficará mais fácil alternar entre contas pessoais e de trabalho. Infelizmente, a interface ficou bem mais branca — e não há modo escuro.

No novo aplicativo do Gmail para celular, é possível visualizar anexos sem abrir o e-mail. Por exemplo, você verá se uma mensagem inclui fotos, arquivos PDF ou links para o Google Docs ou Planilhas. Isso já existia no Inbox, serviço experimental que o Google vai encerrar em março.

O botão de lupa foi substituído por uma barra de busca. No canto superior direito da tela, há um botão para alternar entre diferentes contas de e-mail — pessoal e de trabalho, por exemplo.

E se você receber uma mensagem de phishing, o Gmail exibirá um alerta bem grande em vermelho. É uma boa medida de segurança para evitar que o usuário caia em golpes.

Gmail tem interface branca sem dark mode

Gmail antigo vs. novo no Android

Por fim, chegamos à interface mais branca. Esta nova identidade visual é uma variação do Material Design, e foi adotada recentemente pelo Google Docs, Planilhas e Apresentações na web.

O Google alega que “um uso mais minimalista da cor ajuda você a se concentrar no conteúdo e no que é importante”. Mas a interface ficou extremamente branca; antes, pelo menos a barra superior adotava o vermelho do Gmail.

Só recentemente, o Google “descobriu” que apps com modo noturno economizam bateria em telas AMOLED. No entanto, a empresa oferece dark mode em poucos aplicativos, tal como o YouTube. Pior: as diretrizes do Material Design recomendam que o plano de fundo seja branco.

O novo design do Gmail para Android e iOS estará disponível “nas próximas semanas” para todos os usuários. Outros aplicativos do G Suite também vão receber esta identidade visual no futuro.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados