Banco do Brasil permite pagar IPVA via WhatsApp

Serviço engloba outras operações que funcionam via WhatsApp desde setembro do ano passado

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Banco do Brasil (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Banco do Brasil inicia o pagamento do IPVA, multas e demais taxas relacionadas ao Detran, utilizando uma conversa dentro do aplicativo do WhatsApp. O recurso está disponível em três estados do país e também no Distrito Federal, mas com limite de R$ 300 por transação feita pela plataforma de mensagens do Facebook.

Este tipo de atendimento do banco é feito com uso de um chatbot, que o cliente informa o número do Renavam, a placa de veículo e o CPF do proprietário. Para que funcione, o sistema exige que o usuário faça um cadastro prévio no site do banco, além de adicionar o número (61) 4004-0001 na agenda de contatos do aparelho.

O Banco do Brasil já utiliza o WhatsApp como forma de atendimento aos clientes desde setembro do ano passado e funciona com 16 transações diferentes, incluindo até mesmo recarga de celular, saldo da poupança, saques em caixas eletrônicos e consultas do cartão de crédito, como limite disponível, saldo e o valor da fatura para pagamento.

De acordo com o banco, até janeiro, foram realizadas mais de 100 mil pagamentos e consultas com o chatbot do WhatsApp.

A inclusão de serviços do Detran está presente nos estados do Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Outros estados serão incluídos nos próximos meses.

Com informações: Agência Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados