Receita Federal faz alerta sobre site que divulga leilões falsos

A página promove leilões falsos com produtos que costumam ser oferecidos pela Receita

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos
Receita Federal

As vítimas ainda precisam pagar um boleto para liberar os supostos produtos arrematados (Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado)

A Receita Federal costuma fazer leilões de vários produtos apreendidos, como celulares e notebooks. A ação permite que os lances iniciais sejam bem menores que o preço de mercado, mas atrai criminosos que buscam enganar outras pessoas.

O caso mais recente envolve um site que divulga leilões falsos. Para obter mais credibilidade, os autores da página incluíram o logotipo da Receita Federal. Por conta da situação, o órgão decidiu alertar os interessados em participarem de leilões.

No site falso, os usuários precisam cadastrar cópias do RG e do CPF, além de comprovante de endereço. Quando um lote é supostamente arrematado, a vítima ainda é levada a pagar um boleto que permitiria retirar o produto em uma unidade da Receita.

Segundo o órgão, um caso já foi identificado pela Delegacia da Receita Federal, em Jundiaí (SP). Ele foi encaminhado à Polícia Federal por meio de um ofício.

A Receita Federal lembra que sua oferta de produtos apreendidos é realizada apenas pelo Sistema de Leilões Eletrônicos, disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para participar dos leilões, é preciso ter um certificado digital.

Com informações: Agência Brasil.

Receba mais sobre Receita Federal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados