Início » Brasil » Receita Federal faz alerta sobre site que divulga leilões falsos

Receita Federal faz alerta sobre site que divulga leilões falsos

A página promove leilões falsos com produtos que costumam ser oferecidos pela Receita

Victor Hugo Silva Por

A Receita Federal costuma fazer leilões de vários produtos apreendidos, como celulares e notebooks. A ação permite que os lances iniciais sejam bem menores que o preço de mercado, mas atrai criminosos que buscam enganar outras pessoas.

O caso mais recente envolve um site que divulga leilões falsos. Para obter mais credibilidade, os autores da página incluíram o logotipo da Receita Federal. Por conta da situação, o órgão decidiu alertar os interessados em participarem de leilões.

Receita Federal

As vítimas ainda precisam pagar um boleto para liberar os supostos produtos arrematados (Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado)

No site falso, os usuários precisam cadastrar cópias do RG e do CPF, além de comprovante de endereço. Quando um lote é supostamente arrematado, a vítima ainda é levada a pagar um boleto que permitiria retirar o produto em uma unidade da Receita.

Segundo o órgão, um caso já foi identificado pela Delegacia da Receita Federal, em Jundiaí (SP). Ele foi encaminhado à Polícia Federal por meio de um ofício.

A Receita Federal lembra que sua oferta de produtos apreendidos é realizada apenas pelo Sistema de Leilões Eletrônicos, disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para participar dos leilões, é preciso ter um certificado digital.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Pago meus impostos (pessoa física) em dia e não aplico golpe nos outros, então tenho todo o direito de ironizar os alertas do órgão cuja única função é saquear o contribuinte com taxas.

Geraldo Lopes

Cada um tem o seu bandido de estimação preferido… enquanto uns chupam a rola do Lula, outros chupam a rola do Jair, do Flávio, do Eduardo, do Carlos, do Geraldo e do Renan. Só não chupam a Michelle porquê essa não tem rola.

DanielBastos

Monopólio

RABUGENTO SFQNS

Só estou vendo comentaristas honestíssimos por aqui...

Lairton Gomes

É difícil encontrar um partido no Brasil onde todos são honestos. Por mim prenderia todo mundo corrupto até sobrar só os honestos

Lairton Gomes

Eles querem abrir uma CPI para investigar o Flávio Bolsonaro pelo caso do COAF. Só não lembraram que ele era o 7º da lista, enquanto que o primeiro era um deputado do próprio PT.

Geraldo Lopes

Se colocar o logo do PSL eu compro na hora... honestidade 100% garantida!

johndoe1981

Um ladrão alertando sobre outros, pense numa ironia.

Lairton Gomes

É tipo uma empresa usar o logo do PT para parecer mais honesta