Como alterar o país da Google Play Store

É o país no Google Play que determina o conteúdo que você vê na loja. E é por isso que muita gente quer mudá-lo

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 11 meses

O recurso de alteração de país no Google Play serve para caso precise de mudar de endereço, ter acesso aos aplicativos, livros, jogos, músicas e filmes da nova região.

É o país selecionado por você no Google Play que determina o conteúdo que você vê na loja. E é por isso que muita gente (talvez você) quer mudá-lo para baixar games e apps que não estão disponíveis no Brasil. Para isso, você vai precisar de uma boa VPN.

É terrível ver:

Este item não está disponível em seu país no Google Play…

Contudo, vale notar que algumas observações devem ser feitas, antes de você se animar. Só é possível alterar seu país do Google Play uma vez por ano. Então, se você é um nômade e tem o hábito de mudar o país com frequência, não poderá fazer isso de novo por doze meses. Quando você muda o país, não pode usar o saldo do Google Play que está no país antigo. Então, antes disso, gaste sem dó todos os créditos (ou guarde).

Se você não estiver em outro país, pode não funcionar (teste algumas VPNs). A mudança é baseada no endereço IP e o Google sequer mostra a opção se você não estiver longe de casa. Se fizer parte de uma Biblioteca da Família também não irá vê-la.

Como alterar o país da Google Play Store

Para configurar um país, você precisa estar lá e ter uma forma de pagamento local.

  1. No seu celular, abra a Google Play Store;
  2. Toque em “Menu”, depois em “Conta”;
  3. Encontre a opção “País e perfis”;
  4. Se você estiver em outro país, deve aparecer essa opção;
  5. Toque no botão e siga as instruções na tela para adicionar pagamento local;
  6. A primeira forma de pagamento precisa ser do país em que você está adicionando.

Depois de atualizar o perfil, será possível adicionar método de pagamento de outros países (como manter um cartão do Brasil). Um novo perfil do Google Payments é criado e vinculado ao país. A Google Play Store mudará automaticamente, mas pode demorar até 24 horas para a mudança ser efetivada com os preços na nova moeda local.

Alterar Pais Google Play

Saldo da Google Play Store (país anterior)

O saldo da Google Play Store estará sempre vinculado ao país que você selecionou no aplicativo. Se você tiver saldo no Brasil e mudar o país, não poderá usar esse saldo (vouchers, promoções e etc) no novo país. Seu saldo ainda estará vinculado ao antigo. A boa notícia é que se você voltar para o país antigo (o Brasil), poderá usá-lo novamente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Play na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados